Auditoria Interna - Agregando Valor para a Organização
Capacitação
Em São Paulo
Descrição
-
Tipologia
Capacitação
-
Nível
Avançado
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Local
São paulo
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Horário de aulas
16h
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Duração
2 Dias
discutir a abordagem e o planejamento das atividades da função, tendo como foco a gestão e a análise de risco, de forma a agregar valor aos negócios da Companhia. Abordagem prática: interação com os participantes por meio da apresentação de conceitos e discussões práticas, onde serão debatidas e fixadas as ideias apresentadas. Dirigido a: Diretores e Gerentes de Auditoria Consultores e Auditores Independentes Auditor Risk Manager Empresário e Diretores Diretores e Gerentes de Controladoria e Financeiro Demais Profissionais direta ou Indiretamente ligados a atividade de compra de serviços
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A ter em conta
Diretores e Gerentes de Auditoria
Consultores e Auditores Independentes
Auditor Risk Manager
Empresários e Diretores
Diretores e Gerentes de Controladoria e Financeiro
Demais profissionais direta ou indiretamente ligados a atividade de compra de serviços
Não há Requisitos
Os profissionais de Auditoria Interna, tradicionalmente responsáveis pela avaliação independente dos riscos e controles das empresas, assim como pela identificação de oportunidades de melhoria em seus processos de negócios, passaram a assumir, mais recentemente, um papel importante nas estruturas de gestão de riscos. Auditores e a própria empresa podem se beneficiar com essa visão mais ampla.
Atualmente uma diversidade de riscos, com destaque para os não financeiros, passa a ter impacto significativo no valor da organização. Eis um dos grandes diferenciais que a expertise dos Auditores Internos apresenta ao mercado. A “nova” Auditoria Interna apóia o Conselho de Administração a dar conta de suas responsabilidades na supervisão dos processos, colabora para que a alta administração alcance um modelo inteligente de gerenciamento de riscos e é fator importante na estruturação do planejamento estratégico das organizações.
Trata-se de um desafio para os profissionais da área, mas a adequação a esse recente cenário em que novos papéis são exigidos é um ponto fundamental para as empresas que buscam rentabilidade, diferencial competitivo e estratégias mais eficientes.
Histórico da Terceirização no Brasil e no Mundo;
Razões que levam as empresas a terceirizar as suas atividades.
Identificação dos riscos inerentes
Principais pontos que influenciam na gestão eficaz do contrato;
Aspectos relevantes de um contrato;
Responsabilidades solidárias/subsidiárias: Trabalhistas, Fiscais e Previdenciárias;
Reembolso de despesas;
Serviços não previstos;
Alterações contratuais;
Ética;
Respeito as Normas da Organização;
Relacionando Riscos e Controles.
Outras preocupações
Relacionamento inamistoso;
Rigidez excessiva do Auditor.
Principais não-conformidades
Reajustamento;
Cadastramento;
Pagamento;
Multas;
Compras Emergenciais/Urgentes;
Fiscalização de Contratos;
Impostos / Encargos Sociais;
Contratos.
Apresentação de um modelo padrão de programa de Auditoria de Contratos
Opiniões
Matérias
- Auditor
- Auditoria Interna
- Contratos
- Auditoria Fiscal
- Auditoria Financeira
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- Auditoria Contábil
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- Auditoria Integral
Professores
Luís Antônio Carvalheiro Pires
Gerente de Auditoria Interna e Compliance da Engenharia e Construções
• Pós-Graduado em Auditoria e Controladoria e Bacharel em Ciências Contábeis • Participante do International Conference em Johanesburg em 2009 e Atlanta em 2010 e do CLAI – Congresso Latino Americano de Auditores Internos. • Com mais de 25 anos de experiência em Auditoria Interna e Externa, atuação nacional e multinacional. • Experiência em Auditoria nos Estados Unidos, México, America do Sul e Africa. • Conselheiro Fiscal do IIA Brasil / Audibra - Instituto dos Auditores Internos do Brasil.
Programa
Histórico da Terceirização no Brasil e no Mundo;
Razões que levam as empresas a terceirizar as suas atividades.
Identificação dos riscos inerentes
Principais pontos que influenciam na gestão eficaz do contrato;
Aspectos relevantes de um contrato;
Responsabilidades solidárias/subsidiárias: Trabalhistas, Fiscais e Previdenciárias;
Reembolso de despesas;
Serviços não previstos;
Alterações contratuais;
Ética;
Respeito as Normas da Organização;
Relacionando Riscos e Controles.
Outras preocupações
Relacionamento inamistoso;
Rigidez excessiva do Auditor.
Principais não-conformidades
Reajustamento;
Cadastramento;
Pagamento;
Multas;
Compras Emergenciais/Urgentes;
Fiscalização de Contratos;
Impostos / Encargos Sociais;
Contratos.
Apresentação de um modelo padrão de programa de Auditoria de Contratos
Auditoria Interna - Agregando Valor para a Organização