Sistemas de Informação

Graduação

Em Anapolis

R$ 26.841

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Anapolis

  • Duração

    4 Anos

O curso de Sistemas de Informação foi o primeiro curso na área de computação da UniEVANGÉLICA, tendo iniciado sua primeira turma em agosto de 2004. A primeira turma formou-se no segundo semestre de 2008. Os egressos do Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) atuam como gestores das tecnologias da informação utilizando-as como meios facilitadores de negócios. Tais profissionais são capazes de

Instalações

Localização

Início

Anapolis (Goiás)
Ver mapa
Av. Universitária Km. 3,5 - Cidade Universitária, 75083-515

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Sobre o Curso

O curso de Sistemas de Informação foi o primeiro curso na área de computação da UniEVANGÉLICA, tendo iniciado sua primeira turma em agosto de 2004. A primeira turma formou-se no segundo semestre de 2008.

Os egressos do Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) atuam como gestores das tecnologias da informação utilizando-as como meios facilitadores de negócios. Tais profissionais são capazes de emitir pareceres técnicos, propor soluções tecnológicas, criar, implantar e manter sistemas informacionais com o propósito de automatização de processamentos e fluxos de informações, bem como empreender negócios que têm as tecnologias de informação como área meio ou área fim.

Diferencial do curso

A força de trabalho a ser inserida no mercado pelo BSI da UniEVANGÉLICA traz consigo sólida formação no desenvolvimento e aplicação de modernas tecnologias de informação de forma a agir como agente disciplinador no uso da Tecnologia da Informação (TI) em organizações e em novos negócios.

Tanto o conteúdo teórico previsto no currículo do curso, bem como estágios na Fábrica de Tecnologias Turing e em organizações externas, projeto final e trabalhos em laboratório de diversas disciplinas traz ao egresso habilidades para atuarem como efetivos agentes promotores do uso de Sistemas Informacionais em negócios empresariais e públicos.



Concepção do Curso


Os cursos de BSI são recentes no país. Eles surgiram a partir de 1999 com a definição das diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC) para os cursos da área de computação. Este plano pedagógico apresenta a proposta de um Bacharelado em Sistemas de Informação considerando as características socioeconômicas da cidade e da região. Em especial, leva em conta o setor atacadista e o distrito agroindustrial que, entre outros ramos, é bastante desenvolvido na área de indústrias farmacêuticas. O curso de BSI da UniEVANGÉLICA foi concebido para atender a demanda das indústrias, comércios e serviços públicos da cidade de Anápolis e região.

A estruturação de cursos na área de Computação e Informática tem sido controlada, com rigor, pela Secretaria de Educação Superior do MEC. Foram estabelecidos claros indicadores mínimos de qualidade relativos aos objetivos do curso, aos recursos humanos efetivamente atuantes e à infraestrutura disponível, que, uma vez atendidos, constituem um pressuposto de sucesso na oferta do curso.

O corpo docente de computação, constituído por profissionais altamente qualificados, e a infraestrutura computacional e bibliográfica de pronta implantação, são fatores que colocam a UniEVANGÉLICA em posição de destaque como efetiva impulsionadora do desenvolvimento da formação de profissionais em Computação.

Dentro da Computação, a área de Sistemas de Informação defronta-se com os novos desafios da competitividade global e da inovação tecnológica, dada a complexidade com que se reveste a sua interdisciplinaridade com diversas áreas de conhecimento e de formação profissional. Em agosto de 2004, a UniEVANGÉLICA iniciou um curso de pós-graduação lato sensu que aborda temas específicos relacionados a Sistemas de Informação e a tecnologias voltadas para o mundo corporativo da internet.

Esta articulação suscita uma grande possibilidade de união de interesses entre a graduação e a pós-graduação, motivando o desenvolvimento de pesquisas conjuntas e o estímulo aos egressos do Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) para o prosseguimento de seus estudos em nível de pós-graduação.

Em perfeita sintonia com o planejamento estratégico da UniEVANGÉLICA, o BSI vem atender às diretrizes de seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Em consonância com sua missão e vocação, a UniEVANGÉLICA amplia a sua oferta de ensino, destacando-se na área tecnológica com o Bacharelado em Sistemas de Informação. Esse curso ocupa um papel fundamental na formação de mão-de-obra qualificada para o setor produtivo da região e conseqüentemente na transformação da UniEVANGÉLICA em um centro de excelência em Tecnologia da Informação nos próximos anos.

Mercado

Diante da acelerada abertura de mercado e o conseqüente aumento da competitividade por mercados regionais, estaduais, nacionais e internacionais, as empresas têm aumentado suas demandas por profissionais bem qualificados e articulados com modernas tecnologias, que possam agir como facilitadoras de negócios das mais diversas naturezas.

Os egressos do BSI da UniEVANGÉLICA inserem-se na cidade de Anápolis (e região). Privilegiada por sua localização geográfica, tem servido de abrigo para empreendimentos de interesses estratégicos por parte tanto do estado como do empresariado: Base Aérea - defesa aérea nacional, Distrito Agro-Industrial de Anápolis - com indústrias de médio e grande porte dos mais diversos seguimentos, Porto Seco - órgão alfandegário de apoio ao escoamento e exportação de mercadorias, setor atacadista e a breve implantação do Aeroporto para transporte de cargas.

Anápolis se encontra justamente a 45km da cidade de Goiânia (capital estadual) e a cerca de 150km da cidade de Brasília (capital federal), abrindo, ainda mais, o leque das opções de mercados profissionais.

Concepção pedagógica.

O curso objetiva a formação de profissionais para atuação em planejamentos, análises, desenvolvimento, utilização, empreendimentos e avaliação de tecnologias de informação aplicadas às áreas administrativas e industriais, em organizações públicas e privadas.

Para atingir esta meta, o BSI propicia uma formação sólida em Ciência da Computação, básica em Administração de Empresas e abrangente em Sistemas de Informação, enfatizando aspectos teóricos e práticos, visando a formação de profissionais para atuação no desenvolvimento tecnológico em Ciência da Computação, com ênfase em gestão de tecnologias de informação e desenvolvimento de sistemas de informação para ambientes corporativos.

A formação oferecida pelo BSI é baseada em um ensino coerente e gradual das áreas do conhecimento inerentes ao curso. O ensino é pautado pela abrangência dos conteúdos de informática/computação e pelas especificidades das disciplinas que capacitam o discente para o mercado de trabalho. A abrangência dos conteúdos de informática, computação e complementares é viabilizada nas disciplinas em salas de aula e no uso de laboratórios com recursos tecnológicos fundamentais à formação profissional dos alunos. Tal prática resulta na assimilação e reforço dos conhecimentos curriculares do curso.

A especificidade do curso apresenta-se nas disciplinas tecnológicas avançadas e nas disciplinas de humanas, que preparam o discente para o mercado de trabalho em informática. Para tanto, estas disciplinas têm seu conteúdo constantemente revisado de maneira a garantir a atualidade nas novas técnicas e ferramentas evidenciadas no mercado tecnológico, profissional e empresarial. Os conhecimentos adquiridos durante o curso são aplicados nas disciplinas de trabalho de conclusão de curso e estágio supervisionado, que visam a prática efetiva da convivência profissional e a aplicação técnica real dos conhecimentos inerentes à formação do discente.

As contínuas evoluções da área, sejam causadas por novos paradigmas científicos e tecnológicos ou por novas tendências mercadológicas, promovem o surgimento de temas transversais nas diversas sub-áreas da computação e da informática. Para contemplar estes novos conhecimentos, tais temas são inseridos nos programas das disciplinas ao longo do curso ou são oferecidos em cursos complementares paralelos. Estas decisões são tomadas pelo corpo docente de cada sub-área juntamente com a coordenação do curso, no início de cada semestre letivo.

O programa de monitoria, facultado aos discentes do BSI, regulamentado e coordenado pela direção do curso, visa a intensificar o interesse do aluno por atividades acadêmicas, despertar os alunos para trabalhos acadêmicos, promover o trabalho do professor como multiplicador de interesses de ordem científica no meio discente e despertar interesse pela carreira acadêmica.

O Estágio Curricular (EC) é uma atividade fundamental na formação do Bacharel em Sistemas de Informação. Ele proporciona experiências da convivência de um ambiente profissional, contribuindo para um adequado exercício da profissão do futuro egresso. O EC em cursos da área tecnológica reveste-se de muita importância, uma vez que o aluno terá a oportunidade de estar em contato com tecnologias atuais que estão sendo utilizadas nos diversos ramos de atividades em que Tecnologias de Informação estão inseridas. São objetivos do EC:
- Colocar o aluno em contato com a prática profissional que o egresso do BSI encontrará no mercado;
- Aprimorar a maturidade profissional do aluno;
- Municiar o aluno de um espírito crítico e argumentativo em tomadas de decisões diante de situações reais;
- Estimular o trabalho em equipe.

As atividades de estágio a serem desenvolvidas pelo aluno não caracterizam emprego, uma vez que não geram vínculo empregatício. O Estágio Curricular é integralizado em dois semestres nas disciplinas Estágio Profissional I e Estágio Profissional II, ambas com 160h, perfazendo assim, uma carga horária total igual a 320h.



Perfil do Egresso

Ao longo do curso deve-se municiar o discente de um conjunto de proficiências necessárias à formação do perfil desejado ao egresso do BSI, para que faça frente às demandas do mercado:

a. capacidade de compreensão de problemas do mundo real;
b. aplicação dos conhecimentos adquiridos na solução de problemas;
c. capacidade de análise sistêmica dos problemas;
d. capacidade de síntese e projeto e;
e. capacidade de avaliação e julgamento.


Habilidades e competências gerais;

Pensamento sistêmico
Resolução de problemas
Pensamento crítico
Análise de risco
Disciplina pessoal
Persistência
Auto-aprendizado
Empreendedorismo
Abertura a mudanças
Trabalho colaborativo
Comunicação
Capacidade para resolução conjunta de problemas

Habilidades e competências específicas.

Abstração e modelagem de problemas
Arquitetura de sistemas empresariais
Gestão de distribuição da informação e de sistemas
Comportamento humano e interação com computadores
Dinâmica de mudanças
Gerenciamento do processo de informatização e desenvolvimento de sistemas
Domínios específicos da área de sistemas de informação
Uso de ferramentas computacionais para aplicação dos conhecimentos
Extração, organização e representação de informações



Matriz Curricular

1 - Periodo

ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
FUNDAMENTOS COMPUTACIONAIS I
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

2 - Periodo

ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
FUNDAMENTOS COMPUTACIONAIS II
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS PARA INFORMÁTICA
INGLÊS INSTRUMENTAL
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

3 - Periodo

ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS III
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
INTERFACES
ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS I

4 - Periodo

BANCO DE DADOS I
ENGENHARIA DE SOFTWARE I
PARADIGMAS DE LINGUAGENS
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS II
SISTEMAS OPERACIONAIS
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS

5 - Periodo

ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA
BANCO DE DADOS II
ENGENHARIA DE SOFTWARE II
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
REDES DE COMPUTADORES

6 - Periodo

CULTURA RELIGIOSA
GERÊNCIA DE REDES DE COMPUTADORES
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE

7 - Periodo

ESTÁGIO PROFISSIONAL I
GERÊNCIAS DE PROJETOS
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SISTEMAS ESPECIALISTAS
SISTEMAS INTEGRADOS
TRABALHO DE CONCLUSÃO I
APLICAÇÕES DISTRIBUIDAS

8 - Periodo

AUDITORIA E SEGURANÇA DE SISTEMAS
EMPREENDIMENTOS EMPRESARIAIS
ESTÁGIO PROFISSIONAL II
ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM INFORMÁTICA
FUNDAMENTOS DE MARKETING
TRABALHO DE CONCLUSÃO II

Informação adicional

Forma de pagamento : mensalidade:R$ 559,20

Sistemas de Informação

R$ 26.841