Técnicas em alta tensão

FUPAI - Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria
Em Itajubá

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Curso
  • Itajubá
  • 36 horas letivas
Descrição

Tem por objetivo apresentar as técnicas e equipamentos atualmente utilizados para geração e medição de altas tensões e correntes em ensaios de equipamentos e pesquisa aplicada. Além disso, realizar montagens experimentais e ensaios utilizando as técnicas e a estrutura de um Laboratório de Alta Tensão. O curso está dividido em 20 horas de aulas teóricas e 16 horas de aulas práticas. Nas aulas t...

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Itajubá
Rua Cel Renno, 7, 37500-050, Minas Gerais, Brasil
Ver mapa

Programa

Descrição:


Tem por objetivo apresentar as técnicas e equipamentos atualmente utilizados para geração e medição de altas tensões e correntes em ensaios de equipamentos e pesquisa aplicada. Além disso, realizar montagens experimentais e ensaios utilizando as técnicas e a estrutura de um Laboratório de Alta Tensão. O curso está dividido em 20 horas de aulas teóricas e 16 horas de aulas práticas. Nas aulas teóricas serão estudados os conceitos relacionados às técnicas de geração e medição de altas tensões e correntes em laboratório. Para isto será utilizado o material impresso fornecido acompanhado de exposições orais e demonstrações em laboratório. As aulas experimentais serão compostas da realização de montagem e execução de experimentos em laboratório voltados para demonstração do funcionamento dos equipamentos, nos quais será possível por em prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante as aulas expositivas. O público alvo é formado por engenheiros eletricistas interessados em ampliar seus conhecimentos na área de alta tensão, em especial aqueles envolvidos em atividades nos setores de ensaios e inspeção de equipamentos.



Conteúdo:




I - Geração de Alta Tensão Alternada: Equipamentos para a geração de alta tensão alternada; Transformadores de potência; Transformador de ensaio; Transformadores em cascata; Circuito série ressonante; Determinação dos parâmetros de um circuito de ensaio em CA. II - Medição de Alta Tensão Alternada: Centelhadores; Divisor capacitivo para medição de valor de pico; Capacitores padrão para alta tensão; Método de Chubb-Fortescue; TPI; Resistência adicional; Voltímetro eletrostático. III - Geração de Alta Tensão Contínua: Circuitos retificadores; Circuito duplicador de Villard; Circuitos em cascata; Multiplicadores com transformadores em cascata; Gerador eletrostático. IV - Medição de Alta Tensão Contínua: Centelhadores; Resistores; Voltímetro gerador. V - Geração de Alta Tensão Impulsiva: Formas de onda padronizadas; Circuitos capacitivos para a geração de tensão impulsiva; Outras formas de ondas impulsivas; Efeito da carga em um gerador de impulso. VI - Medição de Alta Tensão Impulsiva: Centelhadores; Divisores de tensão; Registro de formas de onda. VII - Geração e Medição de Altas Correntes: Circuitos para geração de impulsos rápidos de corrente; Ondas retangulares; Geração de corrente oscilatória; Resistor shunt de baixa impedância; Efeito indutivo; Efeito Hall. VIII - Elementos e Instalações e Práticas em Laboratórios de Alta Tensão: Resistores; Capacitores; Indutores; Centelhadores; Instalações em Laboratórios de Alta Tensão. IX - Ensaios em Equipamentos: Visão geral: Tipos de ensaios; Levantamento de características; Valores nominais; Tensão suportável; Corrente de fuga; Ensaios de ciclo de operação; Tensão de Rádio Interferência (RIV); Descargas parciais; Tangente de perdas.

Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais