Secretariado Executivo Trilíngue

ULBRA Universidade Luterana do Brasil
Em Canoas

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  • Graduação
  • Canoas
  • Duração:
    42 Mêses
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Canoas
V. Farroupilha, Nº 8001 · Bairro São José, 92425-900, Rio Grande do Sul, Brasil
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Programa

O Curso

Formar o profissional crítico-reflexivo com competência para atuar nas organizações públicas, empresariais e/ou industriais em nível de assessoramento, direção ou planejamento. O campo de trabalho são empresas e indústrias multinacionais, editoras, órgãos de divulgação e difusão cultural e artística, veículos de comunicação, empresas de turismo, representação diplomática, instituições de pesquisa e organizações não-governamentais (ONGs).

Objetivo Geral

Tem como objetivo formar profissionais com perfil de gestor e empreendedor, com sólido conhecimento linguístico, técnico-científico-cultural, a fim de promoverem soluções alternativas e inovadoras, articulando a integração nacional e internacional na esfera de atuação das instituições sociais contemporâneas.

Objetivos Específicos

  • Consolidar o perfil do secretário executivo como profissional com formação nas áreas de línguas e culturas estrangeiras, gestão secretarial (técnico-administrativa) e comportamental;
  • Fomentar a construção do conhecimento científico de caráter interdisciplinar nas ciências que demarcam a atividade do secretário executivo;
  • Garantir a atualização das estratégias para a interação nas esferas internas e externas das organizações contemporâneas;
  • Integrar ensino, pesquisa e extensão para a aquisição de recursos científicos e tecnológicos como instrumentos na formação de cidadãos qualificados para o exercício profissional, empenhados na busca de soluções democráticas para os problemas sociais;
  • Cultivar relações de cooperação com a comunidade científica nacional e internacional, promovendo intercâmbio de pessoal, recursos e experiências, com vistas à difusão e socialização do saber, sem discriminação de qualquer natureza;
  • Trabalhar o ensino e a aprendizagem em Secretariado Executivo Trilíngue, incorporando os valores que deem à vida seu verdadeiro sentido.

Perfil Profissional

Perfil do profissional que busca formação multilíngue para a atividade secretarial., desde o candidato ao curso (o ingressante), passando pelo perfil do formando e do egresso, até o perfil para o mercado de trabalho.



Perfil do Aluno Ingressante


Conforme o Estatuto da Universidade, o ingresso aos cursos de graduação tem como pré-requisito a posse de certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente, e somente é possível mediante classificação em processo seletivo, exceto nos casos previstos na legislação vigente. Para ingressar no curso, o candidato deverá apresentar o seguinte perfil:


  • Entender que a realização do curso pressupõe a dimensão saber ouvir, falar, ler e escrever nas diferentes línguas;
  • Compreender o significado dessa exigência para obter bons resultados no desenvolvimento do curso;
  • Conceber o curso como um processo de interação entre os eixos - ensino, pesquisa e extensão - nos âmbitos das línguas, da gestão e comportamental;
  • Perceber a importância da interdependência desses eixos para a produção de conhecimentos nas áreas, durante e pós-curso;
  • Ter consciência de que o curso de Secretariado Executivo Trilíngüe implica conhecimentos linguísticos, técnicos e comportamentais com vistas a um compromisso ético-sócio-cultural junto à comunidade brasileira e internacional;
  • O candidato deve apresentar competência e habilidade de comunicação oral e escrita em nível básico nas línguas inglesa e espanhola.


Perfil do Egresso


Considerando a multiplicidade de papéis que o bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue exerce ou pode vir a exercer no âmbito da sociedade e nas diversas aplicações profissionais de seus conhecimentos, o egresso do curso deve apresentar condições de trabalho, tendo:

  • Conhecimento de legislação, estruturas e sistemas organizacionais;
  • Conhecimentos linguísticos necessários ao desempenho profissional, com domínio teórico e aplicado de padrões e níveis de linguagem e de redação técnica e oficial nas línguas portuguesa, espanhola e inglesa;
  • Compreensão histórico-teórica de cultura organizacional necessária para refletir sobre as situações emergentes nos processos de gestão;
  • Domínio de ferramentas da tecnologia da informação próprias ao desempenho das funções secretariais por excelência;
  • Conhecimento de estruturas e desenvolvimento social;
  • Criatividade e criticidade para o desenvolvimento profissional, inclusive com potencial de resolução de conflitos próprios do comportamento humano e organizacional;
  • Iniciativa e autonomia para formulação, gestão e administração de projetos;
  • Compreensão de que a ação solidária é determinante para o sucesso profissional;
  • Cultivo de valores socioempresariais, tais como inovação, empreendedorismo, competitividade, sustentabilidade e responsabilidade social;
  • Aceitação de que sua formação implica compromisso ético e sociocultural e de que o exercício profissional se pauta num código de ética próprio.


Mercado de trabalho

De uma maneira geral, o profissional no exercício de suas atividades, dimensiona os recursos tecnológicos e humanos para que possa estabelecer o curso do programa de ação e atingir os objetivos e desafios pré-estabelecidos em seu planejamento.


Na execução de sua função, coleta dados e informações para fazer análises situacionais, formando opinião e tomando a melhor decisão para um curso de ação e para a solução dos problemas existentes.


Mediante estas atividades, ele é julgado profissionalmente pelo mercado em sua responsabilidade social e, principalmente, pelo seu desempenho nas organizações que têm o trabalho secretarial como componente de articulação entre as dimensões humana e técnica. É julgado pela maneira como executa o seu trabalho e pelos resultados da aplicação dos recursos que possui à sua disposição.



No julgamento, o mercado analisa o profissional de Secretariado Executivo Trilíngüe através de características que lhe permitem atingir a excelência profissional. O que o mercado exige desse profissional é iniciativa para o trabalho e atuação eficiente. Sendo honesto nos seus relacionamentos e criativo na realização de suas funções, exige que o profissional seja um exemplo, que tenha autoconfiança, autonomia e flexibilidade nas tomadas de decisões. Além disso, o mercado de trabalho espera que esse profissional pense as instituições na sua totalidade, tanto interna como externamente, isto é, que tenha o pensamento estratégico, seja um agente de mudanças e esteja comprometido com as mesmas para o benefício da sociedade.


Espera também que este profissional tenha uma visão global do mercado e equilíbrio emocional para fazer frente às pressões do dia a dia de trabalho, não se deixando abalar por situações que exijam dele uma tomada de decisão consciente e firme. Espera ainda que o mesmo tenha elevados padrões éticos e morais no relacionamento com as pessoas, com o trabalho e com o mercado, com capacidade para se comunicar com todos os escalões das organizações, como também com os demais segmentos da sociedade, independente de formação educacional ou cultural.


Por último, deve ter habilidade de motivar, agregar e articular as pessoas que estão ao seu redor, devendo promover a participação e a cooperação de todos na realização de um trabalho dignificante.


Os campos de atuação do egresso dizem respeito às organizações do primeiro, segundo e terceiro setores, organizações não-governamentais e quaisquer outras instituições que contam com a instância secretarial na execução de suas funções . A flexibilidade na comunicação em língua espanhola e inglesa aliada ao conhecimento de protocolos permitem a inserção desses profissionais no campo da organização e execução de eventos internacionais.

Diferenciais do curso

O curso proporciona a seus acadêmicos:

  • Possibilidade de viagens anuais para o exterior;
  • Dois idiomas estrangeiros curriculares;
  • Revista especializada para publicação de artigos;
  • Bolsa-pesquisa;
  • Participação efetiva em produção intelectual;
  • Oficinas permanentes e gratuitas de conversação, recital e oratória;
  • Incentivos para diplomados da ULBRA e de outras instituições;
  • Estudo de inovadoras e atuais técnicas de gestão;
  • Professores altamente capacitados com conhecimento prático e teórico, contribuindo para o pleno desenvolvimento do aluno;
  • Preparação para contribuir em atividades de responsabilidade social na Universidade e nas organizações;
  • Ampla estrutura universitária com plena integração na comunidade empresarial;
  • Aproveitamento de créditos cursados em outras instituições;
  • Foco de estudos em empresas de pequeno, médio e grande portes.


Projeto Pedagógico

Pautado nas diretrizes da Universidade, desenvolve a educação como interação social que conduz à participação plena, produtiva e crítica do aluno. Aciona a educação como meio para o desenvolvimento social, que habilita a pessoa a contribuir com o bem-estar comum na medida de suas capacidades.

Pelo ensino, busca fornecer aos estudantes uma formação técnico-científico-cultural, embasada em quadros teóricos e analíticos gerais. Busca fornecer também uma visão holística do mundo e de suas transformações, do espírito crítico, da criatividade e da disponibilidade para a mudança, com possibilidade de educação continuada por meio de atividades extensionistas e de cursos de pós-graduação nas áreas de gestão secretarial, línguas e comportamental.

A pesquisa é valorizada como um meio pelo qual se retraçam as origens do conhecimento científico, testam-se as verdades estabelecidas e ampliam-se as fronteiras do saber, descobrindo novas aplicações de conhecimentos, aperfeiçoando o processo de ensino e aprendizagem.

A extensão, por sua vez, apresenta-se como forma de intercâmbio entre a comunidade universitária e a comunidade social, uma vez que visa à difusão dos conhecimentos emergentes nas áreas de ensino, pesquisa e cultura.

Missão

Promover a formação humana e prover o aprendizado profissional inovador, numa perspectiva crítico-transformadora e técnico-científica, através da integração dos campos de estudo que formam a base necessária para a formação do profissional, abrangendo gestão, comportamento e idiomas.

Visão

O Curso de Secretariado Executivo Trilíngue propõe-se a ser um centro de referência regional na formação de profissionais da área. Propõe-se também a ser área de formação complementar para profissionais que busquem a transdisciplinaridade na educação continuada.

Atividades Acadêmicas

1) O que são atividades complementares?
As atividades funcionam como mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelos estudantes, por meio de estudos, troca de experiências e práticas com conteúdos extracurriculares que lhes permitam o enriquecimento acadêmico. Desenvolvem-se em três níveis, a saber: Ensino, Pesquisa e Extensão.




2) As atividades são obrigatórias?
Sim. As atividades são consideradas como componentes curriculares e são regidas pelo Artigo 3° da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 do Ensino Nacional e regulamentadas pela Instituição, conforme consta em Resolução própria no 0164, de 27 de novembro de 2002.



3) Quantas horas são necessárias?
No curso de Secretariado estão previstas 200 horas, distribuídas nos três eixos: Ensino, Pesquisa e Extensão.



4) Quantas horas eu devo realizar em cada eixo?
Como você pode conferir na tabela anexada a este questionário, na próxima questão, você deve realizar, no mínimo,
75 horas complementares de EXTENSÃO;
75 horas complementares de ENSINO;
50 horas complementares de PESQUISA.