Auditoria e Análise Documental na Fiscalização de Contratos Terceirizados

Capacitação

Em Rio De Janeiro

R$ 2.220

Descrição

  • Tipologia

    Capacitação

  • Nível

    Básico

  • Local

    Rio de janeiro

  • Horário de aulas

    16h

  • Duração

    2 Dias

Por força da Lei Geral de Licitações, todo e qualquer contrato firmado pela Administração Pública necessita ser acompanhado. Ocorre que os contratos têm características peculiares, bem como oferecem riscos diferentes. Assim, não é aceitável que a Administração acompanhe todos contratos da mesma forma. Ela precisa montar um plano de acompanhamento, estabelecer rotinas, responsabilidades e procedimentos, conforme a natureza contratual, de forma a obter maior segurança e otimizar esforços.

De modo a atender as demandas, este treinamento foi especialmente formatado para apresentar aos participantes prática seguras de fiscalização, amparadas em orientações já consolidadas, em consonância com a IN 05/2017 do MPDG e a Lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista) junto ao emaranhado de leis e orientações sociais e trabalhistas vigentes, orientando de forma bastante objetiva sobre o que fiscalizar, como fazê-lo e o que deve ser acompanhado e verificado em cada documento requisitado pela fiscalização.

Instalações

Localização

Início

Rio De Janeiro (Río de Janeiro)
Ver mapa
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 2017 | Centro, 20020-906

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Matérias

  • Contratos
  • Terceirização
  • Análise documental
  • Gestão Pública
  • Gestão de contratos
  • Contratos Terceirizados
  • In 05/2017
  • Reforma trabalhista
  • Auditoria
  • Fiscalização de contratos

Professores

Flaviana Paim

Flaviana Paim

Professora do IDEMP

Graduada em Direito pela Ulbra-Universidade Luterana do Brasil. Graduada em Ciências Contábeis pela Unisinos – Universidade do vale do Rio dos Sinos. Pós Graduada em Auditoria e Perícia Contábil pela FAPA/RS – Faculdades Porto Alegrense/RS. Consultora na área de Planilha de Custos e formação de preços de serviços contínuos e Fiscalização de Contratos Administrativos. Coordenadora e Professora integrante do Ingep/RS

Programa

APRESENTAÇÃO

Por força da Lei Geral de Licitações, todo e qualquer contrato firmado pela Administração Pública necessita ser acompanhado. Ocorre que os contratos têm características peculiares, bem como oferecem riscos diferentes. Assim, não é aceitável que a Administração acompanhe todos contratos da mesma forma. Ela precisa montar um plano de acompanhamento, estabelecer rotinas, responsabilidades e procedimentos, conforme a natureza contratual, de forma a obter maior segurança e otimizar esforços.

Quando a Administração contrata serviços contínuos, em que a mão de obra é de responsabilidade legal do contratado, o risco de descumprimento de obrigações trabalhistas e previdenciária é alta. Portanto, é uma prática que exige dos tomadores de serviços planejamento e atenção para as responsabilidades advindas das contratações, bem gerenciando os contratos, através de uma boa gestão e fiscalização, estabelecendo procedimentos com foco na segurança jurídica. Até porque, tanto a legislação aplicada aos contratos administrativos, quanto a temida aplicabilidade da Súmula 331 do TST impõem ao gestor público atribuições e deveres que fazem com que os mesmos busquem aperfeiçoar conhecimentos e buscar alternativas juridicamente seguras para resguardarem-se nesta difícil tarefa.

Com efeito, no que tange à própria fiscalização de contratos, a novíssima e inspiradora IN nº. 5/2017, do MPDG, traz, ao lado de orientações específicas que a Instituição pode ter, uma série de orientações e obrigações para guiar a prática segura da fiscalização de contratos, de forma que a tarefa alcance seu objetivo maior de resguardar a Administração de possíveis e indesejadas ações trabalhistas promovidas por empregados dos terceirizados.

No entanto, a legislação trabalhista e previdenciária brasileira é complexa, envolvendo uma série de leis, súmulas, jurisprudências consolidadas que somadas orientam as relações no âmbito trabalhista, sendo que há interpretações e entendimentos divergentes sobre uma mesma questão. Ademais, estamos em um momento de transição, em que foi aprovada recentemente a Lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista), que introduziu impactantes alterações na legislação trabalhista, alterando mais de cem artigos da CLT, o que importa na necessidade de aperfeiçoamento da equipe de fiscalização, eis que trará impacto direto em muitos contratos firmados pelas Instituições Públicas, haja vista que altera conceitos já enraizados no cenário jurídico que passaram a ter nova orientação, bem como traz novos institutos ao direito trabalhista.

Além disso, a legislação exige uma série de documentos e formalidades a serem cumpridas, gerando muitas dúvidas sobre a forma de conduzir tais relações de forma que não acarretem problemas jurídicos aos órgãos púbicos, bem como dificuldades em acompanhar, detectar e conferir o enorme contingente de documentos que são requisitados, a fim de corrigir possíveis irregularidades e afastar os riscos da terceirização. A própria GFIP (, documento de conferência obrigatória por partes dos fiscais, é de difícil compreensão e carece ser esclarecida para que estes, que nem sempre possuem conhecimento técnico suficiente, possam fazer um acompanhamento realmente eficaz.

De modo a atender a todas essas demandas, este treinamento foi especialmente formatado para apresentar aos participantes prática seguras de fiscalização, amparadas em orientações já consolidadas, em consonância com o emaranhado de leis e orientações sociais e trabalhistas vigentes, orientando de forma bastante objetiva sobre o que fiscalizar, como fazê-lo e o que deve ser acompanhado e verificado em cada documento requisitado pela fiscalização.

A QUEM SE DESTINA

Fiscais e gestores de contratos terceirizados, advogados, assessores jurídicos, profissionais que atuam nos departamentos de controle interno e externo e demais interessados no tema.

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

>> Capacitação para uma auditoria eficaz da terceirização e sua analise documental.

>> Organização da área de fiscalização de contratos, de forma prática e eficaz, otimizando recursos e mão de obra interna da instituição.

>> Aquisição de subsídios, através de formulários, modelos e rotinas, para otimizar o controle periódico de rotinas e procedimentos pertinentes ao acompanhamento da terceirização.

>> Conhecimento de cautelas necessárias para afastar eventual responsabilização do gestor público, em decorrência de uma terceirização ilícita.

>> Atualização quanto às novas regras trazidas na IN 5/2017, Lei da Reforma Trabalhista e orientações jurisprudenciais sobre o tema.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A OBRIGATORIEDADE DA GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS

A fiscalização da execução contratual como dever da Administração Pública e do Fiscal de Contratos;

A nova lei de terceirização de serviços frente à Súmula 331 do TST;

Procedimentos de gestão e fiscalização com base em indicadores.

O PAPEL DO FISCAL DE CONTRATOS, DO GESTOR E DO PREPOSTO DA EMPRESA CONTRATADA

Novos atores de acompanhamento e fiscalização de contratos e papéis de cada um deles;

Procedimentos indicação e designação dos agentes;

O profissional representante da contratada - preposto – obrigatoriedade, forma de documentação/instituição e responsabilidades inerentes.

ROTINAS DE ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO E RECEBIMENTO DOS OBJETOS ENTREGUES (PRODUTOS E SERVIÇOS)

Práticas recomendadas pelo MPOG e TCU para minimizar os riscos da subsidiariedade advinda da Súmula 331 do TST a serem incluídas em Edital e Contrato;

Montagem de um plano de acompanhamento e fiscalização conforme nível de risco apresentado;

Elaboração do livro de controle – Modelos e documentos úteis;

Formulários e instrumentos de controle recomendados para um acompanhamento eficaz;

Recebimento provisório e definitivo do objeto - como utilizar e documentar;

Apontamento de glosa em fatura: como e quando proceder;

Atuação do fiscal diante das alterações contratuais quantitativas ou qualitativas do objeto.

PROCEDIMENTOS DE GERENCIAMENTO DE RISCO PARA SERVIÇOS EM QUE HÁ DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DE MÃO DE OBRA

Pagamento em conta vinculada

Pagamento conforme fato gerador

VERIFICAÇÃO DA PLANILHA DE FORMAÇÃO DE PREÇOS INTEGRANTE DO INSTRUMENTO CONTRATUAL

Interpretação e acompanhamento de Acordo Coletivo, Convenção Coletiva e Sentença Normativa;

Itens de custo incidentes sobre a mão de obra na planilha de custos a serem acompanhados pela fiscalização de contratos;

Exemplos práticos de acompanhamento e cuidados no acompanhamento das Convenções Coletivas.

ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Verificação de insalubridade e da periculosidade;

Principais normas reguladoras e laudos obrigatórios por norma regulamentar;

Equipamentos de proteção individual;

Atestados de saúde ocupacionais.

MONITORAMENTO DAS ROTINAS DE VIGÊNCIA CONTRATUAL

Novas regras da Reforma Trabalhista –Lei 13.467/2017 e impacto nas contratações terceirizadas;

Controle de jornada – registro de ponto;

Prorrogação e compensação de jornada – possibilidade e pagamento ou não de horas-extras e banco de horas;

Jornada noturna;

Salário e remuneração e formalidades para pagamento;

Folha de Pagamento;

Substituição de pessoal / Folguista;

Acompanhamento de Férias;

13º salário;

Vale Transporte;

Vale alimentação;

Demais procedimentos a serem observados rotineiramente.

POSSIBILIDADES DE PREVENÇÃO TRABALHISTA NA EMISSÃO DAS NOTAS FISCAIS DE SERVIÇOS

O que deve ser observado pelo fiscal quando da emissão da Nota Fiscal pela empresa contratada;

O que deve ser solicitado juntamente com a Nota Fiscal para fins de pagamento da fatura.

FISCALIZAÇÃO DAS OBRIGAÇÕES ESPECIAIS

Acompanhamento das estabilidades provisórias;

CAT – Comunicado de Acidente do Trabalho;

RAIS.

ANÁLISE E VERIFICAÇÃO DA GFIP NA PRÁTICA

Quais documentos que compõem a SEFIP que devem ser apresentados pela contratada;

Campos a serem conferidos para evitar fraudes;

Como identificar os valores de contribuição para a Previdência e para o FGTS a serem pagos pela contratada;

GFIP de empresas inscritas no Simples Nacional;

Empregado da contratada que trabalha em mais de um tomador de serviço no mesmo mês-onde consta na GFIP.

ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO DAS RESCISÕES DO CONTRATO DE TRABALHO

Análise documental;

Hipóteses de rescisão;

Prazos de pagamento;

Aviso Prévio Indenizado e Trabalhado e demais verbas rescisórias;

Cautelas a serem observadas no encerramento do contrato de prestação de serviços.

METODOLOGIA

Aula expositivo-dialogada, com recurso de utilização de projeções e apostila para acompanhamento.

MATERIAL DIDÁTICO

Apostila com slides projetados durante o curso. Caderno com modelos de formulários e check-list.

Auditoria e Análise Documental na Fiscalização de Contratos Terceirizados

R$ 2.220