Turismo

Faculdade São Lucas
Em Porto Velho

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • Porto velho
  • Duração:
    6 Semestres
Descrição

O turismo é considerado, atualmente, por diversos países, depois da indústria do petróleo e seus derivados, como a segunda atividade mais importante para o desenvolvimento econômico, por gerar divisas, propiciar interações sociais e culturais, utilizar as premissas do desenvolvimento sustentável, favorecer a geração de empregos diretos e indiretos, e proporcionar o equilíbrio da balança comercial.
Dirigido a: O profissional da área de Turismo deve estar apto a atuar num mercado altamente promissor, porém competitivo, exigente e em constante transformação. Deve, portanto, saber buscar alternativas, perseguir oportunidades e eleger métodos e técnicas que melhor atendam ao público-alvo. Um profissional, enfim, que garanta a qualidade dos produtos turísticos, a operação e a gestão eficientes, o planejamento das atividades, tudo isso embasado nos modernos princípios da sustentabilidade.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Porto Velho
Rua Alexandre Guimarães, 1927 - Areal, 76.804-373, Rondônia, Brasil
Ver mapa

Programa

PERFIL DO CURSO


Habilitação: Bacharelado

Ato de autorização: Portaria Ministerial nº 1.714 de 03/12/1999

Reconhecimento: Portaria Nº 1096 de 29/04/2004, com vigência a partir do 2º semestre de 2007, período noturno

Carga Horaria 2.880 - Alteração de grade publicada no D.O.U. de 22/08/2007, seção 03, pág 118, retificada no D.O.U. de 11/10/2007, pág 128.

Regime escolar: Seriado semestral - 06 semestres

Turno de funcionamento: Noturno

Perfil do curso:
O turismo é considerado, atualmente, por diversos países, depois da indústria do petróleo e seus derivados, como a segunda atividade mais importante para o desenvolvimento econômico, por gerar divisas, propiciar interações sociais e culturais, utilizar as premissas do desenvolvimento sustentável, favorecer a geração de empregos diretos e indiretos, proporcionar o equilíbrio da balança comercial, aumentar a arrecadação de impostos e fomentar os investimentos da iniciativa privada na região receptora, até o ponto de ser considerada a segunda atividade mundial mais importante.

Diante dessas informações, a Faculdade São Lucas, buscou elaborar um projeto pedagógico voltado para as necessidades do mercado, a partir de pesquisas realizadas juntos às entidades que representam empresas ligadas direta e indiretamente, ao turismo, bem como aos organismos governamentais e não governamentais, portanto o Curso de Turismo da Faculdade São Lucas foi dividido em duas fases distintas, porém correlatas:

A primeira fase corresponde aos quatro primeiros semestres letivos que visa instrumentalizar o discente à aquisição de conhecimentos básicos e de análises multidisciplinares e sistêmicas.
A segunda, correspondente aos quatro últimos semestres, a Faculdade São Lucas procurou direcionar à profissionalização, voltada para os aspectos gerenciais e de planejamento, com enfoque interdisciplinar, sistêmico e holístico. Neste, o estágio torna-se obrigatório, assumindo o papel fundamental de promoção e inserção dos alunos no mercado de trabalho.

O Curso de Turismo da Faculdade São Lucas proporciona aos alunos três vertentes bem definidas:

- Organização, gestão e desenvolvimento de empreendimentos turísticos;
- Planejamento integrado e estratégico do turismo;
- Espectro amplo e consciente da realidade nacional, regional e local.

Tais ênfases se orientam no sentido de comprometer o aluno com a ciência, com uma visão sociocultural apurada, o destino e o uso adequado dos espaços turísticos e a ampliação das oportunidades profissionais.
É premissa do curso estimular o aluno a assumir a responsabilidade de ser sujeito ativo e consciente de sua própria formação, participando do processo pedagógico, de modo a que se estabeleça um sistema permanente de renovação dos conteúdos ministrados.

O Curso de Turismo da Faculdade São Lucas pretende, sobretudo, a preparação de profissionais altamente qualificados para a atividade turística, setor de grande importância socioeconômica, que se encontra em fase de expansão e para a qual a oferta de quadros com formação superior é insuficiente. Tem-se, contudo, como objetivo formar profissionais capazes de dar respostas às demandas por recursos humanos nas áreas de planejamento integrado e estratégico, de gestão e organização de empreendimentos voltados para o turismo.

O profissional da área de Turismo deve estar apto a atuar num mercado altamente promissor, porém competitivo, exigente e em constante transformação. Deve, portanto, saber buscar alternativas, perseguir oportunidades e eleger métodos e técnicas que melhor atendam ao público-alvo. Um profissional, enfim, que garanta a qualidade dos produtos turísticos, a operação e a gestão eficientes, o planejamento das atividades, tudo isso embasado nos modernos princípios da sustentabilidade.



Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais