Sustentabilidade no Ambiente Construído

ULBRA Universidade Luterana do Brasil
Em Santa Maria

R$5.760
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Pós-Graduação
  • Santa maria
  • Duração:
    18 Mêses
Descrição


Dirigido a: Público-Alvo Profissionais graduados em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil atuantes no mercado profissional, interessados em adquirir conhecimento, atualizar posturas e aprimorar princípios de concepção, projeto e execução em urbanismo, paisagismo e arquitetura, promovendo formação continuada com vistas à ampliação dos horizontes profissionais.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Santa Maria
Br 287, Km 252 · Trevo Maneco Pedroso Bairro Boca Do Monte · Cx. Postal 21834 Santa Maria/Rs · Cep 97020-001, 97020-001, Rio Grande do Sul, Brasil
Ver mapa

Programa

Apresentação

O curso fundamenta-se na necessidade dos profissionais da área da arquitetura, urbanismo, paisagismo e engenharia civil de perceberem e apropriarem-se do irrevogável paradigma da sustentabilidade, qualificando-se pela atualização e aprimoramento em bases projetuais orientadas ao baixo impacto ambiental, à eficiência energética e à otimização de recursos e meios.


Para tanto, o curso estrutura-se em quatro áreas temáticas responsáveis por, gradualmente, construir o conhecimento acerca do tema. Num primeiro momento, atenta-se à fundamentação teórica, apresentando conceituação abrangente e panorama de ação mundial e no Brasil na intenção de discutir possibilidades e limites neste estado da arte. Um segundo momento é dedicado à extensão dos princípios projetuais para a arquitetura, urbanismo e paisagismo sustentáveis, apresentando estratégias de concepção e execução orientadas ao baixo impacto, à eficiência, à funcionalidade, ao conforto e à economia.


Adiante, um terceiro momento detém-se em relacionar as técnicas e tecnologias conhecidas e disponíveis, na história e na atualidade, para a construção do edifício, da cidade e da paisagem sustentáveis; e, por fim, enquanto momento de coroamento do processo de ensino-aprendizado no tema, a reflexão epistemológica e o avanço em análise e síntese projetual, ensaiando e exercitando, através de projetos desenvolvidos em ateliê, arquitetura, urbanismo e /ou paisagismo orientados ao novo paradigma, enquanto soluções possíveis para um melhor futuro da sociedade.

Objetivo Geral

» Capacitar arquitetos e urbanistas, e engenheiros civis atuantes no mercado profissional ao desafio de concepção, projeto e execução de sistemas, edificações, cidades e paisagens sustentáveis em âmbito global e local.

Objetivos Específicos

» Promover atualização profissional nas áreas da arquitetura e urbanismo e engenharia civil, com apropriação de conhecimento em temática contemporânea e relevante;


» Ofertar aprimoramento projetual em arquitetura, urbanismo e paisagismo a partir dos princípios, possibilidades e limites da sustentabilidade na construção civil;


» Disponibilizar formação continuada ao arquiteto urbanista e engenheiro civil, possibilitando aquisição de atribuição profissional relativa em suas áreas de ação.

Componentes Curriculares
O Paradigma da Sustentabilidade

Sustentabilidade na Arquitetura Mundial

Sustentabilidade na Arquitetura Brasileira

Sustentabilidade e Bioarquitetura

Cidade e Paisagem Sustentáveis

Gestão e Certificação de Projetos Sustentáveis

Materiais de Construção e Sustentabilidade

Sistemas Construtivos Sustentáveis

Infraestrutura Urbana para a Sustentabilidade

Ateliê de Projeto

Metodologia da Pesquisa

Trabalho de Conclusão

Informação adicional

Observações: Pós-Graduação

Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais