TPM – Manutenção Produtiva Total – Total Productive Maintenance

ComÊxito
Online

R$89

Informação importante

  • Curso
  • Online
Descrição

Este Curso e-Learning de TPM  Manutenção Produtiva Total conduzirá você ao conhecimento da metodologia TPM, e, com as análises que faremos de teorias e de práticas, você vai ser capaz de atuar eficazmente na otimização do ciclo de vida de equipamentos.
Dirigido a: Técnicos, engenheiros, profissionais da qualidade, produção, processos, manutenção e demais interessados em aprender a implantar a Metodologia TPM.

Informação importante

Programa

Objetivos do Curso de TPM - Manutenção Produtiva Total

Este Curso e-Learning de TPM - Manutenção Produtiva Total conduzirá você ao conhecimento da metodologia TPM, e, com as análises que faremos de teorias e de práticas, você vai ser capaz de atuar eficazmente na otimização do ciclo de vida de equipamentos.
Com o Curso de TPM - Manutenção Produtiva Total, você irá:

· Vivenciar situações em que um trabalho em equipe se faz necessário, ao se implantar esta e outras ferramentas da qualidade;

· Conhecer os conceitos do TPM e suas relações com a manufatura;

· Analisar a implantação dessa metodologia, como uma atividade em time;

· Entender o porque do investimento das empresas nas práticas da qualidade, particularmente o TPM.

Conteúdo Programático

Módulo I

TPM - Manutenção Produtiva Total. Conceitos de TPM (princípios, benefícios, comunicação, perdas, envolvimento, habilidades em equipe dos operadores) e, também, a ligação do TPM com a ISO/TS 16949).

Módulo II

Os seis elementos fundamentais, que dão amparo à filosofia e à metodologia TPM.

Módulo III

Os sete passos operacionais, para a implantação eficaz do TPM, com ganhos de resultados para a organização.

Módulo IV

Auto gerenciamento do TPM e, também, Métodos de Solução de Problemas.

Módulo V

Técnicas de Troca Rápida de Ferramenta (SMED) e de Manutenção Centrada na Confiabilidade (RCM), partes integrantes do TPM.

Arquivos Extras

Slides do Curso de TPM - Manutenção Produtiva Total.

Público-Alvo

Técnicos, engenheiros, profissionais da qualidade, produção, processos, manutenção e demais interessados em aprender a implantar a Metodologia TPM.

Não são exigidos pré-requisitos do aluno para realizar este curso.

Características do Curso

O Curso TPM - Manutenção Produtiva Total é composto por aproximadamente 160 slides com áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências do instrutor, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 8 a 10 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 48 horas.
TPM - Manutenção Produtiva TotalConceito de TPM - Manutenção Produtiva Total

TPM -Manutenção Produtiva Total é uma metodologia que permite melhoria contínua nos processos produtivos e administrativos, operacionalizada com times de trabalhos multifuncionais, trabalhando em sintonia para melhorar a eficiência global dos equipamentos e processos dentro de suas áreas de trabalho (é uma mudança cultural da empresa):

Total

Todos os funcionários estão envolvidos

Objetiva eliminar todos os acidentes, defeitos, falhas e quebras

Produtiva

Ações são executadas enquanto a produção segue operando

Problemas de produção são minimizados

Manutenção

Manter tudo em boas condições

Consertar, limpar, lubrificar, manter

É um processo e não um programa. Como tal, ele deve ser difundido para todas as áreas da planta, divisões e áreas corporativas. Para assegurar o sucesso, todos os empregados devem estar envolvidos, em cada um de todos os níveis do processo e da organização. O sucesso deste processo é diretamente proporcional ao grau de envolvimento e participação ativa dos empregados da empresa. O TPM tem foco numa visão sistêmica, integrando os objetivos de eficiência e eficácia global dos processos de trabalho, utilizando times autônomos (APG = Atividades de Pequenos Grupos).

Princípio básico da Metodologia TPM : Ninguém conhece o equipamento / ferramenta, melhor do que o trabalhador que o opera diariamente. Assim, este pode e deve ajudar a prevenir quebras e danos, junto com a equipe de manutenção. Portanto, deve-se estabelecer políticas e metas, que projetam, promovem e dão suporte ao processo de melhoria (Responsabilidade da Direção). Deve ser entendido como um processo de suporte, para aumentar o desempenho do sistema de trabalho, através da melhoria da atividade produtiva como um todo (visão sistêmica, integrada). Precisa fazer parte das atividades diárias de todos os funcionários, que devem ser treinados e motivados para se envolverem nessas atividades.
TPM - Manutenção Preventiva, Preditiva e Corretiva

Manutenção Corretiva : Ações de manutenção conduzidas para restaurar um item defeituoso, para uma condição específica. Testes, medições e ajustes feitos para remover ou corrigir uma falha.

Manutenção Preventiva : É a manutenção feita, com o objetivo de manter o equipamento e as instalações em condições operacionais satisfatórias, fornecendo inspeção, detecção e correção sistemática de falhas incipientes, antes de sua ocorrência ou antes de se transformarem em grandes defeitos. Embora válida, é importante observar que há riscos, tais como falha de um equipamento ou erro humano, assim como em qualquer operação de manutenção. Ela é aprimorada pela manutenção centrada em confiabilidade (RCM), que tenta determinar as melhores tarefas, bem como pela manutenção preditiva.

Manutenção Preditiva : Determina a condição do equipamento em serviço, a fim de prever quando a manutenção deve ser realizada. Esta abordagem oferece economias de custos em relação à manutenção preventiva de rotina, ou com base no tempo, pois as tarefas são realizadas apenas quando necessárias. Objetiva avaliar a condição do equipamento, com monitoramento periódico ou contínuo (on-line), minimizando a interrupção das operações normais do sistema. Sua meta é fazer a manutenção "just in time", antes que ocorra falha no serviço. Ela contrasta com aquela baseada no tempo, onde é feita a manutenção, necessitando ou não, usando mão de obra intensiva, sendo ineficiente na identificação de falhas que ocorrem entre inspeções e baixa eficiência nos custos.As inspeções, com o equipamento em serviço, usam tecnologias para avaliar as condições do equipamento (infravermelho, acústica, ultra-som, análise de vibração, medições de nível sonoro, análise de óleo e outras).
Benefícios da Manutenção Produtiva Total (TPM)

São benefícios da Metodologia TPM: O ambiente de trabalho mais seguro, resultando em ganhos dos funcionários e da empresa; Maior segurança no trabalho, para todos os profissionais; Melhoria da qualidade, de processos e produtos; Produtividade incrementada; Aumento da abrangência das funções; Aumento dos conhecimentos, para todos; Aumento da capacidade de produção; Aumento dos lucros e participação nos benefícios.

Pirataria é Crime!

Atenção : ao se inscrever neste curso, você receberá uma licença individual e intransferível que não deve ser compartilhada. Qualquer cópia ou distribuição do material do curso a terceiros constitui violação de direitos autorais e está sujeita às sanções da lei.

Prazo e Funcionamento

O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.

Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.

Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.

Requisitos Técnicos

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

· Placa de som, para ouvir as aulas gravadas;

· Acesso rápido à Internet: é recomendado um acesso com mais de 54 kbps;

· Internet Explorer 5 ou superior com Flash Player (download gratuito);

· Microsoft Word e Acrobat Reader para a leitura das apostilas.

Observações Importantes

· Os preços praticados no site são para Pessoas Físicas. Os preços de venda para Pessoas Jurídicas são acrescidos de 30% do preço apresentado.

· As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.

· Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.

· As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.

· Não é permitida a distribuição do material.

· Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de uma pequena taxa.

· As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.