Graduação

Em Belém

R$ 931

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Belém

  • Duração

    8 Semestres

O Curso de BCC do CESUPA tem como objetivo geral formar profissional de Ciência da Computação competente, apto a promover o desenvolvimento tecnológico da área em questão com vistas a atender às demandas da sociedade e do mercado de trabalho e capaz de adaptar-se às constantes evoluções desse campo do saber.

Instalações

Localização

Início

Belém (Pará)
Ver mapa
Av. Gov. José Malcher, 1963, 4009-9100

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

CONCEPÇÃO DO CURSO

O Projeto Pedagógico do BCC do CESUPA está em constante evolução e aprimoramento, tendo como premissas básicas manter sintonia com os padrões de qualidade definidos nacionalmente para cursos de computação e estar coerente com o Projeto Pedagógico Institucional.

Sua concepção está orientada pelas diretrizes curriculares para cursos da Área de Computação e Informática e pelos documentos referentes ao Currículo de Referência da Sociedade Brasileira de Computação.

As diretrizes curriculares da área de Computação e Informática definem que:

... os cursos que têm a computação como atividade fim, como o Bacharelado em Ciência da Computação, devem visar a formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico da computação. Os egressos desses cursos devem estar situados no estado da arte da ciência e da tecnologia da computação, de tal forma que possam continuar suas atividades na pesquisa, promovendo o desenvolvimento científico, ou aplicando os conhecimentos científicos, promovendo o desenvolvimento tecnológico. Deve ser dado nesses cursos uma forte ênfase no uso de laboratórios para capacitar os egressos no projeto e construção de software e no projeto de hardware .

Além disso, as diretrizes para os cursos que tem a computação como atividade fim, como o Bacharelado em Ciência da Computação, direcionam a formação de recursos humanos para evolução tecnológica da computação, sintetizando que os cursos devem dar uma forte ênfase no uso de laboratórios para capacitar os egressos na utilização e desenvolvimento eficiente das tecnologias para esta área. Esses cursos enfatizam a tecnologia da computação e possuem um enfoque nas suas bases teóricas. Os egressos desses cursos são candidatos potenciais aos cursos de pós-graduação stricto-sensu, responsáveis pelo desenvolvimento científico da área de ciência da computação.

A estrutura curricular do curso e a metodologia aplicada em sua implementação oferecem ao aluno, ao mesmo tempo, uma formação com forte embasamento teórico-científico aliada a aspectos práticos que visam conhecer os princípios empregados na aplicação desta base no desenvolvimento tecnológico. A formação pretendida resulta, assim, de uma combinação apropriada entre a estrutura curricular e a metodologia do curso.

Finalmente, vale ressaltar que as estruturas curriculares dos cursos de graduação da Área de Computação e Informática do CESUPA estão moldadas dentro de um formato baseado em Projetos Integrados, responsáveis por agrupar um conjunto de disciplinas com características e finalidades comuns, em torno de eixos temáticos, a cada semestre. Este tipo de aprendizado visa fortalecer a inter e multidisciplinaridade, comum em situações reais no mercado de trabalho, incentivar a pesquisa, a produção científica e o desenvolvimento de soluções tecnológicas.

OBJETIVOS DO CURSO

O Curso de BCC do CESUPA tem como objetivo geral formar profissional de Ciência da Computação competente, apto a promover o desenvolvimento tecnológico da área em questão com vistas a atender às demandas da sociedade e do mercado de trabalho e capaz de adaptar-se às constantes evoluções desse campo do saber.

O1.
Fornecer um embasamento necessário para que o bacharel em Ciência da Computação seja capaz de produzir conhecimentos científicos e tecnológicos visando contribuir para o avanço dessa área no Brasil e mais especificamente na região Norte do país;

O2.


Formar profissional competente que possa atender às necessidades da sociedade moderna, construindo soluções computacionalmente viáveis e eficientes, envolvendo as mais variadas áreas da computação e integrando conhecimentos multidisciplinares;

O3.


Propiciar fundamentos teóricos e práticos necessários para que o aluno possa prosseguir na carreira acadêmica, em cursos de pós-graduação ou em atividades de pesquisa visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia;

O4.


Formar profissional com uma postura pró-ativa capaz de conceber e implementar projetos empreendedores que venham a contribuir para o desenvolvimento da área e possibilitar uma utilização mais racional da computação pela sociedade;

O5.


Formar profissional consciente da necessidade de permanente atualização e plenamente capaz de acompanhar e se adaptar às constantes evoluções da área de computação;

O6.


Formar o bacharel em Ciência da Computação como um profissional preocupado em exercer sua profissão pautado em elevados padrões de ética e moral, compreendendo o contexto social no qual está inserido e a legislação específica da área;

O7.


Formar profissional consciente de seu papel na sociedade e conhecedor dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, mantendo uma visão humanística e consciente das implicações de sua atuação.

A consecução dos objetivos do curso concretiza-se através de um planejamento curricular detalhado, fundamentado nas diretrizes para cursos de graduação da área de Computação e Informática do MEC, nos anais dos Cursos de Qualidade e nas recomendações do Currículo de Referência da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), onde é garantida a convergência da determinação do perfil profissional e do comprometimento com valores éticos, sociais e culturais que fazem parte da concepção político-filosófica do CESUPA.

PERFIL DO EGRESSO

O perfil dos egressos que o curso de BCC do CESUPA pretende formar está detalhado neste item, destacando-se os requisitos considerados como relevantes para os profissionais da área, as classes de problemas que os mesmos estarão capacitados a resolver e as habilidades que devem possuir, definindo capacidades cognitivas e práticas para que o profissional desempenhe bem as suas atividades. São descritas, também, as funções que o egresso poderá exercer no mercado de trabalho e a capacidade de adaptação à evolução da computação e de suas tecnologias que o mesmo deve possuir.



GRADE CURRICULAR
DISCIPLINA

1º período

Linguagens e Técnicas de Programação I
Introdução à Computação

Introdução à Programação
Lógica para Computação

Algebra Linear
Sistemas de Informação

DISCIPLINA

2º período

Linguagens e Técnicas de Programação II

Laboratório de Programação I - Prolog

Arquitetura de Computadores

Matemática Discreta I

Estatística

Noções de Eletricidade e Eletrônica

Projeto Integrado I - Iniciação Científica

DISCIPLINA

3º período

Estruturas de Dados

Laboratório de Programação II - Java Avançado

Organização de Computadores

Matemática Discreta II

Sistemas Operacionais

Circuitos Lógicos Digitais

Projeto Integrado II - Circuitos Digitais

DISCIPLINA

4º período

Laboratório de Programação III - Linux

Teoria da Computabilidade

Linguagens Formais e Autômatos

Paradigmas de Linguagens de Programação

Banco de Dados I

Cálculo Diferencial e integral I

Projeto Integrado III - Programação de Computadores

DISCIPLINA

5º período

Compiladores

Redes de Computadores I (Comunicação de Dados)

Engenharia de Software I

Banco de Dados II

Administração de Banco de Dados

Cálculo Diferencial e Integral II

Projeto Integrado IV - Teoria da Computação

DISCIPLINA

6º período

Engenharia de Software II

Redes de Computadores II (TCP/IP)

Inteligência Artificial I

Geometria Analítica

Probabilidade

Análise e Projeto de Algoritmo

Projeto Integrado V - Engenharia de Software

DISCIPLINA

7º período

Inteligência Artificial II

Sistemas Distribuídos

Programação Distribuída e Paralela

Interconexão de Redes de Computadores

Computação Gráfica

Prática de Negócios e Empreendedorismo I

Projeto Integrado VI - Redes de Computadores

DISCIPLINA

8º período

Segurança em Redes de Computadores

Avaliação de Desempenho de Sistemas

Legislação para Informatica

Tópicos Especiais em Computação I - Computação Móvel

Tópicos Especiais em Computação II - Processamento de Imagens

Prática de Negócios e Empreendedorismo II

Projeto Integrado VII (Trabalho de Curso)

Ciência da Computação

R$ 931