CAPACITAÇÃO PARA SUPERVISORES E LIDERES

Capacitação

In company

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Descrição

  • Tipologia

    Capacitação

  • Metodologia

    In company

Capacitar os participantes em competências estratégicas. Ampliar o domínio de técnicas e de instrumentos de gestão e alinhar a gestão da área de atuação com a visão estratégica da empresa, considerando-se os desafios e os cenários atuais e futuros. Visa também, o desenvolvimento de habilidades gerenciais,.. Dirigido a: Supervisores e Lideres

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Programa

Carga Horaria Carga Horária: 106 horas

Horário: 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30

Objetivo

Capacitar os participantes em competências estratégicas. Ampliar o domínio de técnicas e de instrumentos de gestão e alinhar a gestão da área de atuação com a visão estratégica da empresa, considerando-se os desafios e os cenários atuais e futuros. Visa também, o desenvolvimento de habilidades gerenciais, além do estímulo ao contínuo processo de autodesenvolvimento.
Ajudar os participantes a tornarem-se mais competentes em predizer, dirigir, mudar e controlar, de forma útil, o seu próprio comportamento e influenciar positivamente o comportamento alheio, visando à implementação de suas idéias ou projetos de forma alinhada aos objetivos e decisões da organização.
Por fim, o intuito deste treinamento é promover nos gestores, o desenvolvimento do pensamento estratégico e a visão de negócio, a partir do alinhamento de informações entre as Unidades da Embrapa.

Público Alvo

Supervisores e Lideres

Programa

1ª Etapa.

Modulo 01

_Orientação Estratégica

(Capacidade de definir planos de ação, a partir da análise das tendências do ambiente interno e externo, levando-se em consideração os valores, missão e visão da empresa).

Detalhamento:

"X O que é estratégia;
"X Diferentes modelos de estratégia nas organizações;
"X Como fazer o planejamento estratégico (considerando os contextos, valores, missão e visão);
"X Relação plano estratégico com o plano tático operacional

Carga horaria 8 horas.

Modulo 02

_Articulação de Relacionamentos

(Construir e utilizar redes de relacionamentos, visando maximizar resultados e identificar oportunidades para a organização e seus parceiros).

Detalhamento:

"X Identificação de competências e dificuldades;
"X Ferramentas e técnicas de relacionamento;
"X Estabelecimento de parcerias - vantagens e desvantagens;
"X "Network" - rede de relacionamentos.

Carga Horaria 8 horas

Modulo 03

_Comunicação Interna

Detalhamento:

"X Comunicação interna: conceituação e objetivos estratégicos;
"X Comunicação, cultura e poder nas organizações;
"X Comunicação interna como prática da gestão;
"X A importância das redes nas organizações;
"X Os desvios da comunicação;
"X Condições e soluções para uma nova comunicação

Carga horaria 8 horas.

Modulo 04

_Gestão do Conhecimento.

Detalhamento:

"X Contexto: a era do conhecimento;
"X Conversão do conhecimento;
"X Metodologia/ferramentas da gestão do conhecimento;
"X Operacionalização da gestão do conhecimento na equipe de trabalho

Carga horaria 8 horas

Atividade de Fixação:

1) Descreva a missão ("razão de existir") de um setor da sua Unidade. O grupo deve escolher o setor e fazer o comando da questão.
2) Identifique três principais facilidades e dificuldades para o estabelecimento de parcerias. O grupo poderá fazer um brainstorm de idéias e sugestões de melhorias para as três dificuldades.
3) Conceituem comunicação interna e identifiquem quais os principais meios de comunicação interna da Unidade e da Embrapa.
4) Discutam sobre os tipos de ferramentas para gestão do conhecimento aprendidas e escolham a mais adequada para a Unidade

Carga horaria 4 horas.

2ª Etapa

Modulo 05

_ Liderança.

Capacidade de mobilizar os esforços das pessoas para atingir objetivos e metas, estabelecendo um clima favorável ao desenvolvimento da equipe e criando na empresa ambiente participativo).

Detalhamento:

"X Diferentes conceitos e tipos de liderança, conforme o contexto;
"X Diferenças entre liderança e gerenciamento;
"X Desafios e oportunidades da Liderança;
"X Compartilhar a visão, construir as propostas de trabalho e criar o compromisso com as metas;
"X A importância do exemplo em relação ao que é falado (coerência entre a fala e o comportamento);
"X Papel do líder na atitude dos liderados (valorização, reconhecimento...);
"X O que é competência emocional e como utilizá-la no trabalho;
"X Como dar e receber Feedback.

Carga horaria 16 horas.

Modulo 06

_ Trabalho em Equipe.

Compreende a integração com membros da equipe, profissionais e parceiros, para a obtenção de resultados, conforme o papel assumido para sua atuação buscando a coesão da equipe que participa).

Detalhamento:

"XGrupo X Equipe;
"XConceitos e características das equipes;
"XO processo de desenvolvimento das equipes;
"XElementos que influenciam o desempenho das equipes:
_características pessoais;
_organização;
_estrutura.

Carga horaria 8 horas.

Modulo 07

_ Flexibilidade.

Capacidade de adaptação profissional a situações variadas e/ou inesperadas de forma a contribuir efetivamente para a obtenção de resultados

Detalhamento:

"XTrabalhar com as mudanças, adaptando-se a elas;
"XTrabalhar o processo de abertura para o novo;
"XEstabelecer a cultura da mudança;
"XDesenvolver a capacidade de superar resistências

Carga Horaria 4 horas.

Modulo 08

_Gestão de desempenho e gestão por competências

Detalhamento:

Gestão de desempenho:
"XAs etapas da gestão de desempenho (contrato, acompanhamento, avaliação e plano de desenvolvimento);
"XDesempenho, desenvolvimento e o papel motivador da avaliação;
"XFerramentas e intervenções que apoiam a gestão de desempenho nas organizações;
"XGestão de desempenho X Gestão por competências.

Gestão por competências:
"XContexto e evolução do modelo de gestão por competências;
"XConceito de competência e suas três dimensões
"XO modelo de gestão por competências

Carga Horaria 8 horas

Atividade de Fixação:

1)Compartilhem as principais experiências de sucesso nos desafios do papel de líder.
2)Diferencie grupos de equipes.
3)Discutam no grupo qual a principal mudança pela qual passou nos últimos 5 anos e o que fez para se adequar/adaptar a ela. O que você faria diferente se fosse hoje?
4)Diferencie gestão de competências e gestão de desempenho. Descreva o conceito de competência

Carga Horaria 4 horas.

3ª Etapa.

Modulo 09

_Visão Integrada de Processos

Visão sistêmica dos processos para integração com outras ações que ocorrem na Embrapa

Detalhamento:

"XO que é processo;
"XVisão sistêmica de processos;
"XAs ferramentas para gerenciamento de processos;
"XMapeamento e análise de processos;
"XEstabelecimento de indicadores de processos e sistemática para medição dos resultados dos processos;
"XProposta de projeto para mapeamento dos processos da Unidade, indicadores de mediação e sistemática de gerenciamento dos processos. 16 h

Carga horaria 16 horas.

Modulo 10

_Gestão de Projetos, Prazos e Recursos e Foco no Resultado

Detalhamento:

"XCiclo de vida;
"XO papel de cada um nos projetos;
"XEtapas dos projetos: iniciação, execução, controle e condução;
"XO projeto: conteúdo, estrutura, custos e orçamento, equipe, comunicação, escopo, prazo e riscos;
"XExecução e acompanhamento;
"XAlinhar atividades com o resultado imediato e indireto, gerando o compromisso

Carga horaria 10 horas.

Atividade de Fixação.

Faça individualmente uma relação dos resultados diretos do principal processo do seu setor, distinguindo os clientes internos e externos, para os quais entrega estes resultados. Em seguida, apresente individualmente para todos e abrir as discussões em grupo.

Carga Horaria 4 horas.

CAPACITAÇÃO PARA SUPERVISORES E LIDERES

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