Graduação

Em Campo Grande

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Campo grande

  • Duração

    4 Anos

Instalações

Localização

Início

Campo Grande (Mato Grosso do Sul)
Ver mapa
Av. Tamandaré, Tamandaré-Jardim Seminário - Campo Grande/Ms Cep 79 117 900, 79117 900

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Histórico

Reconhecida como universidade, a UCDB passa a expandir sua oferta de cursos, com base em um planejamento elaborado no período de transição das Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso para Universidade. Em função da realidade econômica de Mato Grosso do Sul, que vem registrando franca expansão, das exigências da própria economia nacional e mundial; e, da necessidade de adequação à atual legislação, o curso de Agronomia foi criado curricularmente com o intuito de que o seu projeto pedagógico evidenciasse sua adequação ao momento atual.

Atendendo-se a uma análise de necessidades e vocação regionais e microrregionais, incontestavelmente, defronta-se com a exigência da implantação do Curso de Agronomia. Seja esta análise fruto da observação da realidade econômica ou sócio-educacional; seja pelas potencialidades a serem concretizadas; seja pela abrangência da irradicação desenvolvimentista que a formação de profissionais voltados à área que este Curso atende - a existência da Agronomia é um marco para que Campo Grande e o seu raio de atuação encontrem de forma mais rápida e eficiente, o seu caminho progressista. Portanto, partindo de Campo Grande - cidade polo, e visualizando os seus limites, mais próximos ou mais distantes, a implantação do Curso de Agronomia só satisfaz e favorece a um pedaço do Brasil ansioso por um novo despertar.


Regime de Matrícula: Semestral
Forma de Ingresso: Concurso Vestibular

Modalidade
Bacharelado

Vagas
O número de vagas oferecidas é de 80 alunos por sala.

Turno
O referido curso disponibilizará suas aulas no período diurno/integral.


Concepção

O agrônomo, tem características específicas no campo da Agronomia, com atuação compromissada com o equilíbrio entre o desenvolvimento sócio-econômico e a manutenção das condições de sustentabilidade na área agronômica. O interesse e a preocupação demonstrados pelo homem através da sua história, com o controle e o manejo do seu ecossistema é, hoje em dia, muito mais evidenciado no mundo moderno.
As diversas e profundas mudanças que se processam na área das ciências agrárias e a crescente necessidade de se abastecer com alimentos um mercado que vem evoluindo na proporção direta do crescimento populacional, levaram a UCDB à criação do Curso de Agronomia.



Finalidade

Cabe ao Curso de Agronomia formar o profissional com capacidade criatividade e crítica, identificando e participando, com visão ética e humanística, no atendimento às demandas individuais e sociais relacionadas aos problemas sócio-econômicos, gerenciais e organizacionais.

O profissional que a UCDB prepara para o mercado de trabalho desenvolve sua conduta com responsabilidade técnica e social adotando como princípios o respeito à fauna e flora conservando e/ou recuperando o solo, o ar e a água. Usando racionalmente os recursos tecnológicos, atendendo às expectativas da comunidade, empregando o raciocínio reflexivo e a értca, o profissional formado pela UCDB estará capacitado à adaptação criativa, inteligente, flexível e crítica às situações diferentes e novas.


Objetivos

Formar profissionais habilitados a prestarem serviços técnicos a orientação e solução das necessidades e problemas ligados ao desenvolvimento das atividades agropecuárias regionais e nacionais, buscando o aumento da produtividade e qualidade das culturas fitotécnicas nas lavouras, pastagens e nas Empresas Rurais, além de iniciá-las na pesquisa das atividades inerentes as atribuições decorrentes do Curso.


Profissional Pretendido


Melhorar a produção agrícola sem agressão ao meio ambiente é o que a UCDB considera em um profissional da Agronomia. O agrônomo que se pretende deve ser capaz de:



· Pesquisar e orientar o uso de adubos, defensivos e rações;


· Acompanhar a produção desde o plantio até a comercialização;


· Zelar pela exploração nacional da terra, água, flora e fauna, além de recuperar solos deteriorados;


· Definir procedimentos próprios para cada cultura;


· Acompanhar as instalações rurais e sistemas de drenagem; e irrigação;


· Desenvolver pesquisas de insetos, fungos e bactérias;


· Controlar o uso de sementes, adubos e agrotóxicos;Aumentar a produtividade e resistência de espécies vegetais e animais;


· Planejar propriedades rurais e delimitar terrenos definindo áreas para obras de infraestrutura;


· Cuidar da alimentação, saúde e reprodução de rebanhos acompanhando sua adaptação ao ambiente.


O profissional em Agronomia tem por missão promover a perfeita interação das espécies vegetais e animais ao meio ambiente criatório, visando, desta feita, o melhor proveito econômico, por parte do empresário rural.
Nesta difícil empreitada, o Agrônomo reúne em seus 4 anos de treinamento e estudos, os subsídios técnicos que o permitirão obter êxito em sua tarefa. A perfeita complementação disciplinar, nas áreas de Fitotécnia e Zootecnia permitem ao Engenheiro Agrônomo somar conhecimentos na área de produção das Empresas Rurais, relacionadas às culturas de campo e a produção de sementes, assim como os conhecimentos da área Zootécnica, que subsidiam o profissional a atuar na alimentação animal.

Desta maneira, somando-se as características extensionistas intrínsecas da profissão. O Engenheiro Agrônomo procura fazer demais ciências, principalmente da Química, Biologia, Matemática e Humanas para promover a perfeita interação do trinômio PLANTAS - SOLOS - PRODUTIVIDADES, na difícil arte do cultivo racional da terra.
Mato Grosso do Sul desponta no perfil nacional como um mercado de produção agropecuária, dispondo de uma das maiores áreas territoriais do país, com solos férteis, clima ideal e de grande potencial de produção. Com este mercado, praticamente inesgotável, o Eng. Agrônomo vem no auxílio do empresário rural, para melhor orientá-lo.


Agronomia

Preço para verificar