Graduação

Em Canoas

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Canoas

  • Duração

    60 Mêses

Instalações

Localização

Início

Canoas (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
V. Farroupilha, Nº 8001 · Bairro São José, 92425-900

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Curso

A profissão de biomédico encontra-se regulamentada pela Lei Federal nº 6.684, de 08 de setembro de 1979 e pelo decreto Federal nº 88.439, de 28 de junho de 1983. O curso de Biomedicina da Instituição foi autorizado em 27/08/2003 e reconhecido pela Portaria Ministerial 274 de 31/03/2008 e parecer 301/2008 SESu.
Na Universidade, o curso tem a duração de 10 semestres e é oferecido no turno da noite. As diretrizes curriculares seguem o Parecer CNE/CES nº 0104, de 13 de março de 2002 e a Resolução CNE/CNE nº 2, de 18 de fevereiro de 2003.
A matriz curricular é composta por 42 disciplinas ordenadas semestralmente, contemplando disciplinas teóricas, teórico-práticas e práticas das diferentes áreas de conhecimento. Além disto, conta com disciplinas optativas, tais como: Acupuntura, Perfusão Extra-corpórea, Citologia Oncótica, Bioinformática e Imagenologia, que oportunizam ao acadêmico a flexibilização do seu currículo.


Objetivo


Capacitar biomédicos para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, de forma multiprofissional, inter e transdisciplinar, com extrema produtividade na promoção da saúde, baseado na convicção científica, de cidadania e ética.


Diferenciais


Uma grade curricular atualizada, associada a um quadro docente capacitado e infraestrutura adequada, composta por laboratórios próprios para as diversas disciplinas constantes da matriz curricular, bem como a possibilidade de realização de atividades complementares como palestras, jornadas, reuniões científicas, atividades de extensão, estágios extracurriculares e supervisionados, e iniciação científica em atividades de pesquisa.
Os estágios supervisionados tem carga horária de 1.020 horas/aula, possibilitando duas habilitações aos profissionais que aqui se formam. Uma das habilitações tem o enfoque em Análises Clínicas (Patologia Clínica) e os alunos têm a possibilidade de eleger outra área de sua escolha.

Egresso


O nosso curso possibilita ao egresso atuar:

· Como docente nos cursos relacionados às Ciências Médicas e Biológicas;
· Como pesquisador em projetos científicos;
· Nos laboratórios clínicos, efetuando análises, assumindo responsabilidades técnicas e firmando os respectivos laudos;
· Nas indústrias químicas e de insumos imunobiológicos e biotecnológicas, preparando soros, vacinas e reagentes;
· Realizando análises físico-químicas e microbiológicas para projetos de saneamento do meio ambiente;
· Nas empresas de saneamento básico;
· No gerenciamento de resíduos em serviços de saúde;
· Na aferição da qualidade dos alimentos;
· Nos hemocentros executando o processamento de sangue e sua sorologia, realizando exames pré e pós transfusionais, assumindo chefias técnicas, assessorias e direção de unidades, manuseando equipamentos de auto-transfusão;
· Nos laboratórios de genética realizando exames de Citogenética Humana e Genética Humana Molecular, assumindo a responsabilidade técnica, elaborando e firmando os respectivos laudos, como consultor ou aconselhador genético;
· Na área de Citologia Oncótica realizando colheita de material cérvico vaginal (exceto colheita de material através da técnica de punção biópsia aspirativa por agulha fina), leitura de lâmina, leitura de citologia de raspados e aspirados de lesões e cavidades corpóreas, atuando no setor de imunohistoquímica e imunocitoquímica, assumindo responsabilidade técnica, firmando os respectivos laudos;
· Nas clínicas radiológicas e de imagem, atuando em Tomografia Computadorizada (TC), Ressonância Magnética (RM), Medicina Nuclear (MN), Radioterapia (RT), Ultra-sonografia (USG) e Radiologia Médica, excluída a interpretação de laudos;
· Informática Médica, exercendo atividades no produto final dos exames, seja o conteúdo de dados ou armazenamento das imagens adquiridas;
· Na área comercial de produtos e equipamentos laboratoriais, realizando a assessoria técnico-científica;
· Na acunpuntura realizando atendimento em consultório voltado à atividade e procedimentos de Acupuntura;
· Na perícia criminal em todos seus aspectos (exceto necropsia).


Mercado de Trabalho


O egresso poderá atuar em todos os campos de exercício profissional biomédico conforme a Lei n° 6.684, de 3 de setembro de 1979, sobre o exercício da profissão do biomédico.
Neste cenário, constitui-se como campo de trabalho do profissional biomédico as seguintes habilitações: Patologia Clínica (Análises Clínicas); Acupuntura; Análises Ambiental; Análises Bromatológicas; Anatomia Patológica; Banco de Sangue; Biofísica; Biologia Molecular; Bioquímica; Citologia Oncótica; Embriologia; Farmacologia; Fisiologia; Fisiologia Geral; Fisiologia Humana; Genética; Hematologia; Histologia Humana; Imagenologia; Imunologia; Informática de Saúde; Microbiologia; Microbiologia de Alimentos; Parasitologia; Patologia; Perfusão Extra Corpórea; Psicobiologia; Radiologia; Reprodução Humana; Sanitarista; Saúde Pública; Toxicologia; Virologia.


Projeto Pedagógico


O projeto pedagógico busca proporcionar condições para que o egresso possa apresentar as seguintes características em sua futura vida profissional:
· Ser profissional com permanente formação humanística, técnica e prática, indispensável a adequada compreensão interdisciplinar da área da saúde;
· Ser profissional com conduta ética, associada à responsabilidade social;
· Ser profissional com capacidade de constante busca de conhecimentos e atualização da formação técnico-científica;
· Ser profissional habilitado na área das análises clínicas, e se for de interesse do aluno, ser habilitado em uma segunda área de atuação, dentre as estabelecidas pelo Conselho Federal de Biomedicina;
· Ser profissional com capacidade de gerenciamento de laboratórios de pesquisa ou de laboratórios de diagnóstico clínico;
· Ser profissional com visão atualizada dos procedimentos e análises laboratoriais.


Infraestrutura

Para seus estudos, o aluno conta com laboratórios da área básica e profissionalizante. A Instituição possui uma central de laboratórios, com cinco andares onde são realizadas a maioria das aulas práticas.
As atividades profissionalizantes e de pesquisa do curso, além de serem realizadas nos laboratórios da Instituição, também são realizadas no Laboratório de Análises Clínicas (Laboratório-Escola) do Hospital Universitário atendendo às necessidades de assistência da comunidade, bem como as necessidades de ensino, pesquisa e extensão.


Atividades Acadêmicas


Estágios

Os estágios supervisionados em Biomedicina possibilita duas habilitações aos profissionais que aqui se formam e são realizados na própria instituição e em laboratórios conveniados.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui um dos requisitos das Diretrizes Curriculares Nacionais (Res. CNE/CES 2 de 19/02/2002) para a obtenção do grau no curso de Biomedicina.

Atividades Complementares

As atividades complementares são atividades extracurriculares que visa propiciar ao aluno a oportunidade de realizar uma trajetória autônoma durante a sua graduação. O acadêmico deverá realizar 204 horas de atividades complementares em três modalidades: ensino, pesquisa e extensão.

Biomedicina

Preço para verificar