Ciências Econômicas

Graduação

Em Botafogo

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Botafogo

  • Horário de aulas

    3585h

O sucesso do Economista Profissional está na sua sólida formação teórica (Fundamentos da Economia I e II, Teoria Econômica I a VIII), e na sua capacidade de aplicar tais conhecimentos científicos na solução dos problemas que cotidianamente tem que enfrentar. Para aplicar os conhecimentos de Teoria Econômica é preciso primeiro entendê-los. A compreensão e a formalização de qualquer teoria requer um

Instalações

Localização

Início

Botafogo (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rua Farani, 42 - Botafogo, 22231-020

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Modalidade: Bacharelado
Habilitação: Graduação em Ciências Econômicas
Turno: Manhã/Tarde - Atividades de segunda-feira a sexta-feira das 7:30h. às 12:50h, sendo que nos três primeiros períodos há dias que as atividades terminam às 15:00 h.


Procura o ICEG, com esta terceira revisão curricular do curso de economia, não só integrá-lo aos cursos de administração e contabilidade, mas, também, ajustá-lo às exigências atuais do mercado, numa visão prospectiva do futuro próximo. Assim, a concepção filosófica do currículo é mantida e estendida às áreas de gestão ora absorvidas.

Ao percorrer nosso currículo pleno, ficam claras a ênfase quantitativa e a sólida formação em teoria econômica de nosso curso. Contudo, como economia é uma ciência social, exige daqueles que a ela desejam se dedicar, certa familiaridade com as demais ciências sociais, e daí o ensino de Introdução às Ciências Sociais, Antropologia e Ciências Políticas.

O sucesso do Economista Profissional está na sua sólida formação teórica (Fundamentos da Economia I e II, Teoria Econômica I a VIII), e na sua capacidade de aplicar tais conhecimentos científicos na solução dos problemas que cotidianamente tem que enfrentar. Para aplicar os conhecimentos de Teoria Econômica é preciso primeiro entendê-los. A compreensão e a formalização de qualquer teoria requer um domínio mínimo de linguagem. No caso da Economia, além do domínio de nosso idioma, necessitamos da linguagem matemática (três disciplinas mais métodos quantitativos em economia). O domínio de um instrumental matemático mínimo permite, aos que estudam economia, maior precisão na formalização e na análise do comportamento econômico. Este ganho não é em detrimento dos aspectos humanos e sociais desta ciência.

As oito disciplinas de Teoria Econômica visam a reparar uma deturpação da divisão pedagógica da teoria econômica em microeconomia e macroeconomia. Assim, a eliminação da referência à macroeconomia, mantida entre parênteses para satisfazer a nomenclatura do currículo mínimo, resulta de uma visão atualizada da ciência econômica. Deste modo, introduzimos, pioneiramente no Brasil, um esforço pedagógico no sentido de integrar os conhecimentos científicos catalogados sob o título de microeconomia aos conhecimentos teóricos e empíricos acumulados sob o nome de macroeconomia. Com esta opção, mantemos nosso currículo atualizado diante das evoluções e tendências mais recentes da Ciência Econômica.

A aplicação da teoria econômica tem também seu aspecto empírico-quantitativo. Isto nos conduz às disciplinas de Estatística e Econometria. Sem uma formação sólida nestas áreas quantitativas, o economista tem muito pouco a contribuir para a melhor compreensão do comportamento humano. Para complementar esta formação, foram introduzidas duas disciplinas de Seminários em Teoria Econômica Aplicada. Nestes seminários, estudantes e professores do ICEG poderão se beneficiar da experiência de trabalhos empíricos desenvolvidos na USU e em qualquer outra organização de pesquisa do país e do exterior.

A lista das disciplinas opcionais passou a incorporar assuntos que já têm um tratamento teórico sólido e vasta bibliografia de aplicações empíricas, permitindo que o economista formado pelo ICEG seja capaz, também, dada sua escolha, de compreender e analisar problemas ambientais, ou a importância e o papel das instituições na organização social.

O currículo pleno do curso de graduação em ciências econômicas é desenvolvido ao longo de 3.585 horas de atividades assim distribuídas:


RELAÇÃO COMPLETA DAS DISCIPLINAS E ATIVIDADES ATIVIDADES HORAS CRÉDITOS
Aulas 3045 203
Eletivas ou opcionais 240 16
Estágio supervisionado 300 2
Monografia de curso 240 8
TOTAL 3585 213

Ciências Econômicas

Preço para verificar