BPM Fundamentos – Gestão de Processos com Notação BPMN

Curso

Online

R$ 85

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Metodologia

    Online

  • Horário de aulas

    24h

Conhecer e entender conceitos, fundamentos, modelagem e gerenciamento de processos. Entender a evolução das práticas de gestão até o estágio atual do BPM. Aprender a modelar processos usando a notação BPMN (Business Process Modeling Notation) e ter uma visão geral de frameworks de processos, qualidade, governança e uso de métricas. Dirigido a: Diretores e gerentes de negocio, analistas de processo, donos e gestores de processos, desenvolvedores e arquitetos de sistemas de TI e profissionais de todas as áreas de atuação envolvidos na modelagem e melhoria de processos de negócio.

A ter em conta

Não são exigidos pré-requisitos do aluno para realizar este curso.

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Professores

Márcia Guerra

Márcia Guerra

Diretora

Graduada em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica, Técnica em Eletrônica pela Escola Getúlio Vargas, pós-graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho pela USP, Márcia Regina Guerra tem 34 anos de experiência profissional, 26 deles dedicados a sistemas de gestão. Trabalhou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas, na Asea Brown Boveri, na Trevisan Consultoria e na Siemens, onde coordenou a primeira Certificação lSO 9001 no Brasil, em 1989. Há 14 anos é sócia-diretora da ComÊxito Consultoria e Engenharia, e, atualmente, atua em consultoria, auditoria e treinamento em sistemas de gestão como lSO 9001 (qualidade), lSO 14001 (meio ambiente), OHSAS 18001 (saúde e segurança ocupacional), SA8000 (responsabilidade social), lSO 20000-1 (gestão de TI), lSO 22000 (segurança alimentar), lSO 27001 (segurança da informação), COBIT, Seis Sigma, Governança de TI; realiza planejamento estratégico utilizando o BSC, análise de riscos etc.

Programa

Módulo I

333333; font-size: 9.5pt;">BPM Fundamentos – Business Process Management Notation – Gestão de Processos com Notação BPMN. 333333; font-size: 9.5pt; mso-bidi-font-size: 11.0pt;">Business Process Management333333; font-size: 9.5pt;"> (333333; font-size: 9.5pt; mso-bidi-font-size: 11.0pt;">BPM333333; font-size: 9.5pt;">). Introdução ao BPM e Programa de certificação do OMG. Visão geral do BPM, principais elementos e razões para adotá-lo. Apresentação do programa de certificação OMG Certified Expert in BPM e outras certificações relacionadas com o tema deste curso. Exercício.

Módulo II

333333; font-size: 9.5pt;">Metas e Objetivos de Negócio. Principais funções de uma empresa, habilidades necessárias para os gestores, conceitos relacionados à gestão de operações e análises financeiras, visão geral do processo de planejamento estratégico e relacionamento com marketing, gerenciamento de projetos e recursos humanos. Neste módulo será realizado um exercício de elaboração de Cadeia de Valor. Exercício.

Módulo III

333333; font-size: 9.5pt;">Conceitos e Fundamentos do Processo de Negócio. Conceitos de processos, elementos de um processo, características de processos, tipos de processos, descoberta e modelagem de processos de negócio, As-Is vs. To-Be, níveis de modelagem de processos de negócio, visão geral de notações, o que identificar na descoberta de processos, abordagens para a descoberta de processos, quais ferramentas utilizar no suporte à modelagem de processos. Durante este módulo serão realizados exercícios práticos de modelagem de processos AS-IS e TO-BE. Exercício.

Módulo IV

333333; font-size: 9.5pt;">Fundamentos do Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM). Contexto histórico do gerenciamento de processos, principais ondas, estilos de gerenciamento de processos (BPR, TQM, Seis Sigma e BPM), princípios e práticas do BPM, organização funcional vs. centrada em processos, papel do dono de processos, papéis e responsabilidades dos stakeholders, tecnologias para gerenciamento de processos (BPMS, SOA). Exercício.

Módulo V

333333; font-size: 9.5pt;">Modelagem de Negócio. Elementos do modelo motivacional de negócio: visão, metas e objetivos de negócio, meios e fins, aspectos da modelagem de negócio. Exercício.

Módulo VI

333333; font-size: 9.5pt;">Conceitos de Modelagem de Processo de Negócio com BPMN. Noções básicas da BPMN, elementos de diagrama da BPMN, fluxo de controle e fluxo de mensagem, atividades e decomposição, eventos, gateways, objetos de dados, artefatos, associações, agrupamento de elementos de um modelo, diferença entre fluxo sequencial e paralelo. Durante este módulo serão realizados vários exercícios para ajudar você a aplicar os elementos gráficos da BPMN usando o software Bizagi® como apoio. Observação: Será usado com base a especificação BPMN 1.1 que é a versão utilizada no exame do OMG. Exercício.

Módulo VII

333333; font-size: 9.5pt;">Habilidades de Modelagem de Processo de Negócio com BPMN. Tipos de modelos BPMN, atividades e subprocessos, lógica dos gateways, OR vs. AND vs. XOR, eventos de início e fim e timers (tipos de eventos intermediários simples). Exercício.

Módulo VIII

333333; font-size: 9.5pt;">Frameworks e modelos para processos, qualidade, governança e métricas. Visão geral de frameworks de referência: Framework de Classificação de Processos da APQC, SCOR, Value Chain Reference Model (VRM), Business Process Maturity Model (BPMM), Seis Sigma, Balanced Scorecard e COBIT; regulamentos Basiléia II e Sarbanes-Oxley. Exercício.

Módulo IX

333333; font-size: 9.5pt;">Orientações para o exame. Passos para agendar o exame na VUE e dicas de estudo. Exercício.

Arquivos Extras

333333; font-size: 9.5pt;">Slides do Curso Online de BPM Fundamentos – Business Process Management Notation – Gestão de Processos com Notação BPMN.

BPM Fundamentos – Gestão de Processos com Notação BPMN

R$ 85