
Administração de Empresas
FCRS - Faculdade Católica Rainha do Sertão
Em Quixadá
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Informação importante
Tipologia | Graduação |
Local | Quixadá |
Duração | 8 Semestres |
- Graduação
- Quixadá
- Duração:
8 Semestres
Formar Bacharéis de prestígio e competência nas diferentes áreas do conhecimento da Administração de Empresas, aptos a ingressarem nas melhores instituições de ensino de pós-graduação, nacionais ou estrangeiras, ou assumirem, com desenvoltura posições no setor produtivo regional, nacional ou transnacional, centrados no desenvolvimento da sociedade brasileira.
Instalações e datas
Início | Localização |
---|---|
Consultar |
Quixadá
Rua Juvêncio Alves, 660 - Centro - Quixadá-Ceará, 63900-000, Ceará, Brasil Ver mapa |
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Programa
Informações
Duração: 08 semestres
Turno: Noturno
Campus: II
Portaria: Portaria de Autorização do Curso n º 158 de 12/01/04 do Ministério da Educação
Mensalidade: R$ 499,20
Coordenador(a): Polyana Karina Mendes Ximenes
Contextualização
O Curso de Administração de Empresas da Faculdade Católica Rainha do Sertão, fundamentado em valores cristãos, tem como missão contribuir significativamente para o desenvolvimento auto-sustentado e bem-estar de nosso povo a partir da competente e racional pesquisa científica nos diversos campos das ciências administrativas, da inteligente difusão destes conhecimentos necessários aos melhores interesses de nossa sociedade e da formação, na excelência do ensino, de administradores líderes, comprometidos e de prestígio nas diversas áreas do conhecimento administrativo, sempre à luz da ética e da moral cristã.
Tendo por princípio a primazia do trinômio: qualidade acadêmica, compromisso social e desenvolvimento sobre o interesse puramente mercantil, sem abdicar da rentabilidade do empreendimento que constitui instrumento vital para a consecução dos seus objetivos e missão.
Formas de Avaliação
O Projeto de Avaliação do Ensino e da Aprendizagem pretende ter uma definição clara do que se quer avaliar e como se dará essa avaliação.
O que avaliar
A ênfase da avaliação da aprendizagem será as competências e habilidades que se hão de formar nos alunos para que estes adquiram o perfil desejado. Os conteúdos serão entendidos e usados mais como um meio para o aluno demonstrar a aquisição das competências intelectuais e habilidades.
Como avaliar
Avaliar competências e habilidades baseando-se em procedimentos inovadores, diversificados e interdependentes e instrumentos a fim de consolidar a avaliação e a medida.
A estratégia central para avaliar questões que envolvam valores como ética, relação interpessoal, respeito às diferenças, etc. requer a participação atuante e comprometida dos alunos no processo de sua aprendizagem/avaliação, o que inclui estabelecer critérios para a promoção de uma avaliação de auto-gestão consciente e auto-avaliação criteriosa. Deve haver orientação necessária a cada caso e em cada situação, conforme as bases de um ensino preocupado em que o aluno aprenda e se desenvolva.
A avaliação requer que todos os passos do processo ensino/aprendizagem tenham sua relevância, por isso que as modalidades de avaliação diagnóstica, formativa e somativa serão aqui empregadas.
A avaliação diagnóstica será utilizada no processo seletivo de ingresso ao curso, por meio da análise dos resultados do vestibular, para classificação e inclusão no curso.
A avaliação formativa será a modalidade marcante de acompanhamento do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. A avaliação de processo permitirá não somente a verificação da situação do aluno, mas também será útil para corrigir falhas nas estratégias pedagógicas e nos materiais didáticos utilizados.
A avaliação somativa terá como principal finalidade a classificação ao final de determinados períodos, tendo em vista a promoção sucessiva do aluno, para levá-lo à certificação e à diplomação. Nessa modalidade de avaliação deverão ser considerados os conteúdos aprendidos pelo aluno e os procedimentos e atitudes relativos ao uso desses conteúdos, tudo isso atrelado a um contexto significativo.
Para se obter uma avaliação fidedigna, as técnicas e instrumentos avaliativos deverão ser diversificados e viáveis, com objetivos claros para a aplicação de cada um.
O projeto pretende abranger situações de auto-avaliação e avaliação compartilhada, sempre na intenção de facilitar a verificação das competências adquiridas, selecionando as técnicas e os instrumentos a serem utilizados. Adiante se apresenta um elenco básico dessas técnicas e dos principais instrumentos de verificação, o que não significa dizer que esses se esgotam nos exemplos descriminados.
Principais Técnicas
Entrevistas, observações, realização de eventos pedagógicos, aplicação de testes de conhecimento e supervisão de atividades discentes.
Principais Instrumentos
Testes e provas escritas, pareceres analíticos, portfólios, registros e anotações organizados para fins determinados, trabalhos escritos individuais, incluindo monografia, trabalhos de equipe, apresentação oral ou procedimental (por meio da organização de dinâmicas dirigidas/executadas pelos alunos).
Todas as técnicas e instrumentos empregados deverão ter critérios definidos que possibilitam a avaliação da aprendizagem em sua dimensão da aquisição do saber (conteúdos), do saber ser (atitudes) e do saber fazer (procedimentos).
Mercado de Trabalho
Dentre outras áreas, o egresso do curso poderá atuar nas organizações:
·Identificando, criando e desenvolvendo oportunidades para abertura e condução de novos negócios;
·Participando da gestão de empresas privadas, seja na direção, controle, planejamento, desenvolvimento de estratégias, análise funcional de métodos e processos produtivos; e em áreas técnicas das organizações, como Produção, Pessoas, Marketing, Finanças, Materiais e Administração Geral;
·Assessorando e/ou prestando consultoria e assessoria em processos organizacionais, elaboração de planos de negócios, planos de marketing e análises estratégicas organizacionais.
Objetivo
Formar Bacharéis de prestígio e competência nas diferentes áreas do conhecimento da Administração de Empresas, aptos a ingressarem nas melhores instituições de ensino de pós-graduação, nacionais ou estrangeiras, ou assumirem, com desenvoltura posições no setor produtivo regional, nacional ou transnacional, centrados no desenvolvimento da sociedade brasileira.
Difundir e socializar inteligentemente o saber acumulado das ciências administrativas dentre a sociedade a qual se serve.
Estimular a inquietação reflexiva, a insatisfação com o saber científico contemporâneo e o sabor pela investigação, criação e o desenvolvimento científico.
Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento pessoal e profissional, estimulando a visão ética dos problemas do mundo atual, e em particular, dos regionais e nacionais.
Perfil de Egresso
Os egressos dos cursos de Administração de Empresas do Instituto Filosófico Teológico Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão destacar-se-ão pelas seguintes características:
Ética
Consciência social-cristã e, acima de tudo, comportamento ético e moral em todas as relações humanas.
Metodicidade Analítica
Competência metodológica no desdobramento e compreensão de problemas.
Criatividade
Capacidade de solucionar, com originalidade, problemas novos e inesperados.
Agilidade Decisorial
Desembaraço em ambientes sob pressão e dinâmicos que requeiram poder decisorial ágil e eficaz.
Liderança
Confiabilidade, postura e carisma que dignifiquem a profissão e a IES de origem.
Versatilidade
Competência analítica específica, ecleticidade generalística e compreensão dinâmico-holística do ambiente e mundo contemporâneo.
Empreendedorismo
Fé na capacidade de fazer acontecer
Duração: 08 semestres
Turno: Noturno
Campus: II
Portaria: Portaria de Autorização do Curso n º 158 de 12/01/04 do Ministério da Educação
Mensalidade: R$ 499,20
Coordenador(a): Polyana Karina Mendes Ximenes
Contextualização
O Curso de Administração de Empresas da Faculdade Católica Rainha do Sertão, fundamentado em valores cristãos, tem como missão contribuir significativamente para o desenvolvimento auto-sustentado e bem-estar de nosso povo a partir da competente e racional pesquisa científica nos diversos campos das ciências administrativas, da inteligente difusão destes conhecimentos necessários aos melhores interesses de nossa sociedade e da formação, na excelência do ensino, de administradores líderes, comprometidos e de prestígio nas diversas áreas do conhecimento administrativo, sempre à luz da ética e da moral cristã.
Tendo por princípio a primazia do trinômio: qualidade acadêmica, compromisso social e desenvolvimento sobre o interesse puramente mercantil, sem abdicar da rentabilidade do empreendimento que constitui instrumento vital para a consecução dos seus objetivos e missão.
Formas de Avaliação
O Projeto de Avaliação do Ensino e da Aprendizagem pretende ter uma definição clara do que se quer avaliar e como se dará essa avaliação.
O que avaliar
A ênfase da avaliação da aprendizagem será as competências e habilidades que se hão de formar nos alunos para que estes adquiram o perfil desejado. Os conteúdos serão entendidos e usados mais como um meio para o aluno demonstrar a aquisição das competências intelectuais e habilidades.
Como avaliar
Avaliar competências e habilidades baseando-se em procedimentos inovadores, diversificados e interdependentes e instrumentos a fim de consolidar a avaliação e a medida.
A estratégia central para avaliar questões que envolvam valores como ética, relação interpessoal, respeito às diferenças, etc. requer a participação atuante e comprometida dos alunos no processo de sua aprendizagem/avaliação, o que inclui estabelecer critérios para a promoção de uma avaliação de auto-gestão consciente e auto-avaliação criteriosa. Deve haver orientação necessária a cada caso e em cada situação, conforme as bases de um ensino preocupado em que o aluno aprenda e se desenvolva.
A avaliação requer que todos os passos do processo ensino/aprendizagem tenham sua relevância, por isso que as modalidades de avaliação diagnóstica, formativa e somativa serão aqui empregadas.
A avaliação diagnóstica será utilizada no processo seletivo de ingresso ao curso, por meio da análise dos resultados do vestibular, para classificação e inclusão no curso.
A avaliação formativa será a modalidade marcante de acompanhamento do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. A avaliação de processo permitirá não somente a verificação da situação do aluno, mas também será útil para corrigir falhas nas estratégias pedagógicas e nos materiais didáticos utilizados.
A avaliação somativa terá como principal finalidade a classificação ao final de determinados períodos, tendo em vista a promoção sucessiva do aluno, para levá-lo à certificação e à diplomação. Nessa modalidade de avaliação deverão ser considerados os conteúdos aprendidos pelo aluno e os procedimentos e atitudes relativos ao uso desses conteúdos, tudo isso atrelado a um contexto significativo.
Para se obter uma avaliação fidedigna, as técnicas e instrumentos avaliativos deverão ser diversificados e viáveis, com objetivos claros para a aplicação de cada um.
O projeto pretende abranger situações de auto-avaliação e avaliação compartilhada, sempre na intenção de facilitar a verificação das competências adquiridas, selecionando as técnicas e os instrumentos a serem utilizados. Adiante se apresenta um elenco básico dessas técnicas e dos principais instrumentos de verificação, o que não significa dizer que esses se esgotam nos exemplos descriminados.
Principais Técnicas
Entrevistas, observações, realização de eventos pedagógicos, aplicação de testes de conhecimento e supervisão de atividades discentes.
Principais Instrumentos
Testes e provas escritas, pareceres analíticos, portfólios, registros e anotações organizados para fins determinados, trabalhos escritos individuais, incluindo monografia, trabalhos de equipe, apresentação oral ou procedimental (por meio da organização de dinâmicas dirigidas/executadas pelos alunos).
Todas as técnicas e instrumentos empregados deverão ter critérios definidos que possibilitam a avaliação da aprendizagem em sua dimensão da aquisição do saber (conteúdos), do saber ser (atitudes) e do saber fazer (procedimentos).
Mercado de Trabalho
Dentre outras áreas, o egresso do curso poderá atuar nas organizações:
·Identificando, criando e desenvolvendo oportunidades para abertura e condução de novos negócios;
·Participando da gestão de empresas privadas, seja na direção, controle, planejamento, desenvolvimento de estratégias, análise funcional de métodos e processos produtivos; e em áreas técnicas das organizações, como Produção, Pessoas, Marketing, Finanças, Materiais e Administração Geral;
·Assessorando e/ou prestando consultoria e assessoria em processos organizacionais, elaboração de planos de negócios, planos de marketing e análises estratégicas organizacionais.
Objetivo
Formar Bacharéis de prestígio e competência nas diferentes áreas do conhecimento da Administração de Empresas, aptos a ingressarem nas melhores instituições de ensino de pós-graduação, nacionais ou estrangeiras, ou assumirem, com desenvoltura posições no setor produtivo regional, nacional ou transnacional, centrados no desenvolvimento da sociedade brasileira.
Difundir e socializar inteligentemente o saber acumulado das ciências administrativas dentre a sociedade a qual se serve.
Estimular a inquietação reflexiva, a insatisfação com o saber científico contemporâneo e o sabor pela investigação, criação e o desenvolvimento científico.
Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento pessoal e profissional, estimulando a visão ética dos problemas do mundo atual, e em particular, dos regionais e nacionais.
Perfil de Egresso
Os egressos dos cursos de Administração de Empresas do Instituto Filosófico Teológico Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão destacar-se-ão pelas seguintes características:
Ética
Consciência social-cristã e, acima de tudo, comportamento ético e moral em todas as relações humanas.
Metodicidade Analítica
Competência metodológica no desdobramento e compreensão de problemas.
Criatividade
Capacidade de solucionar, com originalidade, problemas novos e inesperados.
Agilidade Decisorial
Desembaraço em ambientes sob pressão e dinâmicos que requeiram poder decisorial ágil e eficaz.
Liderança
Confiabilidade, postura e carisma que dignifiquem a profissão e a IES de origem.
Versatilidade
Competência analítica específica, ecleticidade generalística e compreensão dinâmico-holística do ambiente e mundo contemporâneo.
Empreendedorismo
Fé na capacidade de fazer acontecer