Graduação

Em Rio De Janeiro

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Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Rio de janeiro

  • Duração

    4 Anos

Os graduados em instrumento de sopro atuam como solistas, cameristas, músicos de orquestra, de bandas com repertório erudito e popular e conjuntos de música antiga.

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Rio De Janeiro (Río de Janeiro)
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Programa

Os graduados em instrumento de sopro atuam como solistas, cameristas, músicos de orquestra, de bandas com repertório erudito e popular e conjuntos de música antiga.
A disciplina propicia o estudo do trombone, com suas características e sua importância como instrumento de orquestra, de conjuntos camerísticos e como instrumento solista. De forma prática e com gradativo domínio das técnicas, aborda as potencialidades técnicas e expressivas do instrumento e o repertório específico das diversas épocas da história da música..

Desenvolver o conhecimento de técnicas específicas do instrumento, capacitando o aluno a integrar qualquer formação musical. Dotar o instrumentista de capacidades para enfrentar desafios de ordem técnica a serem superados e a empreender conquistas na expressividade do instrumento e na elaboração artística e estética da performance de composições em seu instrumento. Habilitar o instrumentista para trabalhar futuramente não apenas com o repertório de Música de Concerto como também com o repertório não-erudito, buscando desenvolver correlatamente o aprimoramento da técnica de improvisação e a criatividade musical.

Aulas individuais ou em grupos, inclusive combinando o trombone com outros instrumentos. Audição de gravações e concertos ao vivo, propiciando análise crítica do que foi observado. Leitura à primeira vista do repertório sinfônico e de câmara.

Coordenação: Ruy Wanderley
Corpo Docente: Sérgio de Jesus

Ingressar no curso:
· Prova de Núcleo Comum - Redação
· Entrevista
· Teoria Geral da Música

Bibliografia Básica da Prova de Teoria Musical:
MED, Bohumil. Teoria da Música. 2ª ed. Brasília: Thesaurus, 1980. SCLIAR, Ester. Teoria Musical. São Paulo: Editora Novas Metas, 1985.
ZAMACOIS, Joaquim. Teoria de la Música. 5ª ed. Livro I e II. Buenos Aires: Ed. Labor S.A., 1967.

· Ditado Melódico
· Prática Instrumental
1. Mecanismo: Execução de escalas em terças maiores e menores, arpejos com até cinco
acidentes
2. Execução do Estudo nº. 4, do Método Pereti
3. Execução de uma peça, livre escolha, de preferência autor brasileiro

Carga horária: 2440h
Duração: 4 anos | 8 períodos

Disciplinas:
· Análise Musical
· Atividades Complementares
· Canto Coral
· Cultura Popular Brasileira
· Estética
· Expressão Corporal
· Harmonia Funcional
· Harmonia Tradicional
· História da Música
· Iniciação Científica
· Introdução à Percepção Musical
· Leitura à Primeira Vista e Solfejo
· Música de Câmara
· Percepção Musical
· Prática de Conjunto e/ou Orquestra
· Prática Instrumental
· Seminários de Interpretação | Pesquisa de Repertório
· Técnicas de Redação
· Teoria Geral da Música
· Trombone

Trombone

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