Alfabetização eCultura Escrita na Educação e no Ensino Fundamental: Perspectivas ecríticas
Pós-Graduação
Em Mogi Das Cruzes
Descrição
-
Tipologia
Pós-Graduação
-
Local
Mogi das cruzes
-
Horário de aulas
500h
Formar pedagogos e demais profissionais interessados em atuar junto a instituições educacionais, intervindo sobre o processo de ensino e aprendizagem da cultura escrita. Discutir as concepções e teorias orientadoras dos processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita sob uma perspectiva crítica. Possibilitar uma sólida estrutura teórico-prática que embase a atuação profissiona.. Dirigido a: Profissionais graduados, pedagogos, educadores, psicólogos e demais profissionais envolvidos com o atendimento educacional.
Instalações
Localização
Início
Início
Opiniões
Programa
- Formar pedagogos e demais profissionais interessados em atuar junto a instituições educacionais, intervindo sobre o processo de ensino e aprendizagem da cultura escrita.
- Discutir as concepções e teorias orientadoras dos processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita sob uma perspectiva crítica.
- Possibilitar uma sólida estrutura teórico-prática que embase a atuação profissional voltada para a reflexão e compreensão acerca dos elementos que configuram o processo de escolarização, especialmente em termos da leitura e da escrita.
Disciplinas:
Democratização da Educação: aspectos filosóficos e históricos
Políticas Públicas em Educação: legislação e financiamento
Psicologia Escolar: processos de exclusão e inclusão
Alfabetização no Brasil: implicações históricas na construção do saberes escolares
O pensamento construtivista e a Psicogênese da Língua Escrita: propostas de alfabetização popular
Contribuições da perspectiva histórico-cultural para a educação escolar: a crítica emergente
Projetos de leitura na escola: resignificando o tempo e o espaço das aprendizagens
A produção textual no processo de alfabetização: a escrita na escola e no cotidiano
Linguagens na infância: variadas formas de leitura e representação
Oficina de projetos: elaborando estratégias de intervenção nos processos de aprendizagem da cultura escrita
Monografia I
Monografia II
Temas atuais em Educação
Estágio curricular Supervisionado em Alfabetização
Coordenação:
Profª Drª Tatiana Platzer do Amaral
Assistente Prof. Mestrando Luciano N. S. Cores
Público-Alvo:
Profissionais graduados, pedagogos, educadores, psicólogos e demais profissionais envolvidos com o atendimento educacional.
Alfabetização eCultura Escrita na Educação e no Ensino Fundamental: Perspectivas ecríticas