Sociologia EaD

Unijuí

R$14.161
Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • A distância
  • Ijuí
  • Duração:
    8 Semestres
Descrição

A sociologia estuda as relações sociais produtoras das sociabilidades humanas. Realiza pesquisas sistemáticas a fim de produzir conhecimentos científicos, como momentos efetivos de autoconstrução do ser social na perspectiva da emancipação humana, da cidadania e solidariedade.
Dirigido a: A formação de um sociólogo prático-crítico refere-se a um profissional preparado para atuar não só em escolas, mas também para a atuação na multiplicidade de organizações existentes. O sociólogo a ser formado deve desenvolver capacidades de pesquisa e produção de conhecimentos como momentos efetivos de autoconstrução do ser social na perspectiva da emancipação humana.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Ijuí
Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000, Rio Grande do Sul, Brasil
Ver mapa

Programa

A sociologia estuda as relações sociais produtoras das sociabilidades humanas. Realiza pesquisas sistemáticas a fim de produzir conhecimentos científicos, como momentos efetivos de autoconstrução do ser social na perspectiva da emancipação humana, da cidadania e solidariedade. É reconhecida pela legislação vigente, em que adequa criativamente suas atividades acadêmicas realizando a integração entre ensino, pesquisa e extensão.


Histórico
O curso de Sociologia da UNIJUÍ foi implementado em 1997. É um curso oferecido na modalidade Educação a Distância (EaD). Insere-se na importância histórica que a Sociologia sempre teve na UNIJUÍ, que como toda a universidade brasileira, o desenvolvimento das diferentes áreas do conhecimento está ligado ao oferecimento de cursos de graduação. Esta forma de atuação universitária permite a constituição de núcleos de professores e a inserção social deste saber através da formação de profissionais.

A criação de um curso de graduação de Sociologia é um ato que vem coroar a história de reflexão sociológica presente no interior do projeto de universidade da UNIJUÍ, como espaço discursivo que privilegia interlocuções suscitadas por esses saberes críticos da Sociologia, da Antropologia e da Ciência Política.

A UNIJUI construiu uma trajetória histórica de ensino, pesquisa e extensão que a credencia para inovar suas modalidades de atuação. As experiências com o ensino a distância sempre estiveram presentes nas formas de atuação da instituição. Ela já estava expressa no chamado Regime Especial, que visava atender um público que não tinha como se deslocar diariamente até a Instituição.

Este regime trabalhava parte com aulas presenciais e parte a distância: os alunos tinham suas aulas presenciais nos meses de janeiro, fevereiro e julho; faziam seus estudos individuais, após receber as orientações dos professores, encontravam-se em pequenos grupos para estudo e discussões e depois apresentavam suas compreensões no grande grupo e junto aos professores. Este regime foi extremamente importante na história da universidade, pois colaborou na criação de sua identidade em questões de experiências pedagógicas, reconhecidas na região, no país e no exterior.


Objetivos

Geral

* O Curso de Sociologia tem o objetivo de formar pesquisadores na área acadêmica e nas áreas sociais; formar professores de ensino fundamental, de ensino médio e de ensino superior e formar profissionais que atuem em planejamento, consultoria, formação e assessoria junto a empresas públicas, privadas, organizações não governamentais, governamentais, partidos políticos, movimentos sociais e atividades similares.

Perfil Profissional
Contexto de inserção regional

A formação de um sociólogo prático-crítico refere-se a um profissional preparado para atuar não só em escolas, mas também para a atuação na multiplicidade de organizações existentes. O sociólogo a ser formado deve desenvolver capacidades de pesquisa e produção de conhecimentos como momentos efetivos de autoconstrução do ser social na perspectiva da emancipação humana.

O curso de Sociologia propõe formar sociólogos tendo como lugar central a pesquisa, considerando a importância da dimensão empírica no próprio estabelecimento da Sociologia como uma ciência social. Dá relevância para o domínio de técnicas de pesquisa a partir do campo teórico-reflexivo. Propõe-se uma forma de Educação a Distância para a organização do curso como sendo uma forma de integrar efetivamente o ensino à pesquisa e à extensão. Sem descuidar da legislação vigente, um curso de graduação adequou suas atividades acadêmicas de modo criativo, estabelecendo um momento de presença efetiva do aluno na universidade e outro caracterizado apenas pela relação intelectual com ela, entendidos estes momentos como formas concretas de integração entre as funções de ensino, pesquisa e extensão. Esta modalidade permitirá aumentar a eficiência e a qualidade deste curso de graduação, considerando-se as características sociais dos alunos.
Áreas de atuação do egresso

O curso de graduação em Sociologia, habilitações em Licenciatura e Bacharelado, é oferecido de forma a contemplar as concepções teórico-metodológicas que fundamentam a formação de um sociólogo reconhecido pela lei do país em sua referência regulamentar da profissão. A formação pretendida não pode ficar separada da aprendizagem sem ter a capacidade de ser comunicada, ensinada.

A profissão do sociólogo não está nas vitrines do mercado de trabalho regional, mas insere-se na identidade de uma instituição de ensino que leva adiante sua honrosa tarefa de formação de educadores, refletindo sobre as mudanças, questionamentos e necessidades de novos projetos político-pedagógicos, que tenham caráter prático-crítico. O conhecimento sociológico é imprescindível diante dos desafios da cidadania ativa, da democracia participativa e diante das novas relações entre direitos e deveres que o novo tempo histórico insere.

Os desafios, porém, não param na necessidade de equacionar distintos saberes locais com um conhecimento universal e com as prerrogativas colocadas pelo mercado de trabalho; antes se prolongam no papel que tem se atribuído aos educadores na formação de cidadãos críticos, capazes de operarem escolhas conscientes diante das inúmeras e complexas possibilidades que a sociedade atual oferece ao público infanto-juvenil em termos de projetos de vida, posicionamentos políticos, formas de sociabilidade, etc.

A habilitação Licenciatura propicia uma formação ao profissional Sociólogo, capacitando-o a atuar em diversas áreas, conforme a lei 6.880/80, que regulamenta a profissão do Sociólogo, Artigo 2º, Inciso I - "Elaborar, executar, supervisionar, coordenar, analisar ou avaliar estudos, trabalhos, pesquisas, planos, programas e projetos atinentes à realidade social"; II - "Ensinar sociologia nas escolas e universidades"; III - "Assessorar e prestar consultoria nas empresas, órgãos públicos, entidades e associações em questões relativas à realidade social" e ainda Artigo 3º - "Os órgãos públicos e privados devem possuir no quadro de pessoal profissionais de Sociologia, para atuar nas atividades relativas à realidade social".

Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais