Abordagem Eclética à Indisciplina Escolar
Curso
Online
* Preço indicativo
Montante original emEUR:
70 €
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Dirigido a
Para profissionais
-
Metodologia
Online
-
Duração
8 Semanas
Dotar os formandos de variadas ferramentas conceituais e práticas para compreender e intervir na indisciplina escolar. Dirigido a: professores, psicólogos, pais, diretores de escolas, formadores de professores
Opiniões
Professores
Alzira Fernandes
psicóloga educacional - formação em psicoterapia
Programa
333300; font-size: 18pt;">Abordagem Eclética à Indisciplina Escolar
Introdução
1- As alterações sociais e a escola inclusiva
2- De que falamos quando dizemos “indisciplina”
3- Conhecer-se a si e à realidade dos alunos
4- Introdução ao conflito e à mudança
Promoção reflectida da disciplina
1- Promoção reflectida da disciplina
2- O educador
3- Promoção da disciplina
- Ferramentas
- Promover a auto-estima
- Aumentar a auto-responsabilidade
- Aceitar a responsabilidade
- Auto-monitorização
4- Promover a disciplina - um comportamento sequencial em 4 passos
5- Estabelecer prioridades, limites e regras
6- Porque é que as crianças e jovens se comportam "mal"? - testemunho
7- Dicas
Menu de estratégias de prevenção e orientação
1- Menu de estratégias de prevenção
- Ensinar valores e comportamentos
- Mudar o ambiente e a situação
- Aumentar o sentimento de segurança
- Aumentar a auto-estima
2- Menu de estratégias de orientação
Gestão contingencial do comportamento
1- Introdução
2- Análise funcional do comportamento
- Exercícios
3- Ajudar as pessoas a mudar o seu comportamento
- Falta de motivação ou falta de competências?
- Pré-requisitos para a mudança de comportamento
- Questionário de crenças
- Exercício
A gestão contingencial do comportamento - Intervenções na gestão dos comportamentos
1- Introdução
2- Competências do educador para realizar este tipo de intervenção
3- Tipos de consequências: naturais, lógicas, sociais e simbólicas
4- Estratégias para fortalecer comportamentos
5- Guia para o uso do reforço
6- A escolha dos reforços
7- Escalas de reforço
8- Os programas de reforço
- Shaping
- Fading
- Chaining
- Contrato
- Economia de fichas
9- Estratégias para enfraquecer comportamentos
- Reforço de comportamentos incompatíveis
- Extinção
- Punição
10- Uso integrado das técnicas
11- Passos para o ensino de competências
12- Intervenções baseadas nos pontos fortes
- Entrevistas
13- Construção de plano compreensivo
Gestão da crise e dos conflitos
1- Introdução ao modelo de intervenção na crise LSCI
- O stress na crise
- O ciclo da crise na criança/jovem
- O ciclo da crise no adulto
2- O desafio para o adulto
- O adulto e a contra-agressão
- Gerir a sua resposta emocional
- Estabelecer metas para a sua intervenção
3- O paradigma do ciclo do conflito - quebrar o conflito
4- Caso
5- Os estádios e as estratégias
6- Caracterização dos jovens problemáticos
7- A re-educação segundo Nicholas Hobbs
Gestão da crítica
1- Introdução
2- Pistas para dar crítica construtiva
3- Porque a crítica é tão mal vista
4- Estratégia vs. acaso
5- Crítica: apreensão, avaliação, interpretação
6- Porque é que as pessoas criticam
7- Tipos de crítica
8- Dar e receber crítica
- Sugestões
- Vieses, filtros e preconceitos
- A corrente da crítica
- Criticar vs ser criticado
9- Dez estratégias para fazer crítica
10- Estratégias para responder à crítica : Aceitar, Enevoar, Clarificar, Repudiar
A comunicação e a (in)disciplina
1- Introdução - aspectos gerais da comunicação não-verbal e verbal
- O questionamento
2- Modelo de Comunicação Ecléctico (Feliciano Veiga)
- Escuta activa
- Auto-revelação
- Retorno
- Outras estratégias
- Categorias comunicacionais competitivas
- Categorias comunicacionais resolutivas
- Efeitos da comunicação competitiva ou resolutiva
3- A assertividade
4- A comunicação no gabinete de gestão de conflitos
- Competências de abertura e convite
- Reflexão de sentimentos
- Competências de escuta activa
Histórias e metáforas - A abordagem narrativa
1 - As bases da abordagem narrativa
2- Pilares da abordagem narrativa na escola - aplicação às situações de desrespeito
3 - O papel dos contextos
4 - As perspectivas
5 - As histórias e a sua aplicação na mudança dos comportamentos
Introdução aos tipos de personalidade de Junge Myers-Briggs
1- A tipologia de personalidade de Jung e Myers-Briggs
2- O autoconhecimento
3- Os tipos de personalidade no conflito
Abordagem Eclética à Indisciplina Escolar
* Preço indicativo
Montante original emEUR:
70 €