Graduação

Em Volta Redonda

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Volta redonda

  • Duração

    5 Anos

Pode atuar como profissional liberal ou contratado por escritório de arquitetura, empresas de engenharia, construtoras, incorporadoras e qualquer outro empreendimento que tenha objetivos e produtos destinados para edificações industriais, comerciais e residenciais, exteriores e interiores e paisagismo, comunicação visual, design de mobiliário e ergonomia, entre outros conteúdos relacionados à prát. Dirigido a: O arquiteto projeta e organiza espaços internos e externos, de acordo com a funcionalidade, a estética e o conforto. Planeja construções, reformas e ambientes, além de projetar objetos, escolher materiais, gerenciar os custos e acompanhar a obra. Deve conhecer os problemas habitacionais e dos serviços urbanos, os desequilíbrios do sistema econômico e a deterioração do meio ambiente.

Instalações

Localização

Início

Volta Redonda (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rua Deputado Geraldo Di Biase, 81 Aterrado - Volta Redonda - Rj Cep: 27213-080, 27213-080

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do UGB faz parte do Instituto de Ciências Sociais e Humanas do UGB e é realizado em 10 períodos. O curso é reconhecido pelo Decreto 71338/72 e obteve conceito 3, no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE). É coordenado pelo Professor Washington Braga Lima Netto, Doutor em Arquitetura pela UFF.

O que é?

O arquiteto projeta e organiza espaços internos e externos, de acordo com a funcionalidade, a estética e o conforto. Planeja construções, reformas e ambientes, além de projetar objetos, escolher materiais, gerenciar os custos e acompanhar a obra. Deve conhecer os problemas habitacionais e dos serviços urbanos, os desequilíbrios do sistema econômico e a deterioração do meio ambiente.

Como o curso se organiza?

O Curso de Arquitetura e Urbanismo foi concebido de acordo com seus objetivos tomando-se como base "As Diretrizes Curriculares Nacionais - Resolução CNE/CES Nº. 06 de 02 de Fevereiro de 2006". Na operacionalização da matriz curricular, muitos aspectos mantiveram-se fiéis à sua concepção, no entanto, alguns desses aspectos são revistos e/ou ajustados em face a necessidades cotidianas, institucionais ou mesmo de caráter emergencial. Outro aspecto considerado foi o perfil do profissional a ser formado de tal forma que este se integrasse perfeitamente à realidade dos profissionais atuantes na região. Adicionalmente, a sua adequação tecnológica para suprir eventuais demandas de profissionais de Arquitetura e Urbanismo nesta região ou em outras em nível nacional e, finalmente, procurou-se colocar componentes curriculares que lhes fornecessem uma base para que eles pudessem pleitear a continuidade dos seus estudos em Programas de Pós-Graduação.

Por que estudar no UGB?

Porque o curso de Arquitetura e Urbanismo do UGB foi concebido e planejado a fim de integrar atividades práticas e teóricas. Essa integração proporciona ao aluno autoconfiança para as funções que assumirá e experiência em trabalhos com grupos, essenciais ao exercício da profissão; o estímulo à iniciativa e ao empreendimento sem descuidar, entretanto, da sensibilidade para lidar com os problemas sociais, acima de tudo, despertar a vontade e o interesse de aprender sempre, de atualizar-se continuamente, atuando como um agente multiplicador da ética, da cidadania e da consciência preservacionista dos valores humanos e naturais do país, visando principalmente a melhoria do padrão de vida de cada indivíduo.

Infra-estrutura do Curso

O curso conta com os seguintes laboratórios: Laboratório de Tecnologia, para vivencia de experiências práticas e ensaios laboratoriais na área de tecnologia de concreto, instalações e materiais; Laboratório de Plástica, onde o aluno já ao início do curso tem contato com a experiência de modelagem e experimentação de modelos reduzidos; Laboratório de Conforto Ambiental, para poder simular situações de insolação e iluminação para determinar os melhores condicionantes de conforto ambiental; Laboratório de Computação Gráfica, onde o aluno tem contato com os mais avançados softwares de computação gráfica do mercado; Sala de Trabalho de Curso, onde o aluno juntamente com o seu orientador desenvolve as atividades de seu trabalho de fim de curso contando com toda a infra-estrutura necessária, tais como computadores, impressoras, plotadoras, scanner de alta resolução e mesa digitalizadora; Sala de Audiovisuais, onde são disponibilizados todos os recursos de multimídia para uso dos alunos em suas atividades; Ateliês de Projetos e Desenhos, que são salas amplas e equipadas com mobiliário próprio para as atividades práticas de desenho e projeto.

O profissional de Arquitetura e Urbanismo

Pode atuar como profissional liberal ou contratado por escritório de arquitetura, empresas de engenharia, construtoras, incorporadoras e qualquer outro empreendimento que tenha objetivos e produtos destinados para edificações industriais, comerciais e residenciais, exteriores e interiores e paisagismo, comunicação visual, design de mobiliário e ergonomia, entre outros conteúdos relacionados à prática profissional do arquiteto. Como ferramenta de projeto arquitetônico e de representação do espaço urbano, o aluno poderá utilizar-se de suportes informáticos na elaboração, por exemplo, de maquetes eletrônicas e de documentação do projeto.

Em instituições governamentais e em empresas que desenvolvem atividades de planejamento territorial e urbano, saneamento, obras, projeto ambiental, ecologia e paisagismo em áreas públicas, projetos voltados para construções de unidades habitacionais de interesse social ou voltadas à classe média, e/ou industriais; o aluno poderá participar também e contribuir na realização de estudos de impacto ambiental em áreas urbanas.

O egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo do UGB estará apto a desenvolver pesquisa em diversos campos como: patrimônio histórico, tecnologias de construção com ênfase em materiais e técnicas construtivas, metodologias de projeto arquitetônico e urbanístico em áreas de interesse social, em instituições de caráter público e/ou privado.

Arquitetura e Urbanismo

Preço para verificar