Química

Graduação

Em Ijuí

R$ 30.581

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Ijuí

  • Duração

    8 Semestres

Formação de professores capacitados a atuar na educação básica e profissionais técnicos para atender a demanda regional na área da química. Dirigido a: Química é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, de suas propriedades combinatórias, de processos de obtenção, de suas aplicações e de sua identificação. O Curso de Química forma professores capacitados a atuar na educação básica.

Instalações

Localização

Início

Ijuí (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Química é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, de suas propriedades combinatórias, de processos de obtenção, de suas aplicações e de sua identificação. O Curso de Química forma professores capacitados a atuar na educação básica.


Histórico
O projeto do Curso de Química - Licenciatura e Bacharelado - substitui o Curso de Ciências Plena, habilitação em Química, contemplando todas as competências já firmadas no Departamento de Biologia e Química para a formação de professores de Ciências no Ensino Fundamental, Química no Ensino Médio e Bacharelado em Química. O Curso adequa-se às novas proposições instituídas pelas Diretrizes Curriculares de Ensino de Química, elaboradas pela comissão de especialistas nomeada pela SESU-MEC.

O Curso de Química é oferecido nas modalidades Licenciatura, com a habilitação em Ciências no Ensino Fundamental e Química no Ensino Médio e Bacharelado em Química.

Características inovadoras caracterizam o Curso de Química da UNIJUÍ: preocupação com a formação do professor de Ciências e Química bem como a formação do Bacharel; a formação destes profissionais orientada pela pesquisa nesses campos e pela pesquisa executada pelos próprios estudantes em interação com os professores da Licenciatura e/ou da área técnica; abordagem interdisciplinar dos conteúdos científicos necessários ao ensino de Ciências na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio); iniciação à Pesquisa no campo da produção do conhecimento químico; articulação entre Teoria e Prática, no que diz respeito à formação profissional de professor.


Objetivos

Geral

* Formação de professores capacitados a atuar na educação básica e profissionais técnicos para atender a demanda regional na área da química.


Perfil Profissional
Áreas de atuação do egresso
Licenciatura:

* Atuar na Educação Básica em Ciências no Ensino Fundamental e Química no Ensino Médio;

* Atividades de pesquisa científica dentro do ensino;

Bacharelado:

* Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito de suas atribuições respectivas;

* Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização no âmbito das atribuições respectivas;

* Vistoria, perícias, avaliação, arbitramento de serviços técnicos, elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas;

* Exercícios do magistério respeitados a legislação específica;

* Desempenho de cargos e funções técnicas, no âmbito das atribuições respectivas;

* Ensaios e pesquisas em geral, pesquisas e desenvolvimento de métodos e produtos;

* Análises química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica, biotecnológica e legal, padronização e controle de qualidade.


Química

R$ 30.581