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Auditoria com Foco em Contratos de Serviços Terceirizados, de Acordo com a IN 05/17
Capacitação
Em Rio De Janeiro ()
Descrição
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Tipologia
Capacitação
-
Nível
Intermediário
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Horário de aulas
24h
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Duração
3 Dias
Auditoria Governamental é o conjunto de procedimentos que avalia a legalidade, economicidade, eficiência, equidade e efetividade na gestão dos contratos, imprescindível para avaliação da Gestão Pública, contribuindo para a contínua melhoria do desempenho da Governança.
A contratação de serviços na Administração Pública preocupa os gestores e por sua relevância e impacto torna-se para o profissional de controle interno e auditoria, elemento indispensável na matriz de risco. A complexidade do assunto, por ser controverso e sujeito a uma variedade de regras estabelecidas pela legislação e pela jurisprudência dos tribunais superiores, exige das autoridades competentes especial atenção de maneira a conduzir o processo dentro das normas regulatórias. Além disso, compete ao auditor, ou controlador, especialista na matéria, identificar precisamente quais dos processos terceirizados devem ser auditados com maior rigor, considerando risco, sentimento e relevância dos processos.
Opiniões
Matérias
- Auditor
- Contratos
- Controle
- Auditoria governamental
- Terceirização
- In 05/2017
- Gestão Pública
- Gestão de contratos
- Auditoria Interna
- Controle Interno
- Controles internos
Professores
Severino Oliveira
Professor do IDEMP
Atual Coordenador de Auditoria de empresa nacional de grande porte atuou como Auditor na Deloitte, Haskins & Sells, quando auditou mais de 50 empresas de médio e grande porte em diversos ramos de atividade, na América do Sul e EUA, além de ter exercido o cargo de Gerente de Auditoria da Aracruz Celulose. Professor de Gestão de Contratos Terceirizados em Universidades Corporativas de organizações nacionais e multinacionais e de Gestão de Serviços e de Auditoria de Logística do MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV em todo o território Nacional.
Programa
APRESENTAÇÃO
Auditoria Governamental é o conjunto de procedimentos que avalia a legalidade, economicidade, eficiência, equidade e efetividade na gestão dos contratos, imprescindível para avaliação da Gestão Pública, contribuindo para a contínua melhoria do desempenho da Governança.
A contratação de serviços na Administração Pública preocupa os gestores e por sua relevância e impacto torna-se para o profissional de controle interno e auditoria, elemento indispensável na matriz de risco. A complexidade do assunto, por ser controverso e sujeito a uma variedade de regras estabelecidas pela legislação e pela jurisprudência dos tribunais superiores, exige das autoridades competentes especial atenção de maneira a conduzir o processo dentro das normas regulatórias. Além disso, compete ao auditor, ou controlador, especialista na matéria, identificar precisamente quais dos processos terceirizados devem ser auditados com maior rigor, considerando risco, sentimento e relevância dos processos.
A QUEM SE DESTINA
Auditores e demais profissionais das unidades de controle interno (auditoria interna) dos órgãos e entidades dos governos federal, estadual e municipal, bem como dos Tribunais de Contas; Pregoeiros e Membros de Comissão de Licitação; Servidores públicos, Profissionais responsáveis pela elaboração de projetos básicos e termos de referência; fiscalização; Autoridades que homologam processos licitatórios; Gestores de contratos; Ordenadores de despesas; Representantes de empresas que prestam serviços para a Administração Pública, demais interessados nos procedimentos e práticas de auditoria e gestão dos contratos de Serviços e representantes de organizações que prestam serviços para a Administração Pública.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Apresentar aos participantes uma visão útil e ampliada dos conceitos e procedimentos de controle e auditoria, aplicados à área de contratos de serviços, a partir das orientações e Acórdãos dos Órgãos Externos de Fiscalização.
- Aprimorar conhecimentos para a realização de auditoria governamental em consonância com metodologia coerente e adequada, afinada com a jurisprudência, legislação, boas práticas e procedimentos, geralmente aceitos por entidades referenciais, que serão enriquecidos com exercícios e citação de casos reais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I – AUDITORIA
INTRODUÇÃO
· Controle externo – Órgãos de fiscalização;
· Controle interno – Auditoria interna;
· Auditoria independente;
· Auditoria x fraudes.
ÁREA PÚBLICA – GOVERNANÇA CORPORATIVA E LEGALIDADE
INTRODUÇÃO à AUDITORIA
· Responsabilidades do auditor;
· Atitudes: mental, profissional e preventiva;
· Auditoria de Contratos de Serviços: Objetivos.
NORMAS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL
· Competência profissional – pessoa do auditor;
· Relativas à execução do trabalho;
· Relativas ao relatório, comunicação de resultados, opinião e parecer;
· Auditor independente x auditor interno;
· Finalidades, fontes e classificação das normas;
· Intonai – normas recentes;
· TCU – normas de auditoria (Nas) e do Poder Judiciário (CNJ);
· Normas ligadas à ética profissional.
CONTROLES INTERNOS
· Conceitos e Objetivos;
· Princípios básicos e Limitações inerentes ao sistema de controle;
· Levantamento e avaliação de controles internos;
· Conluios.
RISCO EM AUDITORIA
· Conceito e Análise;
· Gestão de risco e Modelos de avaliação;
· Risco inerente, de controle e de detecção;
· Escala de risco e Matriz de risco.
PLANEJAMENTO DA AUDITORIA
· A importância do planejamento – Inspiração X transpiração;
· Programa de auditoria – Trilhas de Auditoria;
· Planejamento anual das atividades;
· Matriz de planejamento.
EXECUÇÃO DA AUDITORIA
· Fatos, evidências e informações;
· Extensão e profundidade;
· Procedimentos/ e técnicas;
· Análise documental;
· Inspeção física;
· Observação direta;
· Indagação escrita e oral;
· Circularização;
· Confirmação externa;
· Teste laboratorial;
· Rastreamento;
· Entrevista;
· Conciliação;
· Conferência de cálculos;
· Análise de contas contábeis;
· Revisão analítica;
· Papéis de trabalho.
PONTOS DE AUDITORIA – RELATÓRIO DE AUDITORIA
EVIDÊNCIAS EM AUDITORIA
VISÃO GERAL SOBRE RESPONSABILIZAÇÃO NO ÂMBITO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS
COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS – RELATÓRIO
· Vícios, requisitos e estrutura do relatório;
· Relatório verbal e formal.
MONITORAMENTO – “ FOLLOW UP”
BENEFÍCIOS DE CONTROLE
FRAUDES E “RED FLAGS ”
NÃO CONFORMIDADES REPETITIVAS
· Limpeza;
· Higienização;
· Rádio e TV;
· Vigilância – monitoramento eletrônico;
· Escolta;
· Vigia;
· Transporte;
· Locações em geral;
· Recepção;
· Copa e café;
· Áreas verdes;
· Manutenção predial;
· Obras;
· Tic.
MÓDULO II – GESTÃO DE CONTRATOS
A) PROGRAMA PARA AUDITAR DE ACORDO COM A IN 05/17
Metodologia de auditoria aplicada à área de Contratos de Serviços, com ênfase à aplicação da IN 05/17 do MPDG, obrigatória para Administração Pública Federal, que define as novas regras e diretrizes de serviços terceirizados, em especial a:
· Planejamento para todas as fases da terceirização;
· Estudos preliminares;
· Gerenciamento de riscos;
· Instrumento de medição de resultados – IMR;
· Remuneração variável;
· Conta vinculado;
· Pagamento pelo fato gerador.
· Gestão do contrato com a adequada atuação dos novos atores: Fiscais do usuário, técnico, administrativo e gestores;
· Controles imprescindíveis quanto à reposição do profissional ausente;
· Custos não renováveis na prorrogação contratual;
· Planilha de custos – preocupações.
B) AUDITANDO ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO
· Fase interna da licitação;
· Elaboração do edital;
· Definição do objeto da licitação;
· Riscos (fraudes) no Pregão e na licitação;
· Especificação de bens e serviços – Regras básicas – vícios;
· Cláusulas restritivas ao caráter competitivo da licitação Indicação de marca ou de especificações exclusivas;
· Projeto básico e termo de referência;
· Jogo de planilha;
· Preço Superfaturado e preço inexequível;
· O parecer da assessoria jurídica;
· Cláusulas necessárias; Vigência e prorrogação;
· Serviços de natureza continuada;
· Caracterização e peculiaridades;
· Prorrogação da vigência contratual;
· Custos renováveis;
· Alteração contratual – aditivos;
· Alterações contratuais legalmente admitidas;
· Pressupostos das alterações contratuais limites;
· Alterações unilaterais qualitativas;
· Alterações unilaterais quantitativas: acréscimo e supressão de escopo Reequilíbrio econômico-financeiro;
· Aplicação do limite legal;
· CONFEA – Erro Crasso – limites;
· Órgãos externos de Fiscalização;
· Subcontratação – Regras;
· Outros tipos de contratos: Aliança, EPC, Turn key e Empreitada Integral;
· Contratação direta: dispensa e inexigibilidade;
· Dispensa em razão do valor;
· Parcelamento do objeto X fracionamento da despesa;
· Pressupostos da contratação emergencial;
· Emergência X urgência X falta de planejamento X fraude;
· Fornecedor exclusivo – cautelas.
Auditoria com Foco em Contratos de Serviços Terceirizados, de Acordo com a IN 05/17