ULBRA Universidade Luterana do Brasil

      Administração

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      Em Canoas

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      Informação importante

      Tipologia Graduação
      Local Canoas
      Duração 4 Anos
      • Graduação
      • Canoas
      • Duração:
        4 Anos
      Descrição

      Tem como objetivo geral formar administradores capazes de desenvolver a competência profissional, alicerçada na base técnica, científica e humanista. O profissional pode atuar em qualquer área que envolva negócios e gestões industriais, comerciais e de serviços.
      Dirigido a: O curso capacita o profissional a ser gestor de organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

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      Canoas
      V. Farroupilha, Nº 8001 · Bairro São José, 92425-900, Rio Grande do Sul, Brasil
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      Programa

      O Curso
      O curso capacita o profissional a ser gestor de organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Focaliza para o empreendedorismo, com base na capacidade de análise do mercado e conhecimentos técnicos e de recursos humanos para planejar, organizar, liderar e controlar os variados setores do ambiente organizacional.
      Tem como objetivo geral formar administradores capazes de desenvolver a competência profissional, alicerçada na base técnica, científica e humanista. O profissional pode atuar em qualquer área que envolva negócios e gestões industriais, comerciais e de serviços.
      Objetivos Específicos
      • Oportunizar o desenvolvimento da expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas relações interpessoais e intergrupais;
      • Incentivar o raciocínio lógico e analítico para trabalhar de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
      • Provocar o reconhecimento de problemas para equacionar as soluções;
      • Incentivar a criatividade, determinação política, administrativa, e de aprender, abertura às mudanças, consciência da qualidade e implicações éticas do exercício profissional;
      • Estimular a capacidade de transferir conhecimentos de vida e de experiência profissional para o ambiente de trabalho e do campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais;
      • Desenvolver a capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
      • Propiciar informações e estimular a capacidade de realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas (gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais);
      • Oportunizar a atuação nos processos que exigem a tomada de decisão;
      • Estimular o raciocínio estratégico, fundamentado nas informações.
      Mercado de Trabalho
      O mercado de trabalho para o profissional em Administração é extremamente amplo, pois o mesmo pode se inserir em organizações de diferentes áreas e setores. Os profissionais poderão atuar em diferentes contextos organizacionais para garantir a sustentabilidade e a excelência.
      A lei que regulamenta a profissão é n.º 4.769, de 9 de setembro de 1965. O curso prepara o acadêmico para o mercado nas áreas de meio ambiente, logística, terceiro setor, varejo e serviços, empreendedorismo, gestão da inovação tecnológica e marketing internacional.
      Diferenciais do Curso
      O curso apresenta um currículo com ênfase em áreas de interesse dos alunos, embasado nas diretrizes curriculares do Ministério da Educação, bem como no PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade.
      Os alunos são orientados a desenvolver a capacidade de raciocínio lógico; a comunicação; a criatividade; a liderança; a flexibilidade; o relacionamento humano e a negociação, com uma visão empreendedora e estratégica, buscando alternativas para as melhorias necessárias para o sucesso organizacional.
      Através do curso, o acadêmico está apto a ingressar no mercado de trabalho, pois as disciplinas da matriz curricular atendem as exigências estabelecidas para a jornada profissional. Desta forma, o curso proporciona para o egresso um vasto campo de oportunidades de trabalho, bem como a sua atuação como empreendedor do seu próprio negócio.
      Missão
      Ser o curso comprometido com a formação do profissional em administração com visão empreendedora, focado na excelência e na sustentabilidade das organizações.

      Atividades Complementares
      O curso, atendendo as exigências estabelecidas pela LDB Lei nº 9394/96, artigo 3º (incisos IX, X e XI), considera as atividades complementares como mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante, através de estudos, troca de experiências e práticas independentes, ou seja, com conteúdos extracurriculares que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso.
      São atividades complementares da Graduação em Administração aquelas realizadas fora da matriz curricular e pertinentes para o aprofundamento da formação acadêmica na área da Administração.
      Dividem-se em três grupos:
      • Ensino
      • Pesquisa
      • Extensão

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