Graduação

Em Barra do Piraí e Volta Redonda

R$ 2.736

Descrição

  • Duração

    4 Anos

O mercado de trabalho é bastante diversificado e o Assistente Social é requisitado para atuar em empresas industriais, comerciais e de serviços, órgãos públicos, entidades filantrópicas e organizações não governamentais (ONGs), nas diversas áreas sociais como Saúde, Habitação, Educação, Previdência e Assistência Social, participando muitas vezes de equipes multidisciplinares.

Instalações

Localização

Início

Barra do Piraí (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rodovia Benjamin Ielpo, Km 11 - (Estrada Barra Do Piraí - Valença) Barra Do Piraí- Rj Cep: 27101-090, 27101-090

Início

Consultar
Volta Redonda (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rua Deputado Geraldo Di Biase, 81 Aterrado - Volta Redonda - Rj Cep: 27213-080, 27213-080

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Curso de Bacharelado em Serviço Social do UGB faz parte do Instituto de Ciências Sociais e Humanas e é realizado em 4 anos. O curso é autorizado pela Resolução CONSU 012/2006. É coordenado pela Professora Rita de Cássia Pereira, mestre em Serviço Social pela UFF.

O que é?

O curso de Serviço Social visa à formação de assistentes sociais que, através de sua ação profissional, venham a contribuir para que as camadas pauperizadas da população tenham acesso aos serviços sociais básicos (educação, saúde, habitação etc.) na perspectiva de se garantir a realização dos direitos sociais e ampliação da cidadania. Nessa linha, a formação dos alunos envolve a apropriação de teorias que permitam a compreensão crítica da questão social e suas relações com movimentos e demandas populares, assim como, o domínio de um conjunto de métodos e técnicas de ação nesses processos sociais.

Como o curso se organiza?

O currículo engloba disciplinas básicas como: sociologia, antropologia, filosofia, psicologia, economia, administração e direito e disciplinas que instrumentalizam os alunos para a prática profissional como planejamento social, investigação social, teoria e metodologia do serviço social, estágio supervisionado e ética profissional. O currículo do Curso de Serviço Social funda-se na articulação teórico-pedagógica entre os eixos do saber, saber-fazer, saber-ser e saber conviver. Essa articulação orienta-se para a potencialização de instâncias formativas inovadoras em que os alunos experienciam práticas que se conectam à construção do conhecimento e à inserção na realidade social.

Por que estudar no UGB?

Porque o aluno do curso de Serviço Social desenvolve projetos de investigação e intervenção na área das políticas sociais em parceria com entidades governamentais e não-governamentais , bem como, privadas. Destaca-se a articulação de campos próprios de estágio na IES, onde são também mantidos projetos de extensão universitária. Além disso, o curso mantém estágios curriculares em órgãos governamentais, não-governamentais e instituições privadas. O curso de Serviço Social atribui especial atenção às condições de inserção do futuro profissional no mercado de trabalho enfatizando o desenvolvimento de competências para gestão social, gestão do conhecimento e gestão da própria carreira profissional. O curso preconiza a participação de alunos da graduação em projetos de pesquisa dos professores do pós-graduação. Os alunos da graduação têm acesso ao laboratório de informática com acesso à rede (Internet).

Infra-estrutura do Curso

Os alunos do curso de Serviço Social do UGB contam com elementos que facilitam seu processo de aprendizagem, tais como: Biblioteca, Laboratórios de Informática, Atividades Complementares, Projetos de Iniciação Científica, Cursos de Extensão, Monitoria e Semana Acadêmica.

O profissional de Serviço Social

O mercado de trabalho é bastante diversificado e o Assistente Social é requisitado para atuar em empresas industriais, comerciais e de serviços, órgãos públicos, entidades filantrópicas e organizações não governamentais (ONGs), nas diversas áreas sociais como Saúde, Habitação, Educação, Previdência e Assistência Social, participando muitas vezes de equipes multidisciplinares. O exercício profissional realiza-se através da gestão e execução de projetos sociais junto a indivíduos, grupos, comunidades, populações e de atividades de planejamento e assessoria na formulação de avaliação de planos e programas sociais.

Serviço Social

R$ 2.736