PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA
Pós-Graduação
Em Piracicaba
Descrição
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Tipologia
Pós-Graduação
-
Local
Piracicaba
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Horário de aulas
360h
Proporcionar a interdisciplinaridade entre a Psicologia e a Pedagogia ·Capacitar profissionais de nível superior comprometidos com a prevenção e o tratamento de problemas de aprendizagem e de ensino, para atuar no campo específico da Psicopedagogia em espaço escolar e não-escolar, nas esferas pública e/ou particular, considerando a realidade educacional. Dirigido a: O curso destina-se a Pedagogos, Psicólogos, Professores e demais profissionais ligados à área de educação e propõe por meio do estudo teórico e da análise de práticas cotidianas referentes ao processo de ensinar e de aprender os conteúdos escolares,
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Opiniões
Programa
- Proporcionar a interdisciplinaridade entre a Psicologia e a Pedagogia, que trata de estudos referentes às dificuldades de aprendizagem dos alunos, através de disciplinas com conteúdos específicos que facultarão ao psicopedagogo atuar em clínicas e escolas no acompanhamento de programas de aprendizagem, no aconselhamento e apoio psicopedagógico.
- Capacitar profissionais de nível superior comprometidos com a prevenção e o tratamento de problemas de aprendizagem e de ensino, para atuar no campo específico da Psicopedagogia em espaço escolar e não-escolar, nas esferas pública e/ou particular, considerando a realidade educacional. Para tanto, o curso irá estudar, refletir, discutir e vivenciar questões educacionais que dizem respeito direta ou indiretamente às dificuldades de aprendizagem e à problemática do fracasso escolar de crianças, adolescentes e adultos.
MÓDULO I:
- Introdução à Psicopedagogia
- Teorias da aprendizagem e do desenvolvimento humano
- Psicomotricidade
- A família no contexto psicopedagógico
- Dificuldade de aprendizagem da linguagem
- As dificuldades de aprendizagem e a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais
- Dificuldades de aprendizagem da matemática
- Práticas Psicopedagógicas Institucionais
- Diagnóstico e atendimento psicopedagógico
- Formas de intervenção clínica
- Vivências e dinâmicas musicoterápicas
- Práticas psicopedagógicas clínicas
O curso destina-se a Pedagogos, Psicólogos, Professores e demais profissionais ligados à área de educação e propõe por meio do estudo teórico e da análise de práticas cotidianas referentes ao processo de ensinar e de aprender os conteúdos escolares, as competências para:
- Planejar, acompanhar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos;
- Diagnosticar as dificuldades de aprendizagem e possíveis formas de intervenção pedagógica;
- Utilizar os instrumentos adequados na intervenção e prevenção dos processos de aprendizagem;
- Compreender o processo de desenvolvimento do aluno, considerando os aspectos sócio-cultural, cognitivo, físico e motor do ser humano;
- Elaborar e aplicar propostas de trabalho;
- Desenvolver pesquisa científica na área da Psicopedagogia;
- Oferecer conhecimentos da área do desenvolvimento humano e da aprendizagem, que possibilite uma análise adequada dos quadros de dificuldades apresentados nos processos educativos;
- Contribuir para o aprimoramento dos diversos contextos educacionais pela intervenção psicopedagógica;
- Compreender os conhecimentos não só da criança que aprende, como também dos processos didático- metodológicos e da dinâmica institucional;
- Conscientizar sobre a ética da avaliação no processo de aprender;
-
Formar profissionais em condições de adaptação a novos
contextos e formas de educação, e em condições de propor
inovações em planejamentos educativos.
- Para Pais de alunos dos Colégios DBCA, DBA e Pais de alunos da Faculdade Salesiana Dom Bosco;
- Para colaboradores, dependentes e estagiários das empresas e instituições Conveniadas à Faculdade Salesiana Dom Bosco;
-
Para ex-alunos da Faculdade Salesiana Dom Bosco de
Piracicaba e ex-alunos do UNISAL.
- Pré-requisito: Os candidatos deverão ser diplomados em um curso de graduação.
- Ao final do curso, faz-se necessário a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, com regulamento próprio, e formato de um artigo científico.
- A Faculdade Salesiana Dom Bosco reserva o direito de não oferecer o curso, caso o número mínimo de alunos não seja atingido.
- Dos alunos é exigida a frequência mínima de 75%.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
A seleção é executada pela coordenação ou por comissão por ela determinada, baseada na análise do currículo e da documentação, e entrevista pessoal, se necessária, no julgamento do coordenador. A matrícula é efetivada em qualquer curso, imediatamente após a aprovação da seleção. O deferimento da matrícula obedece a ordem crescente de classificação até o limite de vagas.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
Serão realizadas visitas à escolas, elaboração de projetos de aplicação nas instituições escolares promovidas pelas diferentes disciplinas oferecidas no curso.
PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA