Graduação

Em São Luís

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    São luís

  • Duração

    3 Anos

Tornar os egressos profissionais com conhecimentos gerais em Ciências Biológicas, oferecendo-lhes uma formação básica, ampla e consistente, com adequada fundamentação teórico-prática que lhes assegure condições de aprofundar e aprimorar seus conhecimentos em áreas especificas por meio de estágios, pesquisas e pós-graduação;. Dirigido a: O biólogo deve comprometer-se com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional em critérios humanísticos e de rigor científico, sem perder de vista os referenciais éticos e legais. E sobretudo, deve ter consciência da realidade em que vai atuar e da necessidade de se tornar agente transformador dessa realidade, na busca da melhoria da qualidade de vida da população humana, assumindo a responsabilidade na preservação da biodiversidade como patrimônio da humanidade.

Instalações

Localização

Início

São Luís (Maranhão)
Ver mapa
Rua Josué Montello, Nº 1, Renascença Ii, 65.075-120

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

DURAÇÃO DO CURSO: 3 anos
TURNO: Noturno (Unidade Renascença)
TÍTULO DE GRADUAÇÃO: Licenciado em Ciências Biológicas

OBJETIVOS GERAIS

a) Tornar os egressos profissionais com conhecimentos gerais em Ciências Biológicas, oferecendo-lhes uma formação básica, ampla e consistente, com adequada fundamentação teórico-prática que lhes assegure condições de aprofundar e aprimorar seus conhecimentos em áreas especificas por meio de estágios, pesquisas e pós-graduação;

b) Compreender as novas situações e desafios que o mundo, em processo cada vez mais rápido de mutação, vem impondo à sociedade e aos indivíduos;

c) Conhecer as informações básicas que possibilitem a exploração racional dos recursos naturais, de forma a conservar o equilíbrio da natureza e o bem estar social da população;

d) Estimular o espírito de investigação, valorizando a aula como um momento produtivo de interação professor/aluno, onde o primeiro será o facilitador de um processo crítico e criativo;

e) Possibilitar a observação e identificação dos seres vivos nos seus aspectos estruturais, funcionais, ecológicos e comportamentais;

f) Formar profissionais aptos a participar de atividades multidisciplinares e interdisciplinares de interesse regional e nacional;

g) Formar profissionais capazes de participar na elevação dos padrões de qualidade da vida, especialmente da do homem;

h) Garantir a organicidade, interdisciplinaridade e multidisciplinaridade dos conteúdos dos componentes curriculares;

i) Promover a integração do ensino, da pesquisa e da extensão no processo de construção do saber e de formação profissional;

j) Ser um profissional crítico, com independência intelectual, criativo e comprometido com os interesses coletivos;

k) Estimular outras atividades complementares ao currículo, objetivando: Iniciação científica, elaboração de monografias, atividades extensionistas, realização de estágios, participação em programas especiais, atividades associativas e de representação e outras julgadas pertinentes;

l) Garantir a integração entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Formar profissionais capazes de elaborar e executar pesquisas com vistas à solução de problemas biológicos, inclusive de biologia aplicada, tendo como objeto de estudo a rica fauna e flora maranhense;

b) Capacitar profissionais para, como agente transformador e catalizador, atuarem efetivamente para a melhoria da qualidade de vida;

c) Formar profissionais com uma visão de técnicas e métodos básicos, capacitando-os, assim, para formular e organizar pesquisas biológicas;

d) Capacitar os profissionais para o estudo dos seres vivos em todos os seus aspectos;

e) Formar pessoas capazes de ampliar os conhecimentos científicos, principalmente nos aspectos regionais;

f) Possibilitar aos profissionais a associação da Ciência com a vida cotidiana, aplicando os conhecimentos biológicos para a melhoria da qualidade de vida, principalmente da do homem;

g) Compreender e aplicar os fundamentos teóricos e metodológicos da educação e o domínio dos conteúdos científicos que compõem o currículo do curso de Ciências Biológicas, de modo que possam atuar mais eficiente nas disciplinas relacionadas com a biologia nas escolas do ensino fundamental e médio;

h) Criar condições de desenvolver nos seus alunos a capacidade de observação e improvisação para solução de problemas;

i) Possibilitar aos professores uma efetiva participação em atividades pluridisciplinares de interesse geral;

j) Demonstrar a relação das Ciências com a vida cotidiana;

k) Capacitar os professores a participar em programas de saúde elaborados para a população.

PERFIL DO EGRESSO

O biólogo deve comprometer-se com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional em critérios humanísticos e de rigor científico, sem perder de vista os referenciais éticos e legais. E sobretudo, deve ter consciência da realidade em que vai atuar e da necessidade de se tornar agente transformador dessa realidade, na busca da melhoria da qualidade de vida da população humana, assumindo a responsabilidade na preservação da biodiversidade como patrimônio da humanidade.

O Licenciado em Ciências Biológicas deverá dominar, com segurança, as técnicas e o emprego dos recursos didáticos, de forma a permitir-lhe o ajustamento profissional às tendências modernas do ensino científico, dentro da realidade regional, nacional e mundial.

Deverá acumular conhecimentos básicos em Ciências Biológicas e ser capaz de criar um clima de harmonia e motivação junto aos alunos e desenvolver neles um senso de curiosidade, observação e improvisação. Espera-se, ainda, que ele seja capaz de, com uma visão abrangente e voltada para as necessidades da região, associar a Ciência à vida cotidiana, aplicando seus conhecimentos para a melhoria da qualidade da vida em geral, e da vida humana em especial.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O campo de atuação profissional do biólogo é diversificado, amplo, emergente, crescente, em transformação contínua, exigindo a um bacharel em biologia a capacidade de:

a) Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas;

b) Desenvolver ações estratégicas para diagnóstico de problemas, encaminhamento de soluções e tomada de decisões;

c) Atuar em prol da preservação da biodiversidade, considerando as necessidades de desenvolvimento inerente à espécie humana;

d) Organizar, coordenar e participar de equipes multiprofissionais;

e) Gerenciar e executar tarefas técnicas nas diferentes áreas do conhecimento biológico, no âmbito de sua formação;

f) Desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação, preparando-se para a inserção num mercado de trabalho em contínua transformação.

Com a Habilitação Licenciatura, o biólogo poderá lecionar na rede escolar do ensino fundamental e médio.

LOCAIS DE TRABALHO

a) Institutos de Pesquisa;

b) Órgãos governamentais e não governamentais;

c) Empresas públicas e privadas;

d) Indústrias;

e) Hospitais;

f) Laboratórios;

g) Museus e similares;

h) Jardins zoológicos e botânicos;

i) Parques e reservas naturais;

j) Estações bioecológicas e áreas de proteção ambiental;

l) Empresas de turismo ecológico;

m) Empresas de assessoria técnica para matéria científica e de ambiente;

n) Herbários;

o) Biotérios;

p) Criadouros e estações de cultivo;

q) Escolas de ensino fundamental e médio da rede pública e privada.

Ciências Biológicas

Preço para verificar