Ciência da Computação
Graduação
Em Belém
Descrição
-
Tipologia
Graduação
-
Local
Belém
-
Duração
8 Semestres
O Curso de BCC do CESUPA tem como objetivo geral formar profissional de Ciência da Computação competente, apto a promover o desenvolvimento tecnológico da área em questão com vistas a atender às demandas da sociedade e do mercado de trabalho e capaz de adaptar-se às constantes evoluções desse campo do saber.
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Programa
O Projeto Pedagógico do BCC do CESUPA está em constante evolução e aprimoramento, tendo como premissas básicas manter sintonia com os padrões de qualidade definidos nacionalmente para cursos de computação e estar coerente com o Projeto Pedagógico Institucional.
Sua concepção está orientada pelas diretrizes curriculares para cursos da Área de Computação e Informática e pelos documentos referentes ao Currículo de Referência da Sociedade Brasileira de Computação.
As diretrizes curriculares da área de Computação e Informática definem que:
... os cursos que têm a computação como atividade fim, como o Bacharelado em Ciência da Computação, devem visar a formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico da computação. Os egressos desses cursos devem estar situados no estado da arte da ciência e da tecnologia da computação, de tal forma que possam continuar suas atividades na pesquisa, promovendo o desenvolvimento científico, ou aplicando os conhecimentos científicos, promovendo o desenvolvimento tecnológico. Deve ser dado nesses cursos uma forte ênfase no uso de laboratórios para capacitar os egressos no projeto e construção de software e no projeto de hardware .
Além disso, as diretrizes para os cursos que tem a computação como atividade fim, como o Bacharelado em Ciência da Computação, direcionam a formação de recursos humanos para evolução tecnológica da computação, sintetizando que os cursos devem dar uma forte ênfase no uso de laboratórios para capacitar os egressos na utilização e desenvolvimento eficiente das tecnologias para esta área. Esses cursos enfatizam a tecnologia da computação e possuem um enfoque nas suas bases teóricas. Os egressos desses cursos são candidatos potenciais aos cursos de pós-graduação stricto-sensu, responsáveis pelo desenvolvimento científico da área de ciência da computação.
A estrutura curricular do curso e a metodologia aplicada em sua implementação oferecem ao aluno, ao mesmo tempo, uma formação com forte embasamento teórico-científico aliada a aspectos práticos que visam conhecer os princípios empregados na aplicação desta base no desenvolvimento tecnológico. A formação pretendida resulta, assim, de uma combinação apropriada entre a estrutura curricular e a metodologia do curso.
Finalmente, vale ressaltar que as estruturas curriculares dos cursos de graduação da Área de Computação e Informática do CESUPA estão moldadas dentro de um formato baseado em Projetos Integrados, responsáveis por agrupar um conjunto de disciplinas com características e finalidades comuns, em torno de eixos temáticos, a cada semestre. Este tipo de aprendizado visa fortalecer a inter e multidisciplinaridade, comum em situações reais no mercado de trabalho, incentivar a pesquisa, a produção científica e o desenvolvimento de soluções tecnológicas.
OBJETIVOS DO CURSO
O Curso de BCC do CESUPA tem como objetivo geral formar profissional de Ciência da Computação competente, apto a promover o desenvolvimento tecnológico da área em questão com vistas a atender às demandas da sociedade e do mercado de trabalho e capaz de adaptar-se às constantes evoluções desse campo do saber.
O1.
Fornecer um embasamento necessário para que o bacharel em Ciência da Computação seja capaz de produzir conhecimentos científicos e tecnológicos visando contribuir para o avanço dessa área no Brasil e mais especificamente na região Norte do país;
O2.
Formar profissional competente que possa atender às necessidades da sociedade moderna, construindo soluções computacionalmente viáveis e eficientes, envolvendo as mais variadas áreas da computação e integrando conhecimentos multidisciplinares;
O3.
Propiciar fundamentos teóricos e práticos necessários para que o aluno possa prosseguir na carreira acadêmica, em cursos de pós-graduação ou em atividades de pesquisa visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia;
O4.
Formar profissional com uma postura pró-ativa capaz de conceber e implementar projetos empreendedores que venham a contribuir para o desenvolvimento da área e possibilitar uma utilização mais racional da computação pela sociedade;
O5.
Formar profissional consciente da necessidade de permanente atualização e plenamente capaz de acompanhar e se adaptar às constantes evoluções da área de computação;
O6.
Formar o bacharel em Ciência da Computação como um profissional preocupado em exercer sua profissão pautado em elevados padrões de ética e moral, compreendendo o contexto social no qual está inserido e a legislação específica da área;
O7.
Formar profissional consciente de seu papel na sociedade e conhecedor dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, mantendo uma visão humanística e consciente das implicações de sua atuação.
A consecução dos objetivos do curso concretiza-se através de um planejamento curricular detalhado, fundamentado nas diretrizes para cursos de graduação da área de Computação e Informática do MEC, nos anais dos Cursos de Qualidade e nas recomendações do Currículo de Referência da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), onde é garantida a convergência da determinação do perfil profissional e do comprometimento com valores éticos, sociais e culturais que fazem parte da concepção político-filosófica do CESUPA.
PERFIL DO EGRESSO
O perfil dos egressos que o curso de BCC do CESUPA pretende formar está detalhado neste item, destacando-se os requisitos considerados como relevantes para os profissionais da área, as classes de problemas que os mesmos estarão capacitados a resolver e as habilidades que devem possuir, definindo capacidades cognitivas e práticas para que o profissional desempenhe bem as suas atividades. São descritas, também, as funções que o egresso poderá exercer no mercado de trabalho e a capacidade de adaptação à evolução da computação e de suas tecnologias que o mesmo deve possuir.
GRADE CURRICULAR
DISCIPLINA
1º período
Linguagens e Técnicas de Programação I
Introdução à Computação
Introdução à Programação
Lógica para Computação
Algebra Linear
Sistemas de Informação
DISCIPLINA
2º período
Linguagens e Técnicas de Programação II
Laboratório de Programação I - Prolog
Arquitetura de Computadores
Matemática Discreta I
Estatística
Noções de Eletricidade e Eletrônica
Projeto Integrado I - Iniciação Científica
DISCIPLINA
3º período
Estruturas de Dados
Laboratório de Programação II - Java Avançado
Organização de Computadores
Matemática Discreta II
Sistemas Operacionais
Circuitos Lógicos Digitais
Projeto Integrado II - Circuitos Digitais
DISCIPLINA
4º período
Laboratório de Programação III - Linux
Teoria da Computabilidade
Linguagens Formais e Autômatos
Paradigmas de Linguagens de Programação
Banco de Dados I
Cálculo Diferencial e integral I
Projeto Integrado III - Programação de Computadores
DISCIPLINA
5º período
Compiladores
Redes de Computadores I (Comunicação de Dados)
Engenharia de Software I
Banco de Dados II
Administração de Banco de Dados
Cálculo Diferencial e Integral II
Projeto Integrado IV - Teoria da Computação
DISCIPLINA
6º período
Engenharia de Software II
Redes de Computadores II (TCP/IP)
Inteligência Artificial I
Geometria Analítica
Probabilidade
Análise e Projeto de Algoritmo
Projeto Integrado V - Engenharia de Software
DISCIPLINA
7º período
Inteligência Artificial II
Sistemas Distribuídos
Programação Distribuída e Paralela
Interconexão de Redes de Computadores
Computação Gráfica
Prática de Negócios e Empreendedorismo I
Projeto Integrado VI - Redes de Computadores
DISCIPLINA
8º período
Segurança em Redes de Computadores
Avaliação de Desempenho de Sistemas
Legislação para Informatica
Tópicos Especiais em Computação I - Computação Móvel
Tópicos Especiais em Computação II - Processamento de Imagens
Prática de Negócios e Empreendedorismo II
Projeto Integrado VII (Trabalho de Curso)
Ciência da Computação