Tarifa de distribuição: teoria e prática

FUPAI - Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria
Em Itajubá

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais

Informação importante

  • Curso
  • Itajubá
  • 36 horas letivas
Descrição

Fornecer os conceitos básicos sobre a formação das tarifas associadas à indústria de energia elétrica. Apresentar o processo de cálculo das tarifas utilizado pelas Distribuidoras de Energia Elétrica através de exemplos. Avaliar o melhor menu tarifário para os grandes e pequenos consumidores. Destina-se a profissionais das distribuidoras envolvidos com tarifas; profissionais pertencentes a gran...

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Itajubá
Rua Cel Renno, 7, 37500-050, Minas Gerais, Brasil
Ver mapa

Programa

Descrição:


Fornecer os conceitos básicos sobre a formação das tarifas associadas à indústria de energia elétrica. Apresentar o processo de cálculo das tarifas utilizado pelas Distribuidoras de Energia Elétrica através de exemplos. Avaliar o melhor menu tarifário para os grandes e pequenos consumidores. Destina-se a profissionais das distribuidoras envolvidos com tarifas; profissionais pertencentes a grandes e médios consumidores de energia elétrica; etc.



Conteúdo:




Conceitos básicos de micro-economia e custos marginais. Conceitos de Regulação Econômica: custo do serviço, 'price-cap', 'yardstick regulation', etc. Marco regulatório brasileiro e seu impacto nas tarifas. Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão (TUST): conceitos, tipos, nível e estrutura, efeito das licitações, efeito do planejamento da transmissão, programa nodal. Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD): conceitos; tipos; nível e estrutura; curvas de carga; agrupamento de consumidores; efeito das revisões e reajustes tarifários. Tarifa de Fornecimento e de Suprimento: conceitos; diferenças em relação a TUST e TUSD; parcela A e parcela B; efeito do 'pool'; simulação. Oportunidades de migração entre consumidores livres e cativos.