Ciências Contábeis

Graduação

Em Palmas

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Palmas

  • Duração

    8 Semestres

Tem-se presente que a Profissão Contábil, cada vez mais, tem um papel de extrema importância na gestão empresarial, principalmente nas funções de planejamento, organização, direção e controle para a condução de uma administração estratégica voltada ao desenvolvimento eficiente e eficaz das organizações existentes. Dirigido a: A Faculdade Católica do Tocantins objetiva formar um profissional capaz de organizar e dirigir o conjunto de atividades relativo à Contabilidade de quaisquer tipos de entidades, ou seja, privadas, governamentais ou não governamentais. Para tanto, o perfil profissional almejado contempla conhecimentos multidisciplinares e vivência das rotinas do mercado local, regional, nacional e internacional.

Instalações

Localização

Início

Palmas (Tocantins)
Ver mapa
Avenida Teotônio Segurado Lt 01 - Bairro Centro (Qd 1402 Sul) - Cep: 77061-002 Palmas / To, 77061-002

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Ficha do Curso

· Curso: Ciências Contábéis
· Duração do curso: 8 semestres
· Modalidade: Presencial
· Titulação: Bacharelado
· Turno: Noturno
· Carga Horária: 3.000
· Aulas: de Segunda-feira a Sexta-feira (das 19h às 22h 40min) e Sábado (das 8h às 11h30min)



Tem-se presente que a Profissão Contábil, cada vez mais, tem um papel de extrema importância na gestão empresarial, principalmente nas funções de planejamento, organização, direção e controle para a condução de uma administração estratégica voltada ao desenvolvimento eficiente e eficaz das organizações existentes.


Missão

O Curso de Ciências Contábeis da Católica apresenta uma proposta curricular direcionada para o aprendizado do processo de gerenciamento das entidades, por meio da escrituração, análise, interpretação, auditoria e perícia, incluindo a formação teórica, científica e prática na área contábil.


Concepção

A proposição de criação do curso de Ciências Contábeis ocorreu a partir de um diagnóstico que passou por um processo de levantamento e análise de dados e informações, em que foram identificados importantes referenciais para a sua implementação, quais sejam:

· A necessidade de um curso atual, moderno e de referência nesta mesma região;

· O perfil do novo profissional a ser formado; e,
Apesar de existirem cursos de Ciências Contábeis em outras Instituições de Ensino Superior da cidade de Palmas, a proposta curricular da Católica procura diferenciar-se das demais, pois pretende ser uma Faculdade que:

· Constitua-se em um centro de reflexão, estudo, debate, pesquisa e análise da realidade, com espírito crítico e criativo, empenhando-se de modo especial no cultivo dos valores humanos e na ética cristã;

· Tenha como objetivos, o desenvolvimento e a manutenção da educação, do ensino e da pesquisa, a promoção da cultura nos planos intelectual, artístico, físico, moral e espiritual;

· Revista-se de instrumento de realização da vocação integral do homem.

Assim, a intenção da Católica será a de formar profissionais de Ciências Contábeis competentes, habilitados ao eficiente desempenho de suas funções, com sentido de responsabilidade e solidariedade, com uma visão geral da área de conhecimento abrangida pela profissão de Contador, mas possibilitando, adicionalmente, o desenvolvimento e o domínio, por parte do aluno, de algum campo específico de interesse.



Objetivos do Curso

O Curso tem como objetivo a formação de bacharéis em Ciências Contábeis, com as competências e as habilidades indispensáveis ao exercício profissional pleno, assegurado pela legislação e exigidos pelo mercado de trabalho, em todos os setores do campo de atuação do contador. Objetiva também a formação de profissionais com elevado senso ético, cioso de suas responsabilidades sociais, preservando a formação humanista e cristã.

No intento de prover melhor educação contábil aos estudantes, o Projeto do Curso e seu currículo, está dimensionado para ensinar os estudantes a aprender por si, isto é, desenvolver no estudante motivação e capacidade para continuar a aprender fora do ambiente universitário. Os estudantes devem ser participantes ativos no processo de aprendizado, para ser capazes de identificar e resolver problemas não estruturados, aprender fazendo, trabalhar em equipes e usar a tecnologia de maneira criativa.



Perfil do Profissional a ser Formado

A Faculdade Católica do Tocantins objetiva formar um profissional capaz de organizar e dirigir o conjunto de atividades relativo à Contabilidade de quaisquer tipos de entidades, ou seja, privadas, governamentais ou não governamentais. Para tanto, o perfil profissional almejado contempla conhecimentos multidisciplinares e vivência das rotinas do mercado local, regional, nacional e internacional.

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais, Resolução 10/2004 o egresso deve ser capaz de planejar, coordenar, controlar, registrar e avaliar as funções contábeis, orientando suas ações segundo as exigências legais e éticas. Deve estar familiarizado com as modernas práticas contábeis relacionadas com o mercado de trabalho, atuando na função de instrumentalizador de informações gerenciais para o processo de tomada de decisões dos usuários. Para tanto possuirá o domínio de informática aplicada à a área contábil, de forma a auxiliar os usuários das informações contábeis nas tomadas de decisões frente aos desafios do mercado, dos avanços tecnológicos e da globalização da economia.

Sua função específica, numa entidade privada ou pública, será fornecer informações de natureza econômica, financeira, patrimonial e física, e participar do processo de gestão das empresas, avaliando e comparando os resultados reais com os planejados, de forma a possibilitar a correção de erros, distorções ou desvios, por meio do estudo, registro, análise e controle do patrimônio e suas variações, e do acompanhamento das execuções operacionais.

Para atender a esses requisitos básicos, o Curso de Ciências Contábeis apresenta uma estrutura curricular que objetiva garantir um atualizado e eficiente embasamento teórico, científico e prático, aliado à utilização de tecnologias avançadas e ao desenvolvimento de metodologias inovadoras para dotar o profissional de uma visão sistêmica empresarial e de conhecimento sobre os principais enfoques necessários para uma atuação eficiente e eficaz das organizações.

O egresso poderá atuar como profissional liberal nas áreas de consultoria gerencial e tributária, execução contábil, auditoria e planejamento financeiro, para organizações privadas ou públicas. Poderá exercer cargos afetos a área de contabilidade em organizações públicas, tais como, contador público, fiscal de rendas estadual ou federal, auditor fiscal federal. Também, poderá lecionar em instituições que requeiram o domínio e experiência na área.

Deve possuir qualidades necessárias para saber lidar com pessoas, ter poder de síntese, habilidade gerencial, senso de observação, visão filosófica e estratégica da organização, superando os desafios e adquirindo competências para o exercício profissional, aplicando os conhecimentos específicos. Para atingir esse objetivo a Instituição classificou as habilidades em: comunicação; intelectual e no relacionamento com as pessoas.

As competências que deverão caracterizar os egressos do curso de Ciências Contábeis são:

Ser capaz de interpretar e de aplicar o conhecimento contábil integrado à uma visão holística e interdisciplinar, buscando cooperar no atendimento às aspirações sociais;
Ser capaz de raciocinar de forma lógica e crítico-analítica na solução de conflitos de interesses, e oferecer soluções aos problemas demandados pelas esferas públicas e/ou privadas;
Ser capaz de elaborar relatórios que contenham informações úteis ao processo de tomada de decisão no âmbito interno à empresa, de forma a contribuir para seu eficiente e eficaz desempenho econômico;
Possuir uma visão global do conhecimento, numa abordagem interdisciplinar da atividade contábil;
Exercer com ética e observar a legislação específica;
Ter domínio de conhecimentos técnicos e conceituais específicos;
Ser capaz de dominar a tecnologia da informação aplicada à Contabilidade;
Dominar a linguagem contábil, considerando os múltiplos significados das informações;
Aplicar os métodos quantitativos ou estatísticos.



Ciências Contábeis

Preço para verificar