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Tecnólogo

A Distância

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Descrição

  • Tipologia

    Tecnólogo

  • Metodologia

    A distância

  • Local

    Viçosa

  • Horário de aulas

    880h

O curso tem como objetivo oferecer a capacitação técnica para a prestação de serviços turísticos, de forma a atender à demanda de pessoas interessadas em trabalhar na área, mas que enfrentam obstáculos para frequentar um curso presencial. Dirigido a: Profissionais atuantes nas áreas de turismo e hotelaria, que possuam o ensino médio completo (ou que estejam cursando o ensino médio, a partir do 2° ano) que pretendem aprofundar seus conhecimentos e obter qualificação técnica na área; · Outros interessados com ensino médio completo (ou cursando o ensino médio, a partir do 2° ano), que desejam atuar no setor de turismo e adquirir conhecimentos nessa área.

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Viçosa (Mato Grosso)
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fantástico

Avaliação do curso

O recomendam

Avaliação do Centro

Maria Eunice dos Santos

5.0
19/02/2019
O melhor: Geralmente valorizado e autentico,e bom conteúdo.
A melhorar: Melhorar o aprendizado do aluno e querer o comentário do conteúdo do assunto. Satisfeito e com interesse em aprender mais,
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Programa

Possibilita ao técnico desenvolver suas habilidades de gestão e de comunicação, fundamentais para quem pretende atuar no setor.


Objetivos:

O curso tem como objetivo oferecer a capacitação técnica para a prestação de serviços turísticos, de forma a atender à demanda de pessoas interessadas em trabalhar na área, mas que enfrentam obstáculos para frequentar um curso presencial.
Objetivos específicos
· Desenvolver instrumentos práticos pedagógicos que atendam às necessidades do mercado de trabalho e garantam o desenvolvimento das aptidões e aspirações pessoais;
· Promover o comprometimento com o desenvolvimento turístico local, regional e estadual, por meio da qualificação profissional empreendedora;
· Ampliar a oferta e a variedade de cursos do Campus Florestal, em consonância com sua tradição no ensino técnico de qualidade, que é referência na região.


Públic-Alvo:

Pode ser dividido em duas categorias principais:
· Profissionais atuantes nas áreas de turismo e hotelaria, que possuam o ensino médio completo (ou que estejam cursando o ensino médio, a partir do 2° ano) que pretendem aprofundar seus conhecimentos e obter qualificação técnica na área;
· Outros interessados com ensino médio completo (ou cursando o ensino médio, a partir do 2° ano), que desejam atuar no setor de turismo e adquirir conhecimentos nessa área.


Conteúdo:

O Curso Técnico em Turismo a distância é estruturado em seis módulos bimestrais, totalizando um ano e meio para sua conclusão. As aulas são organizadas de forma a oferecer o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas, monitoradas on-line por professores e tutores de cada disciplina, de acordo com prazos pré-fixados ao início de cada módulo.

Recomenda-se uma jornada diária média de estudos de quatro horas, nas quais o aluno procederá à leitura do material didático, à execução das atividades propostas e aos contatos online com professores e tutores. Propomos ainda que sejam realizados encontros presenciais a cada dois meses, com o objetivo de promover atividades práticas, plantões de dúvidas e avaliações bimestrais de aprendizagem.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Apresentamos abaixo as diretrizes que devem nortear a elaboração dos conteúdos programáticos pelos professores de cada disciplina:

Agenciamento e Transportes
Descrição geral das agências de viagens - classificação, tipologia e organização, produtos e clientes; glossário específico do setor; tipos de transportes e elaboração de roteiros turísticos.

Administração

Conceito de empresa turística. A importância e as principais características das atividades de serviço. Administração estratégica e gerencial. Administração de recursos humanos em empresas turísticas. Administração mercadológica em empresas turísticas. Administração financeira em empresas turísticas.

Alimentos e bebidas

Teoria e técnica de alimentos e bebidas. Restauração. Tipos de estabelecimentos, equipamentos, serviços e atendimento. Estruturas. Organização dos serviços de alimentos e bebidas. Serviço de bar. Tipos de serviços. Fluxos de serviços. Planejamento e elaboração de menus. Técnicas de arrumação de salas e de decoração de mesas. Eventos, copa e café da manhã.

Contabilidade

Princípios e normas contábeis; estrutura e classificação dos elementos patrimoniais; sistema básico de contabilidade; noções sobre as demonstrações contábeis.

Estrutura e Organização em Meios de Hospedagem

Tipos de meios de hospedagem e sua classificação (meios de hospedagem, unidades habitacionais, diárias, empresa hoteleira, características dos serviços de hotelaria, classificação dos meios de hospedagem, outros tipos de meios de hospedagem, flat service). Estrutura e organização dos meios de hospedagem. Características de cada produto da hospedagem. Principais exigências da legislação brasileira frente à atividade hoteleira (contrato de hospedagem, FNRH / BOH, cartão de hóspede, direitos do hóspede consumidor, livro de opiniões dos hóspedes, impressos sobre preços, fixação e informações de preços, utilização de símbolos oficiais, atendimento portaria / recepção, controle e fiscalização, taxa de serviço).

Gestão e organização de eventos

Planejamento e organização de eventos; cerimonial, etiqueta, protocolo e ética; tratamento e trajes. Solenidades diversas.

História e patrimônio cultural brasileiro

Cultura, memória e identidade. Patrimônio histórico: conceito e políticas de preservação. Patrimônio histórico no Brasil. A inserção do patrimônio cultural na prática do turismo.

Informática

Noções de sistemas operacionais e planilhas eletrônicas; processadores de textos; redes de computadores e Internet.

Inglês

Leitura e compreensão de textos, dando ênfase à compreensão oral. Funções e estruturas básicas da língua. Comunicação oral através de pequenos diálogos, enfatizando tanto a prática nas funções e estruturas básicas da língua, como em situações específicas da área de turismo.

Legislação turística

Conhecimentos básicos do Direito que possibilitem a compreensão e aplicação da legislação específica sobre o turismo. Legislação turística e Código de Defesa do Consumidor.

Marketing turístico

Conceitos de Marketing Turístico. Planejamento Estratégico e de Marketing. O Ambiente Turístico e de Hospitalidade. Segmentação e Comportamento do Consumidor. O Marketing Mix Turístico e de Hospitalidade. O Produto e Serviço Turístico e de Hospitalidade. Preços e Custos. Distribuição e Logística. O Composto Promocional no Marketing do Turismo. Marketing de Relacionamento.

Meio ambiente

Características estruturais e funcionais dos sistemas ecológicos naturais. Características dos principais ecossistemas brasileiros. Conceitos de conservação e preservação ambientais. Noções de estudos de impacto ambiental. Bases teóricas do desenvolvimento sustentável. Educação ambiental. Legislação ambiental.

Metodologia de ensino à distância

Fundamentos da Educação a Distância: conceitos, histórico e
políticas. Estilos de aprendizagem. Tecnologias de informação e comunicação em EaD.
Estrutura e funcionamento da EaD. Sistemas e acompanhamento em EaD e seus atores. Avaliação na modalidade EaD. Estudos de caso.

Planejamento e gestão do turismo I

Planejamento (Conceitos, Planejamento Estratégico, tático, operacional, participativo e integrado). Desenvolvimento espontâneo X desenvolvimento dirigido. Metodologias de Inventários turísticos (avaliação e hierarquização de atrativos e equipamentos: algumas teorias; Instrumento de coleta de dados: entrevista, questionário, formulário de pesquisa de campo). Pesquisa de demanda turística. Processo de planejamento: formação de equipes e fontes de pesquisa; metas do planejamento integral do turismo. Diagnóstico da oferta turística municipal.

Planejamento e gestão do turismo II

Prognóstico. Proposições: programas, projetos e prazos. Avaliação e controle: conceitos. Políticas públicas. A teoria do espaço turístico. Turismo e a utilização do Espaço Geográfico. A percepção geográfica do Turismo Local. A produção de cenários turísticos. O espaço geopolítico e o Turismo. Território e Turismo. Turismo e ordenação do espaço urbano.

Recreação e lazer

Conceituação e classificação de Recreação, Lazer e Tempo Livre. O recreacionista e sua função no setor turístico. Atividades físicas como fator de saúde e qualidade de vida. Planejamento e organização de atividades de lazer.

Redação e expressão oral

No decorrer do curso, o aluno deverá desenvolver as habilidades intelectuais de reflexão, interpretação, análise e síntese, através de leitura e de interpretação de textos; aperfeiçoar e enriquecer o uso da língua como instrumento de compreensão e expressão, através de revisão gramatical, e redigir redação jornalística, comercial e oficial.

Segmentos do Turismo

O mercado turístico: motivações e características da demanda na formação de segmentos turísticos. Segmentos turísticos: turismo rural e agroturismo; turismo ecológico e de natureza, turismo na terceira idade, turismo de aventura, turismo GLS, turismo cultural ferroviário, turismo gastronômico, turismo social, turismo cultural, turismo de saúde, turismo de eventos, turismo de negócios, turismo single, turismo religioso e turismo acadêmico.

Teoria Geral do Turismo

Histórico do turismo no Brasil e no mundo; introdução ao Sistema Turístico; segmentos do turismo; tendências para o desenvolvimento do turismo.

Estágio supervisionado obrigatório
O estágio curricular é composto de atividades técnicas desempenhadas pelo aluno, objetivando complementar o ensino teórico ministrado nas diversas disciplinas. Consiste na prestação de serviços por parte de alunos em entidades de direito público ou privado, na qualidade de estágio e sob a supervisão de professor previamente designado. Para a conclusão do curso, é obrigatória a realização de estágio supervisionado com carga horária de 150 horas.


Metodologia:

Por considerar indispensável a reflexão e a comunicação no processo educacional, os cursos da CEAD utilizam um ambiente virtual de aprendizado - o PVANet - que dispõe de diferentes mecanismos de interação cursista-professor. Portanto, é fundamental que o aluno tenha acesso à Internet, pois as novas tecnologias da informação e da comunicação - nTICs -, além de mediar o processo de construção da aprendizagem, asseguram aos estudantes o desenvolvimento de novas habilidades.

O professor pode programar as atividades para cada semana, facilitando a orientação dos estudantes. Com base na apresentação das áudio-aulas, das leituras e dos testes de autoavaliação, podem ser promovidos e provocados debates e interações aluno-aluno e aluno-professor, utilizando o fórum ou outra ferramenta interativa.

De acordo com o curso, também podem ser programados encontros presenciais, aulas complementares de reforço, utilizando videoconferência ou web conferência.

No espaço do PVANet de cada curso, são disponibilizados conteúdos nos mais diferentes formatos: Apostila para impressão e leitura com o material básico do curso; Biblioteca para leituras complementares; áudio-aulas e/ou videoaulas; e Interações e Simulações.

Para a comunicação estudante-estudante, estudante-tutor, estudante-professor e tutor-professor, devem ser utilizadas as seguintes ferramentas: Correio eletrônico; Fórum; Chat; Perguntas&Respostas, e Web Conferência. Para garantir a reflexão, serão privilegiadas as atividades assíncronas.

As particularidades de cada curso estão descritas no ícone Regime Didático.


Certificação:

s normas relativas ao sistema de avaliação do curso técnico em Turismo estão descritas no Regime Didático dos cursos técnicos a distância do Campus Florestal, no capítulo III - Da avaliação do rendimento acadêmico. Da mesma forma, as disposições relativas a desligamento e exame complementar estão descritas no Regime Didático.

Turismo

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