Ciências Biológicas - Licenciatura

Graduação

Em Natal

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Natal

  • Duração

    4 Anos

Formar cidadão Biólogo comprometido com a ética, capaz de atuar no magistério do ensino básico e na docência superior, e de contribuir com as políticas públicas e pesquisas da área de saúde e meio ambiente, biotecnologia e biosegurança. Dirigido a: O graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Potiguar apresentará competências necessárias para exercer o magistério no ensino básico, fundamental e médio, e na docência superior, e será capaz de atuar em equipes multiprofissionais, formulando e elaborando estudos e projetos relacionados ao manejo, conservação, pesquisa e preservação da biodiversidade e melhoria da qualidade de vida.

Instalações

Localização

Início

Natal (Goiás)
Ver mapa
Avenida Senador Salgado Filho, 1610, Lagoa Nova - Natal, 59056-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Curso

O Curso de Ciências Biológicas da Universidade Potiguar, foi criado através do Decreto de 30/07/1992 da Presidência da República, D.O.U de 31/07/1992, e reconhecido pelo MEC, conforme Portaria nº 603/95. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento das ciências biológicas na região, no estado e no país, mediante um ensino de qualidade. Para tanto, possui um corpo docente qualificado e com ampla experiência na área. O curso funciona nos turnos matutino e noturno, tem carga horária de 3.000 h/a e duração mínima de quatro (04) anos.


Objetivo

Formar cidadão Biólogo comprometido com a ética, capaz de atuar no magistério do ensino básico e na docência superior, e de contribuir com as políticas públicas e pesquisas da área de saúde e meio ambiente, biotecnologia e biosegurança.


Perfil profissional

O graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Potiguar apresentará competências necessárias para exercer o magistério no ensino básico, fundamental e médio, e na docência superior, e será capaz de atuar em equipes multiprofissionais, formulando e elaborando estudos e projetos relacionados ao manejo, conservação, pesquisa e preservação da biodiversidade e melhoria da qualidade de vida.


Público-alvo

Todos os que conseguem vislumbrar a importância da Educação (Ensino, Pesquisa e Extensão) como principal meio capaz de transformar as pessoas, preparando-as para PRESERVAR o Meio Ambiente como ação primordial de permitir o Desenvolvimento Sustentável e a perpetuação da VIDA na Terra, sendo estes:

* Pessoas portadoras de diploma do ensino médio ou equivalente que apresentem interesse em desenvolver as competências requeridas para a licenciatura em Ciências Biológicas, especificamente àquelas que preparam o professor de Biologia para o magistério do ensino básico e a docência superior;
* Professores que atuam no magistério e que necessitam da graduação, desde que comprovem a conclusão do ensino médio;
* Pessoas portadoras de diploma de nível superior que queiram agregar conhecimentos das ciências biológicas.


Diferencial do curso

* Visitas técnicas e viagens de campo para conhecimento da biodiversidade da região;
* Estudos sobre os ecossistemas da região, como: mata atlântica, manguezal, lagoa, dunas, praias, rios entre outros;
* Metodologias integradoras dos conhecimentos científico e prático, facilitadoras da aprendizagem do aluno;
* Laboratórios equipados para o desenvolvimento de aulas práticas e de pesquisa, consolidando a integração teoria-prática;
* Desenvolvimento, aliados aos eixos de conteúdos, de projetos específicos e integrados, priorizando como objeto de estudo o fenômeno da vida em todas as suas manifestações, de forma interativa, garantindo a horizontalidade e verticalidade conceituais e contando com a participação de professores e alunos;
* O curso evidencia o desenvolvimento de posturas e de valores que cercam as relações entre os seres humanos e o meio ambiente, entre o referencial teórico pontuado, contribuindo para a formação de profissionais solidários, com sensibilidade científica e cidadãos comprometidos com a qualidade de vida.


Funcionamento e estrutura
O curso funciona na Unidade Salgado Filho (integrante do Campus Sede da UnP, em Natal), localizada na Av. Salgado Filho, 1.610 - Lagoa Nova. Sua estrutura comporta salas de aula climatizadas e os laboratórios de Anatomia Humana (anatômico); de Biologia dos Sistemas Orgânicos; de Biologia Molecular e Genética; de Microbiologia e Imunologia; de Morfofisiopatologia; de Parasitologia; de Botânica; de Geociências; de Prática Pedagógica; de Zoologia; de Informática; Química e Bioquímica; Fisiologia; Farmacologia; Herbário e Biotério. Comporta, também, sala de professores, salas de direção do curso e de coordenação de prática de ensino e de estágio, além da Central de Atendimento. São disponibilizados recursos audiovisuais, de multimídia e serviço de apoio psicopedagógico ao aluno. A biblioteca é constituída por um acervo atualizado e em permanente renovação e disponibiliza os serviços de consulta, reserva e renovação de empréstimos via Internet. O espaço físico está adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Matriz Curricular
A Matriz Curricular do Curso de Ciências Biológicas da UnP foi estruturada de acordo com as orientações preconizadas nas diretrizes curriculares nacionais para a graduação em Ciências Biológicas, primando pela formação de um profissional com visão generalista, investigativa e atualizada da realidade, dentro de uma visão continuada de sua formação profissional.
Assim, essa matriz foi construída a partir de ciclos de formação, tendo a Evolução como principal eixo integrador entre esses conhecimentos, perpassando toda estrutura curricular, e se apresentando como:

1. FORMAÇÃO GERAL: disciplinas ministradas na 1ª e 2ª séries que possibilitam ao discente efetuar uma leitura crítica da realidade, instrumentalizar-se para compreender, comunicar-se e agir cientificamente diante das questões que lhe forem apresentadas, através de conteúdos que permitem que o aluno conheça seu curso, suas atribuições e responsabilidades como profissional inserido em uma área, bem como se integrem com alunos e conhecimentos dos outros cursos dessa área, além de fornecer os conceitos e preceitos básicos das ciências biológicas, sócio-antropológicas, químicas, matemáticas e metodológicas, sempre inseridos nos princípios da bioética e biossegurança.

2. FORMAÇÃO BÁSICO-PROFISSIONALIZANTE: disciplinas inseridas a partir da 1ª e até a 6ª série que permitem a construção dos conhecimentos básicos, porém já dirigidos aos futuros profissionais das ciências biológicas e da saúde, preparando-os para atuar nas áreas da biologia celular e molecular, histologia, anatomia, embriologia, microbiologia, imunologia, parasitologia, entre outras, que dão continuidade ao processo formativo básico, integrando-os como imprescindíveis para o bom funcionamento do organismo.

3. FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE: disciplinas iniciadas na 2ª série e continuadas até a integralização da estrutura curricular na 8ª série. Através dos conteúdos da zoologia, botânica, genética, geologia, biogeografia, oceanografia, limnologia, etologia e gestão ambiental, acompanhados e retrabalhados pelas disciplinas pedagógicas, o futuro profissional é conduzido à conclusão de sua formação do graduado em ciências biológicas, apto a desenvolver suas atribuições plenas de Biólogo.


Atividades de pesquisa
Contam com bolsa do Programa de Bolsas de Iniciação Científica ? ProBIC/UnP e concentram estudos sobre a biodiversidade e biologia educacional, investigando as relações estruturais, funcionais e evolutivas dos seres vivos e, principalmente, na melhoria da qualidade de vida.


Atividades de extensão
Possibilitam ao aluno prestar serviços à comunidade, em estabelecimentos educacionais, no sentido da melhoria do ensino das ciências biológicas.


Mercado de trabalho
Dentre outras, o egresso do curso poderá atuar no mercado das seguintes formas:

* Em estabelecimentos educacionais, no magistério do ensino básico, níveis fundamental e médio;
* Em instituições de ensino superior público e privado, na docência e no apoio a atividades de pesquisa sobre a evolução dos seres vivos;
* Em organizações públicas, desenvolvendo: políticas de manejo, conservação e preservação da biodiversidade; estudos, projetos e pesquisas sobre saneamento e melhoramento do meio ambiente;
* Em entidades associativas, realizando projetos de conscientização da comunidade sobre técnicas de manejo e conservação da biodiversidade, multiplicando os conhecimentos da biologia para a melhoria da qualidade de vida das pessoas;
* Em institutos de pesquisas e empresas exploradoras dos recursos biológicos, realizando explorações na área de biologia conforme os preceitos legais das convenções internacionais;
* No terceiro setor, fomentando políticas de defesa e preservação dos recursos biológicos em função da preservação da biodiversidade.

Ciências Biológicas - Licenciatura

Preço para verificar