UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande

      Agronomia

      UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande
      Em Varzea Grande

      R$922
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      Informação importante

      Tipologia Graduação
      Local Varzea grande
      Horário de aulas 4740h
      • Graduação
      • Varzea grande
      • 4740h
      Descrição

      Instalações (1)
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      Varzea Grande
      Av. Dom Orlando Chaves, N.º 2.655 - Bairro Cristo Rei Várzea Grande - Mato Grosso - Brasil - Cep 78118-900, 78118-900, Mato Grosso, Brasil
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      Programa

      Missão
      Proporcionar, em parceria com a sociedade, um ensino inovador e de qualidade, articulado com a pesquisa, a extensão e a prestação de serviços, formando profissionais éticos, com cultura geral, competência técnica, flexibilidade intelectual e socialmente comprometidos, capazes de viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro e, particularmente da região Centro-Oeste. Visão Ser uma das melhores instituições de ensino, pesquisa e tecnologia agrícola do país, competitiva, capitalizada, reconhecida como centro de referência na criação e desenvolvimento tecnológico para a agricultura.


      Perfil do Formando
      É um curso eclético, visando à formação de profissionais habilitados em todos os ramos das ciências agrárias, tanto de pesquisa quanto de ensino e extensão rural, em órgãos públicos ou empresas privadas. O engenheiro agrônomo é capacitado para atuar nas seguintes áreas: 1) Fitotecnia - desenvolvimento e aplicação de técnicas de manejo e produção de plantas frutíferas, ornamentais; produção de grãos, fibras, raízes, hortaliças, dentre outras. 2) Conservação e Manejo de Solos - sistemas de cultivo convencional e plantio direto, rotação de culturas, adubação verde, terraceamento e outras técnicas de conservação., 3) Controle Fitossanitário - controle químico, biológico e integrado de pragas e doenças das diversas culturas. 4) Nutrição e Adubação - necessidades nutricionais das plantas, adubação química e orgânica. 5) Processamento e Armazenamento de Grãos e Sementes - instalações e equipamentos para beneficiamento e conservação de grãos e sementes. 6) Melhoramento - obtenção de novos cultivares de plantas através de melhoramento genético e seleção. 7) Paisagismo e Floricultura - cultivo de flores, construção de praças e jardins, arborização, gramados. 8) Topografia - medição de áreas, curvas de nível, planejamento físico. 9) Pecuária - manejo, reprodução e melhoramento animal, formação de pastagens, conservação de forragens, construção de currais, estábulos e silos. O Curso objetiva formar um profissional capaz de organizar e dirigir um conjunto de atividades, incluindo: planejamento, análise, concepção, coordenação de processos e produtos; técnicas de produção; organização administrativa, avaliações e perícias, bem como capaz de desenvolver estudos, pesquisas, consultorias, pareceres, ensaios, divulgação técnica e controles de qualidade. Para tanto, o perfil profissional contempla conhecimentos multidisciplinares e vivências das rotinas agronômicas, em particular, no âmbito da interseção dos aspectos econômicos e administrativos, e de suas realidades em âmbitos locais e regionais. O Projeto Político Pedagógico do Curso de Agronomia tem como objetivo formar um profissional com o seguinte perfil:
      Domínio dos métodos da ciência;
      Sólida formação técnico-científica;
      Atuação ética, espírito crítico e visão holística;
      Consciência ecológica e econômica;
      Compromisso com o desenvolvimento sustentável;
      Competência comunicativa, argumentativa e de trabalho em equipe;
      Capacidade de gerenciamento de recursos;
      Habilidade empreendedora e de liderança;
      Versatilidade para ir do geral ao particular e do particular ao geral.

      Diferencial
      Considerando a importância das disciplinas de vivência do agronegócio, o Curso de Agronomia tem em sua estrutura curricular o Estágio Residência Agronômica, obrigatório, com carga horária mínima de 600 horas, na fase de conclusão do curso, no oitavo e/ou nono semestre. É um conjunto de atividades para complementação curricular do aluno, desenvolvido em parceria com empresas, instituições de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, de caráter privado ou público e cooperativas, devendo ser o mais abrangente possível em cada área de conhecimento escolhida. O Curso proporciona o desenvolvimento do saber através do ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, foram firmadas parcerias com Instituições de pesquisa e de produção, privadas e governamentais, como: EMBRAPA, APROSOJA, EMPAER-MT, FEALQ/ESALQ/USP, FAPEMAT, UFMT, IAC, IAPAR, IEL, INDEA, FAMATO, FETAGRI e diversas empresas rurais. Áreas Profissionais de atuação do Engenheiro Agrônomo A área de formação e atuação do Engenheiro Agrônomo faz desta profissão uma das mais privilegiadas. O profissional pode exercê-la de múltiplas maneiras, como por exemplo, no campo, ao ar livre, quando trabalha com os cultivos; em ecossistemas naturais e na criação de animais; em ambientes protegidos como estufas, laboratórios, escritórios de planejamento e assessoria técnica e salas de aula. O profissional da agronomia pode atuar como autônomo (liberal) ou manter vínculo empregatício. As atribuições do Engenheiro Agrônomo, definidas pelo Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (CREA), são em número de 43, entre elas: planejamento, elaboração de projetos, comercialização, orientação técnica, vistoria, perícia, parecer técnico, ensino, pesquisa, controle de qualidade da produção agrícola e animal, florestamento e reflorestamento, biotecnologia, conservação do meio-ambiente, engenharia agrícola, hidráulica e mecânica. Na formação necessária para a nova concepção do profissional de Agronomia foram identificados alguns dos diferentes espaços sociais de atuação profissional que se encontram consubstanciadas desde a Lei N° 5.194, de 24 de dezembro de 1966, regulando o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrônomo; e da Resolução N° 218, de 29 de junho de 1973, do CONFEA. As áreas de atuação do Engenheiro Agrônomo são:
      Produção Vegetal
      Produção Animal
      Manejo Ambiental
      Economia e Administração Agroindustrial
      Engenharia Rural
      Tecnologia Agroindustrial
      Corpo Docente - Descrição Atualmente, o Curso conta com 7 doutores, 26 mestres e 4 especialistas, cuja produção científica se distribui nas seguintes áreas:
      agrometeorologia (previsão de doenças, modelagem do crescimento e desenvolvimento de plantas e demanda hídrica das culturas);
      fitossanidade (nematologia, fauna de solo em sistema de cultivo, plantas daninhas, tecnologia de aplicação, Entomologia agrícola);
      fitotecnia (manejo ecológico na agricultura familiar, produção e tecnologia de sementes, ensaios nacionais e regionais de mamona, arroz e girassol, nutrição do algodoeiro, horticultura orgânica, bananicultura, fertirrigação, diagnósticos das cadeias produtivas da madioca, algodão e cana-de-açúcar, avaliação de adubos verdes);
      micotoxinas e outros contaminantes de alimentos (fungos e micotoxinas associados à cultura do milho, ocorrência de fumonisinas no milho);

      Modalidade de Oferta
      Regular

      Turno de Oferta
      Período Integral (matutino e vespertino)

      Grau Ofertado
      Bacharelado

      Estrutura Curricular
      A estrutura do Curso baseia-se nas Diretrizes Curriculares para o curso de graduação em Engenharia Agronômica ou Agronomia, com estrutura concretizada através da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Prestação de Serviço, fundamentada no desenvolvimento de condutas e atitudes com responsabilidade técnica, econômica, ambiental e social, tendo como princípios:
      Respeito à fauna e flora;
      Conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água;
      Uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente;
      Emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo;
      Atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício de atividades profissionais;
      Comportamento ético.
      O currículo organiza-se em quatro núcleos, cada um com os respectivos conjuntos de disciplinas mais o estágio supervisionado, contemplando atividades que garantem a formação do perfil desejado do profissional, bem como a coexistência entre teoria e prática. O primeiro núcleo é composto por três conjuntos de disciplinas e os demais, por dois. O arranjo das disciplinas em cada conjunto é flexível e dinâmico, podendo sofrer rearranjos por motivo de planejamento e indicação pedagógica a cada período letivo, de forma a otimizar o desenvolvimento acadêmico, a produção do conhecimento, e a formação integrada.


      1º Núcleo: Eixo temático - Estudos Básicos

      Disciplinas

      CH (h)

      1º Conjunto de Disciplinas Investigação Científica
      60

      Produção de Leitura e de Texto
      60
      Química Geral e Analítica
      80
      Informática
      60
      Biologia Celular
      60
      Morfologia e Sistemática Vegetal
      100
      Zoologia
      60

      2º Conjunto de Disciplinas Sociologia
      60

      Bioquímica
      80
      Cálculo
      80
      Desenho Técnico
      60
      Ecologia Geral e Aplicada
      60
      Anatomia e Fisiologia Animal
      60
      Ética e Exercício Profissional
      40


      3º Conjunto de Disciplinas Filosofia
      60

      Estatística
      60
      Cartografia e Topografia
      80
      Geologia
      60
      Física
      60
      Fisiologia Vegetal
      80
      Microbiologia
      60

      Total do Primeiro Núcleo
      1.380 h/a

      2º Núcleo: Eixo Temático - Geociências Aplicadas, Engenharia Rural e Tecnologia Agropecuária

      Disciplina

      CH (h)

      4º Conjunto de Disciplinas Construções Rurais
      60

      Hidráulica e Irrigação
      80
      Meteorologia e Climatologia
      80
      Genética
      60
      Mecânica e Mecanização Agrícola
      80
      Gênese, Morfologia e Classificação de Solo
      80


      5º Conjunto de Disciplinas

      Geoprocessamento e Georeferenciamento
      80
      Forragicultura e Pastagens
      60
      Nutrição Animal
      60
      Entomologia Geral
      60
      Experimentação Agrícola
      60
      Melhoramento de Plantas
      60
      Fitopatologia Geral
      60
      Fertilidade do Solo
      60

      Total do Segundo Núcleo
      940 ha

      3º Núcleo: Eixo Temático - Tecnologia Agropecuária, Administração e Economia Rural e Meio Ambiente

      Disciplina

      CH (h)


      6º Conjunto de Disciplinas Nutrição de Plantas
      60
      Manejo e Conservação do Solo e da Água
      60
      Zootecnia dos Ruminantes
      60
      Zootecnia dos Não Ruminantes
      60
      Entomologia Aplicada
      60
      Fitopatologia Aplicada
      60
      Plantas Daninhas e Seu Controle
      60
      Produção e Tecnologia de Sementes
      60

      7º Conjunto de Disciplinas Olericultura
      60
      Agricultura I
      60
      Agricultura II
      60
      Fruticultura
      60
      Tecnologia de Aplicação de Defensivos
      60
      Economia e Administração Rural
      60
      Tecnologia de Pós-Colheita
      60
      Optativa
      60

      Total do Terceiro Núcleo
      960

      4º Núcleo: Eixo Temático - Administração e Economia, Tecnologia Agropecuária

      Disciplina

      CH (h)


      8º Conjunto de Discipinas Comercialização de Produtos Agrícolas
      60
      Agricultura III
      60
      Silvicultura
      60
      Tecnologia de Alimentos
      60
      Biotecnologia
      40
      Plantas Ornamentais e Paisagismo
      40
      Gestão de Empresas e Marketing
      60
      Optativa
      60

      9º Conjunto de Disciplinas Estágio de Residência Agronômica
      600

      Total do Quarto Núcleo
      1.040


      Resumo dos Componentes Curriculares

      Conteúdos Científicos
      3.720 h.

      Estágio Supervisionado
      600 h.
      Trabalho de Conclusão do Curso - TCC
      60 h.
      Atividades Complementares
      300 h


      Total
      4.680 h.

      Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
      A pesquisa é investigação com método científico e de forma sistemática, sem, contudo, deixar de valorizar o conhecimento do cotidiano, de onde na maioria das vezes é o ponto de partida para a realização de pesquisas importantes para a sociedade, pois o saber é uma produção coletiva e que envolve normalmente diversas formas de expressão do conhecimento, surgindo da atuação dos homens na vida real através da inter-relação com a natureza. São objetivos da pesquisa no curso de Agronomia:
      Consolidar o potencial do Curso de Agronomia como referência nacional para geração de conhecimento na agricultura;
      Inserir o Curso de Agronomia no processo de nucleação de competências científicas no cenário nacional;
      Valorizar a participação do Curso de Agronomia nas políticas de pesquisa do Estado.
      Parte-se do entendimento de que a pesquisa acadêmica compreende toda investigação que utiliza método científico com o instrumento de descoberta e diálogo com a realidade. A atitude investigativa é fundamental para o processo ensino-aprendizagem, pois desenvolve novas formas de pensar, de observar, de refletir e fazer, tornando-se um importante caminho para se chegar ao desvelamento da realidade. A Extensão é o canal de comunicação da academia com a comunidade, por meio da aplicação dos resultados do ensino e da pesquisa à realidade circundante, através de diferentes métodos e técnicas. É, por conseguinte, o elo entre o Curso como meio de integração e como instrumento de troca recíproca. É a abertura da academia à comunidade, através de cursos, programações culturais, serviços e outras atividades. A Extensão constitui-se ainda, em tarefa essencial do Curso, além de ser o principal caminho de integração com a comunidade rural. O Curso de Agronomia do UNIVAG, tendo como princípio a valorização da qualidade, presta serviços laboratoriais à comunidade nas áreas de Solos, Plantas, Fertilizantes e Corretivos (com Conceito "A" pelo controle de qualidade da EMBRAPA), de Sementes, Fitopatologia, Entomologia, Geoprocessamento, Microbiologia dos alimentos, Nutrição Animal, Tecnologia de Alimentos, Zoologia e Microbiologia.

      Infra-Estrutura de Ensino
      O Curso disponibiliza amplas salas de aula refrigeradas, 20 (vinte) laboratórios, assim relacionados: Solos (física e química de solos, fertilizantes e corretivos - conceito A pelo controle de qualidade da EMBRAPA); Fitopatologia (doenças de plantas e sementes, faz parte do consórcio anti-ferrugem da Soja - EMBRAPA-SOJA); Entomologia (insetos pragas e inimigos naturais); Botânica; Zoologia; Geologia; Microbiologia; Microscopia; Genética; Cultura de Tecidos; Sementes e plantas daninhas; Mecânica, máquinas e implementos agrícolas; Hidráulica e Irrigação; Nutrição animal; Tecnologia de alimentos; Geoprocessamento; Química e Bioquímica; Anatomia e Fisiologia Animal; Desenho Técnico. O Curso ainda utiliza uma área de 70.000 m2, com várias espécies frutíferas (citrus, manga, acerola, fruta do conde, figo, coco, banana, graviola e maracujá, entre outros), localizada no próprio Campus, denominada Campo Experimental, com áreas relacionadas a seguir.
      Estação Meteorológica Convencional e Automática.
      Campo Agrostológico.
      Setores de Meteorologia, de Horticultura, de Cultivo Protegido, de Forragicultura, de Fruticultura, de Máquinas e Implementos Agrícolas e de Irrigação e Drenagem. Este último conta com sistemas de irrigação por aspersão convencional, por gotejamento e microaspersão, Pivô central de 2 ha marca Valley, além de 03 Caixas d'água de 10.000 l, 01 motor eletrico com bomba centífuga Thebe R8, conjunto de anéis cilíndricos metálicos, com 30 cm de altura, e larguras de 26 cm e 50 cm para teste de VIB, banca de testes de bombas, lisímetro, tensiômetros, entre outros.



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