Tecnologia em Radiologia

AEMS - Faculdades Integradas de Três Lagoas
Em Tres Lagoas

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais

Informação importante

  • Tecnólogo
  • Tres lagoas
  • Duração:
    3 Anos
Descrição

Habilitar o profissional para atuar em vários radiodiagnósticos como na execução de tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultra-sonografia, densitometria óssea, mamografia e radiologia digital. Além de atividades na área da medicina nuclear e radiologia industrial.
Dirigido a: Deste modo, o perfil do Tecnólogo em Radiologia é o do profissional que realiza e gerencia as aplicações de radiações ionizantes para fins de diagnóstico médico e que atua em empresas que utilizam procedimentos radiológicos.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Tres Lagoas
Av. Ponta Porã, 2750 - Distrito Industrial, 79610-320, Mato Grosso do Sul, Brasil
Ver mapa

Programa

Objetivos

Gerais

Habilitar o profissional para atuar em vários radiodiagnósticos como na execução de tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultra-sonografia, densitometria óssea, mamografia e radiologia digital. Além de atividades na área da medicina nuclear e radiologia industrial.

Específicos

O objetivo do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia é formar profissional técnico de nível superior que utilize adequadamente e de forma otimizada, os equipamentos de alta tecnologia na área de produção de imagens voltadas para os serviços de saúde e industriais. Além de elaborar projetos para instalação de equipamentos para radiodiagnósticos, assessorar a aquisição de materiais emissores e detectores de radiação, desenvolver sistemas de controle para redução de perdas de filmes e identificar distorções nos sistemas visando otimização da imagem diagnóstica.

Perfil do Egresso
O Tecnólogo em Radiologia está habilitado a desenvolver atividades técnicas e científicas na área da saúde. Como técnico científico de nível superior, conhece e opera com destreza equipamentos de Radiologia Geral, Radiologia digital, Mamografia, Densitometria Óssea, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear, Radiologia Odontológica e Radioterapia, atendendo clientes multiprofissionais (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, engenheiros, administradores, dentre outros) e pacientes assim como atuando na área de processamento de imagens, administração de serviços radiológicos e gestão de qualidade, além de atividades na área de radiologia industrial.

Um Tecnólogo em Radiologia precisa ser exigente com os resultados técnicos, ter potencial para acompanhar os avanços tecnológicos, possuir visão humanista e gostar de interagir com pessoas, além da capacidade de trabalhar em equipe promovendo um ambiente amigável e cooperativo.

Deste modo, o perfil do Tecnólogo em Radiologia é o do profissional que realiza e gerencia as aplicações de radiações ionizantes para fins de diagnóstico médico e que atua em empresas que utilizam procedimentos radiológicos.

Áreas de Atuação Profissional

O mercado de trabalho para o Tecnólogo em Radiologia está crescendo. Novos equipamentos surgem com a necessidade de profissionais habilitados para operá-los. O Tecnólogo é fundamental na produção da imagem médica, auxiliando o médico a fazer um diagnóstico mais preciso. O profissional irá atuar nos serviços de radiodiagnóstico em hospitais públicos e particulares, clínicas de radiologia, além de serviços radiológicos de outra natureza como veterinária, indústria, medicina nuclear, empresas de equipamentos radiológicos, dentre outras.

Com os grandes avanços do Diagnóstico por Imagem, com a utilização de aparelhos que fazem uso de tecnologia avançada objetivando a aquisição de imagens cada vez melhores, é notória a necessidade de atualização constante dos profissionais que os manipulam, adquirindo conhecimentos apropriados para a realização de tais tarefas.

De acordo com a pesquisa realizada no mercado de trabalho, pode-se deduzir que o setor de diagnóstico por imagem e, de radioterapia também, estão interessados em profissionais com um preparo adequado e sistematizado, que buscam aprofundar seu conhecimento teórico e visam uma formação humana mais ampla.


Grade Curricular
ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR E DE SERVIÇOS RADIOLÓGICOS
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA I
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA II
ANATOMIA RADIOLÓGICA
BIOESTATÍSTICA
ELEMENTOS DE RADIOLOGIA CONVENCIONAL
ELETROMAGNETISMO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
EXAMES RADIOLÓGICOS I
EXAMES RADIOLÓGICOS II
EXAMES RADIOLÓGICOS ODONTOLÓGICOS
FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM
FÍSICA RADIOLÓGICA I
FÍSICA RADIOLÓGICA II
INCIDÊNCIAS RADIOLÓGICAS
INFORMÁTICA BÁSICA
INSTALAÇÕES RADIOLÓGICAS
INTRODUÇÃO A METODOLOGIA CIENTÍFICA
INTRODUÇÃO A RADIOLOGIA
LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL EM RADIOLOGIA
MAMOGRAFIA
MATEMÁTICA APLICADA
MEDICINA NUCLEAR
MICROBIOLOGIA, PARASITOLOGIA E IMUNOLOGIA
PATOLOGIA RADIOLÓGICA
PROTEÇÃO RADIOLÓGICA
PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO HUMANO
QUALIDADE EM IMAGEM
RADIOLOGIA DIGITAL
RADIOLOGIA INDUSTRIAL
RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA
RADIOLOGIA VETERINÁRIA
RADIOTERAPIA
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
ULTRA-SONOGRAFIA E DENSITOMETRIA