Sistemas de Informação

CESUPA - Centro Universitário do Pará
Em Belém

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  • Graduação
  • Belém
  • Duração:
    8 Semestres
Descrição

O BSI do CESUPA tem como objetivo geral a formação de profissionais que atuem no desenvolvimento e na gestão de sistemas de informação, bem como na infra-estrutura da tecnologia da informação, e que sejam capazes de acompanhar e responder aos desafios da sociedade em contínua transformação, tendo em vista as necessidades do mercado de trabalho.

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Belém
Av. Gov. José Malcher, 1963, 4009-9100, Pará, Brasil
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Programa


CONCEPÇÃO DO CURSO

O Projeto Pedagógico do BSI do CESUPA está em constante evolução e aprimoramento, tendo como premissas básicas manter sintonia com os padrões de qualidade definidos nacionalmente para cursos de computação e estar coerente com o Projeto Pedagógico Institucional.

Sua concepção está orientada pelas diretrizes curriculares para cursos da Área de Computação e Informática e pelos documentos referentes ao Currículo de Referência da Sociedade Brasileira de Computação.

Valem destacar, aqui, alguns momentos destas diretrizes que se transformaram em eixos balizadores da concepção do BSI - CESUPA. Vejamos:


"O Bacharelado em Sistemas de Informação tem como objetivo formar recursos humanos para desenvolver sistemas e aplicar tecnologias da computação nas soluções dos problemas das organizações."

"... um Sistema de Informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados para coleta (ou recuperação), processamento, armazenamento, e distribuição da informação para suporte à tomada de decisão e controle em uma organização. Além de dar suporte ao processo decisório, à coordenação e ao controle, sistemas de informação podem também auxiliar gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar situações complexas, e criar novos produtos".

"...com o avanço da tecnologia da informação, os recursos de hardware e software passaram a ser um componente dos chamados sistemas de informação baseados em computador. O uso deste tipo de sistema de informação está pautado na melhoria da capacidade de processamento, qualidade da informação oferecida e relação custo-benefício proporcionadas pelo emprego das ferramentas disponibilizadas pela informática e pelas telecomunicações. Neste sentido, o objetivo da tecnologia da informação é dotar os sistemas de informação de maior efetividade";

"... sistemas de informação são componentes complexos, que podem ser descritos em termos de suas dimensões organizacional, humana e tecnológica, e exigem uma abordagem multidisciplinar no que diz respeito a sua otimização e a resolução dos problemas que lhes são pertinentes".

"...o ensino de Sistemas de Informação deve estar comprometido com o desenvolvimento de competências que possibilitem ao estudante, e futuro profissional, abordar de forma sistêmica os problemas organizacionais e propor soluções tecnológicas alinhadas às necessidades das organizações, levando em conta os níveis individual, em grupo e organizacional e as dimensões organizacional, humana e tecnológica."

"...as duas grandes áreas de atuação dos egressos do Bacharelado em Sistemas de Informação são:



· Inovação, planejamento e gerenciamento da informação e da infra-estrutura de tecnologia da informação alinhados aos objetivos organizacionais;
· desenvolvimento e evolução de sistemas de informação e da infra-estrutura de informação para uso em processos organizacionais, departamentais e/ou individuais";


Além disso, as diretrizes curriculares do MEC para cursos que tem a computação como atividade meio, como o Bacharelado em Sistemas de Informação, direcionam a formação de recursos humanos para automação dos sistemas de informação das organizações. Os cursos devem dar uma forte ênfase no uso de laboratórios para capacitar os egressos "no uso" eficiente das tecnologias nas organizações. Esses cursos reúnem a tecnologia da computação e a tecnologia da administração e, portanto, possuem, de ambas as áreas, um enfoque pragmático forte e pouco teórico.

A estrutura curricular do curso e a metodologia aplicada em sua implementação oferecem ao aluno, ao mesmo tempo, uma formação com embasamento tecnológico aliada a aspectos práticos que visam conhecer os princípios empregados na aplicação desta base no desenvolvimento tecnológico. A formação pretendida resulta, assim, de uma combinação apropriada entre a estrutura curricular e a metodologia do curso. Além disso, como diferencial, a estrutura curricular do BSI - CESUPA é moldada dentro de uma proposta baseada em:

· Projetos Integrados, que fomenta a pesquisa acadêmica em torno de eixos temáticos, inter-relacionando um conjunto de disciplinas com finalidades comuns, proporcionando ao aluno oportunidade de vivenciar a iniciação científica na graduação, desenvolver aptidão para investigação acadêmica, fortalecer a inter e multidisciplinaridade - comum em situações reais no mercado de trabalho, incentivar a pesquisa, a produção científica e o desenvolvimento de soluções tecnológicas; e

· Empreendedorismo, através de disciplinas específicas e/ou como ponto de apoio nas demais. O principal objetivo desta visão empreendedora é a formação de um profissional que crie seu próprio lugar no mercado de trabalho, gerando projetos de planos de negócios.



OBJETIVOS DO CURSO

Geral

O BSI do CESUPA tem como objetivo geral a formação de profissionais que atuem no desenvolvimento e na gestão de sistemas de informação, bem como na infra-estrutura da tecnologia da informação, e que sejam capazes de acompanhar e responder aos desafios da sociedade em contínua transformação, tendo em vista as necessidades do mercado de trabalho.


Específicos

O1.


Capacitar o aluno a conceber, modelar, projetar, construir e testar sistemas de informação e realizar adaptações de acordo com as necessidades organizacionais;

O2.


Capacitar o aluno a planejar, gerenciar e avaliar soluções em sistemas de informação;

O3.


Capacitar o aluno a especificar, implantar, manter e adaptar infra-estrutura de tecnologia de informação, bem como inovações tecnológicas demandadas pelas organizações e pelo mercado;

O4.


Contribuir para a formação de um profissional capaz de associar tecnologia e conhecimentos administrativos, ajustando os processos organizacionais de forma ética, social e empreendedora, para uma sociedade em contínua transformação;

O5.


Formar um profissional apto a criar seu próprio espaço de trabalho, através de uma postura empreendedora contextualizada à realidade de mercado;

O6.


Proporcionar ao aluno a iniciação científica ao longo de sua graduação, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico da área de sistemas de informação, bem como possibilitando o acesso a cursos de pós-graduação;

O7.


Atender às necessidades regionais em termos de formação de recursos humanos na área de sistemas de informação.


PERFIL DO EGRESSO

O perfil dos egressos que o curso de BCC do CESUPA pretende formar está detalhado neste item, destacando-se os requisitos considerados como relevantes para os profissionais da área, as classes de problemas que os mesmos estarão capacitados a resolver e as habilidades que devem possuir, definindo capacidades cognitivas e práticas para que o profissional desempenhe bem as suas atividades. São descritas, também, as funções que o egresso poderá exercer no mercado de trabalho e a capacidade de adaptação à evolução da computação e de suas tecnologias que o mesmo deve possuir.




GRADE CURRICULAR

1º Período
Disciplina

Carga Horária

Semanal


Total

Introdução à Programação


3


60

Linguagens e Técnicas de Programação I


5


100

Introdução à Computação


4


80

Lógica para Computação


4


80

Epistemologia da Administração


4


80

Informática e Sociedade


2


40

Relações Interpessoais


2


40

Total


24


480



2º Período
Disciplina

Carga Horária

Semanal


Total

Linguagens e Técnicas de Programação II


4


80

Laboratório de Programação I


3


60

Laboratório de Programação II


3


60

Matemática Discreta


4


80

Teoria Geral de Sistemas


3


60

Paradigmas da Administração


4


80

Projeto Integrado I - Iniciação Científica


3


60

Total


24


480



3º Período
Disciplina

Carga Horária

Semanal


Total

Estrutura de Dados


5


100

Laboratório de Programação III


3


60

Cálculo Diferencial e Integral


4


80

Fundamentos de Sistemas de Informação


3


60

Banco de Dados


4


80

Inglês Instrumental


3


60

Projeto Integrado II - Programação


3


60

Total


25


500



4º Período
Disciplina

Carga Horária

Semanal


Total

Sistemas Operacionais


4


80

Engenharia de Software I


4


80

Gerência e Projeto de Banco de Dados


3


60

Interface Homem-Máquina


3


60

Multimídia e Hipermídia


4


80

Funções Administrativas


3


60

Projeto Integrado III - Tecnologias Interativas


3


60

Total


24


480



5º Período
Disciplina

Carga Horária

Semanal


Total

Arquitetura e Organização de Computadores


4


80

Probabilidade e Estatística


4


80

Redes de Computadores


4


80

Engenharia de Software II


4


80

Gerência de Projeto de Software


3


60

Inteligência Artificial I


3


60

Projeto Integrado IV - Modelagem e Projeto de Sistemas de Software


3


60

Total


25


500



6º Período
Disciplina

Carga Horária

Semanal


Total

Gerência de Redes de Computadores


3


60

Sistemas Distribuídos


4


80

Inteligência Artificial II


3


60

Métodos Quantitativos


5


100

Segurança e Auditoria de Sistemas


3


60

Projeto Integrado V - Sistemas em Rede


3


60

Total


21


420



7º Período
Disciplina

Carga Horária

Semanal


Total

Fundamentos Teóricos da Computação


5


100

Avaliação de Sistemas


3


60

Gestão e Planejamento de Sistemas de Informação


3


60

Sistemas de Apoio à Decisão


3


60

Trabalho Cooperativo Apoiado por Computador


3


60

Projeto Integrado VI - Modelagem e Otimização de Processos Organizacionais


3


60

Total


20


400



8º Período
Disciplina

Carga Horária

Semanal


Total

Tópicos Especiais em Tecnologia da Informação


3


60

Direito, Legislação e Ética


3


60

Fundamentos de Estratégia Competitiva


2


40

Noções de Contabilidade e Custos


2


40

Noções de Economia


2


40

Informática e Empreendimento


3


60

Projeto Integrado VII - Trabalho de Conclusão de Curso


3


60

Estágio Supervisionado


-


300

Total


18


660



Resumo da Distribuição da Carga Horária

Disciplinas


3.200 h

Projetos Integrados


360 h

Estágio Supervisionado (a partir do 5º período)


300 h

Trabalho de Conclusão de Curso


60 h

Total


3.920 h

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