Serviço Social

Universidade Católica de Brasília
Em Taguatinga

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  • Graduação
  • Taguatinga
  • Duração:
    8 Semestres
Descrição

Formar Assistentes Sociais críticos e competentes, com subsídio teórico aliado à competência técnica e política, com vistas ao desenvolvimento de uma ação eficiente em sua área de atuação e que sejam capazes de articular a relação ensino-pesquisa-extensão, fundamentado na realidade brasileira, e com especial destaque para a região metropolitana do Distrito Federal, direcionando sua prática pedagóg

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Taguatinga
Campus I - Q.S 07 Lote 01 Epct - Cep 71966700 - Águas Claras, 71966700, Distrito Federal, Brasil
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Programa

OBJETIVOS
Formar Assistentes Sociais críticos e competentes, com subsídio teórico aliado à
competência técnica e política, com vistas ao desenvolvimento de uma ação eficiente em sua
área de atuação e que sejam capazes de articular a relação ensino-pesquisa-extensão,
fundamentado na realidade brasileira, e com especial destaque para a região metropolitana do
Distrito Federal, direcionando sua prática pedagógica dentro de um conjunto de conhecimentos,
voltados para a formação de um tipo de profissional atuante, com competência crítica, científica,
ética e operacional, voltada para a prática profissional que visa à cidadania, onde o "aprender a
aprender" seja o marco referencial de sua atuação profissional e a autonomia econômica e
política seja o foco de sua ação.


Características

A formação profissional deve viabilizar uma capacitação histórico teóricometodológica e ético-política, como requisito fundamental para o exercício de atividades técnico-operativas, com vistas à:
- Apreensão crítica dos processos sociais numa perspectiva de totalidade;

- análise do movimento histórico da sociedade brasileira, apreendendo as particularidades do desenvolvimento do capitalismo no País;

- compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sóciohistórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade;

- identificação das demandas presentes na sociedade, visando formular respostas profissionais para o enfrentamento das questões sociais, considerando as novas articulações entre o público e o privado.



Mercado de Trabalho
O curso de Serviço Social procura capacitar profissionais para atuar no campo do planejamento, acompanhamento de execução e controle de políticas sociais na administração pública, empresas privadas e no terceiro setor.
Essas ações estão em conformidade com Lei nº. 8662, de 07 de junho de 1993, que regulamenta a profissão de Assistente Social e estabelece as seguintes competências e habilidades técnico-operativas:
·formular e executar políticas sociais em órgãos da administração pública, empresas e organizações da sociedade civil;
·elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social;
·contribuir para a viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais;
·planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais e exercer a gestão social de projetos e organizações;
·realizar pesquisas que subsidiem formulação de políticas e ações profissionais;
·prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;
·orientar a população na identificação de recursos e processos para atendimento e defesa de seus direitos;
·realizar estudos sócio-econômicos para identificação de demandas e necessidades sociais;
·realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social;
·exercer funções de direção em organizações públicas e privadas na área de serviço social;
·assumir o magistério de Serviço Social e coordenar cursos e unidades de ensino;
·atuar junto a processos e trajetórias de fragilização e vulnerabilização social, familiar e individual na mediação de mudanças das relações sociais e de fortalecimento dos usuários;
·supervisionar diretamente estagiários de Serviço Social.

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