Ciências Biológicas-Licenciatura

Graduação

Em Volta Redonda e Barra do Piraí

R$ 2.718

Descrição

  • Duração

    3 Anos

O licenciado em Biologia pode atuar como professor na área de Ciências Biológicas em escolas de Ensino Fundamental e Médio. Poderá participar de trabalhos na área biológica em laboratórios de análises clínicas, jardins botânicos, zoológicos e Instituições de pesquisas das áreas ambientais e de saúde pública. Outras possibilidades de atuação são nas áreas de consultoria, projetos e em ONGs diversas

Instalações

Localização

Início

Barra do Piraí (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rodovia Benjamin Ielpo, Km 11 - (Estrada Barra Do Piraí - Valença) Barra Do Piraí- Rj Cep: 27101-090, 27101-090

Início

Consultar
Volta Redonda (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rua Deputado Geraldo Di Biase, 81 Aterrado - Volta Redonda - Rj Cep: 27213-080, 27213-080

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O curso de licenciatura em Ciências Biológicas faz parte do Instituto Superior de Educação, sendo realizado em 3 anos. O curso obteve conceito 3 no Exame Nacional do Desempenho do Estudante (ENADE). É reconhecido pelo Decreto 81.282/78, o curso é coordenado pela professora Priscila Filgueiras Duarte, mestre em Biotecnologia Industrial pela USP-Escola de Engenharia de Lorena.

O que é?

O Curso de Ciências Biológicas proporciona o estudo das funções e atividades biológicas dos organismos vivos e microrganismos, considerando as causas e manifestações de distúrbios que possam gerar danos à saúde. Investiga a natureza e a adaptação do homem ao meio ambiente, associando os conhecimentos biológicos aos sociais, econômicos e culturais. Propicia o entendimento do processo histórico da construção do conhecimento na área biológica, no que diz respeito a conceitos, princípios e teorias, bem como à compreensão do significado das Ciências Biológicas para a sociedade e da responsabilidade do educador nos vários contextos de sua atuação profissional nesta área específica do conhecimento.

Como o curso se organiza?

Os conteúdos básicos das diferentes áreas das Ciências Biológicas estão distribuídos ao longo do curso; nas disciplinas de Bioquímica, Biologia Celular, Genética, Evolução, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia, Botânica, Zoologia e Ecologia, além da Fisiologia Animal, da Embriologia e Histologia e da Anatomia. Há também conteúdos relativos às áreas de Ciências Exatas e das Ciências da Terra. Com as estratégias utilizadas torna-se possível desenvolver o interesse pela diversidade e níveis de organização e funcionamento dos seres vivos e para as suas relações filogenéticas e evolutivas, bem como para as suas distribuições e ações no meio em que vivem. No caso da licenciatura, há disciplinas relacionadas à formação pedagógica.

Por que estudar no UGB?

O curso de Ciências Biológicas do UGB oferece formação para a atuação nas análises clínicas, além de oferecer a ampliação de conhecimentos nas áreas de botânica e zoologia. Curso conta com um quadro de professores preocupados com a formação de seus alunos, que visam ao aperfeiçoamento das habilidades do futuro professor e, para isso promovem e participam regularmente de eventos como: Jornada de Iniciação Científica (JORNIC), Semana da Biologia e fórum do Meio Ambiente. O curso conta com docentes envolvidos em Projetos de Iniciação científica que tem como objetivo publicar trabalhos em congressos, seminários e publicações nos órgãos de divulgação da UGB. Atividades de campo também são desenvolvidas para um aprendizado dinâmico e diferenciado. O curso conta com parceria com a Escola de Engenharia de Lorena - USP, no qual desenvolve trabalhos na área de Biotecnologia Industrial.

Infra-estrutura do Curso

O curso conta com um conjunto de quatro laboratórios multidisciplinares e um anatômico. Os equipamentos disponíveis permitem a realização de aulas práticas de observação e de execução de técnicas, manutenção e realização de experimentos científicos. Os alunos têm acesso aos laboratórios para estudos individuais ou em grupo nos períodos em que não há aulas práticas. O campus é cercado por um fragmento de Mata Atlântica que possibilidade o desenvolvimento de pesquisas científicas próximas ao Centro Universitário.

O profissional de Ciências Biológicas

O licenciado em Biologia pode atuar como professor na área de Ciências Biológicas em escolas de Ensino Fundamental e Médio. Poderá participar de trabalhos na área biológica em laboratórios de análises clínicas, jardins botânicos, zoológicos e Instituições de pesquisas das áreas ambientais e de saúde pública. Outras possibilidades de atuação são nas áreas de consultoria, projetos e em ONGs diversas.

Ciências Biológicas-Licenciatura

R$ 2.718