Ciências Biológicas

UniFil - Centro Universitário Filadélfia
Em Londrina

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais

Informação importante

Tipologia Graduação
Início Londrina
Duração 4 Anos
  • Graduação
  • Londrina
  • Duração:
    4 Anos
Descrição

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas está de acordo com as novas diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC), com uma nova proposta de organização didático-pedagógica. São quatro anos em regime seriado anual, somando um total de 3.150 horas, das quais 2520 são relativas a aulas teóricas e práticas; 400 horas a estágios; 200 horas a atividades acadêmicas complementares; 360 ho.
Dirigido a: O perfil da pessoa que terá êxito na área de Ciências Biológicas é de alguém consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Londrina
Av. Jk, 1626 Centro Cep: 86.020-000 - Londrina-Pr, 86.020-000, Paraná, Brasil
Ver mapa
Início Consultar
Localização
Londrina
Av. Jk, 1626 Centro Cep: 86.020-000 - Londrina-Pr, 86.020-000, Paraná, Brasil
Ver mapa

Programa

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas está de acordo com as novas diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC), com uma nova proposta de organização didático-pedagógica. São quatro anos em regime seriado anual, somando um total de 3.150 horas, das quais 2520 são relativas a aulas teóricas e práticas; 400 horas a estágios; 200 horas a atividades acadêmicas complementares; 360 horas a prática pedagógica.


O curso oferece 50 vagas no período matutino e outras 50 vagas no noturno. No segundo ano deste último, há aulas aos sábados. Desde o primeiro ano, o aluno começa a desenvolver Projetos de Ensino e Práticas Pedagógicas, tanto em ambiente escolar quanto em Laboratórios.


O Estágio Supervisionado inicia-se logo na segunda metade do Curso, promovendo a inserção gradativa do futuro professor na realidade em que ele irá atuar. Como atividades acadêmicas, o Curso tem duas disciplinas de Biologia de Campo, que são obrigatórias e trabalhadas de forma interdisciplinar em ecossistemas diversos, aproximando o aluno da realidade de campo.


No quarto ano, o discente deverá entregar um relatório do Estágio Supervisionado e completar o seu Trabalho de Conclusão de Curso, que inicia-se no terceiro ano com a escolha do orientador. A Semana da Biologia, Ciclo de palestras e Simpósio de Iniciação Científica complementam a formação acadêmica plena do aluno.



O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UniFil conta com um corpo docente formado por doutores e mestres de renome no Ensino Superior e uma excelente infraestrutrura que inclui: específica com salas de aulas teóricas, laboratórios de aulas práticas (Botânica, Zoologia, Citologia, Histologia, Embriologia, Genética, Anatomia, Fisiologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia, Bioquímica, Física, Química, Geologia, Paleontologia e Prática de Ensino), Herbário, Casa de Vegetação, Sala de Coleção Zoológica, Biotério, Laboratórios de Pesquisa, de Informática e Biblioteca totalmente informatizada.

Público-Alvo:
O perfil da pessoa que terá êxito na área de Ciências Biológicas é de alguém consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas.


Essa pessoa deve estar ciente de seu papel como agente transformador da realidade, na busca de melhoria da qualidade de vida.
Mercado De Trabalho:
O campo de atuação do Biólogo é amplo, visto que o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é constituído por disciplinas que englobam a área Biológica, da Saúde, de Exatas, da Terra, Humanas e Pedagógicas.


Atualmente o biólogo licenciado pode ser contratado por instituições de Ensino Fundamental, Médio e Superior, institutos de pesquisas, empresas públicas e privadas, jardins botânicos e zoológicos, parques, reservas, estações ecológicas, museus, herbários, biotérios, laboratórios de Biotecnologia, assessoria em projetos, entre outras funções.
Cursos de Campo :
Visando a inclusão do aluno a questões reais dos ambientes naturais e, proporcionando a oportunidade de convivência e aprendizado da observação biológica no campo, as disciplinas BIOL 1002 - Atividades Acadêmicas e Biologia de Campo I e BIOL 1003 - Atividades Acadêmicas e Biologia de Campo II , ofertadas respectivamente no terceiro e quarto ano, ambas com 70 horas tem por objetivos possibilitar as seguintes situações:
Fornecer conhecimento básico e multidisciplinar atualizados necessário para a formação do profissional biólogo com interesse na pesquisa de ambientes naturais, o planejamento e na gestão do meio ambiente e a visualização de questões ecológicas do bioma de mata Atlântica; Estuário, Mangue, Praia arenosa e Costão rochoso;
Desenvolver nos alunos o conhecimento de noções básicas e metodologias de estudo biológico em campo;
Incentivar a capacidade criativa para a aplicação de questões voltadas a ecologia do ambiente e sua preservação;
Conhecimento interativo com a diversidade biológica, bem como possibilitar a interpretação das variáveis ambientais encontradas.
Os cursos são inseridos na grade curricular sendo de caráter obrigatório.

Êxitos alcançados por este centro


Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais