PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

Faculdade Salesiana Dom Bosco
Em Piracicaba

R$7.000
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55)(... Ver mais

Informação importante

  • Pós-Graduação
  • Piracicaba
  • 360 horas letivas
Descrição

Proporcionar a interdisciplinaridade entre a Psicologia e a Pedagogia ·Capacitar profissionais de nível superior comprometidos com a prevenção e o tratamento de problemas de aprendizagem e de ensino, para atuar no campo específico da Psicopedagogia em espaço escolar e não-escolar, nas esferas pública e/ou particular, considerando a realidade educacional.
Dirigido a: O curso destina-se a Pedagogos, Psicólogos, Professores e demais profissionais ligados à área de educação e propõe por meio do estudo teórico e da análise de práticas cotidianas referentes ao processo de ensinar e de aprender os conteúdos escolares,

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Piracicaba
Rua Boa Morte, 1835 Piracicaba - Centro, 13400-140, São Paulo, Brasil
Ver mapa

Programa

Faculdade Salesiana Dom Bosco OBJETIVOS:
  • Proporcionar a interdisciplinaridade entre a Psicologia e a Pedagogia, que trata de estudos referentes às dificuldades de aprendizagem dos alunos, através de disciplinas com conteúdos específicos que facultarão ao psicopedagogo atuar em clínicas e escolas no acompanhamento de programas de aprendizagem, no aconselhamento e apoio psicopedagógico.
  • Capacitar profissionais de nível superior comprometidos com a prevenção e o tratamento de problemas de aprendizagem e de ensino, para atuar no campo específico da Psicopedagogia em espaço escolar e não-escolar, nas esferas pública e/ou particular, considerando a realidade educacional. Para tanto, o curso irá estudar, refletir, discutir e vivenciar questões educacionais que dizem respeito direta ou indiretamente às dificuldades de aprendizagem e à problemática do fracasso escolar de crianças, adolescentes e adultos.
DISCIPLINAS
MÓDULO I:
  • Introdução à Psicopedagogia
  • Teorias da aprendizagem e do desenvolvimento humano
  • Psicomotricidade
  • A família no contexto psicopedagógico
MÓDULO II:
  • Dificuldade de aprendizagem da linguagem
  • As dificuldades de aprendizagem e a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais
  • Dificuldades de aprendizagem da matemática
  • Práticas Psicopedagógicas Institucionais
MÓDULO III:
  • Diagnóstico e atendimento psicopedagógico
  • Formas de intervenção clínica
  • Vivências e dinâmicas musicoterápicas
  • Práticas psicopedagógicas clínicas
PÚBLICO-ALVO:
O curso destina-se a Pedagogos, Psicólogos, Professores e demais profissionais ligados à área de educação e propõe por meio do estudo teórico e da análise de práticas cotidianas referentes ao processo de ensinar e de aprender os conteúdos escolares, as competências para:
  • Planejar, acompanhar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos;
  • Diagnosticar as dificuldades de aprendizagem e possíveis formas de intervenção pedagógica;
  • Utilizar os instrumentos adequados na intervenção e prevenção dos processos de aprendizagem;
  • Compreender o processo de desenvolvimento do aluno, considerando os aspectos sócio-cultural, cognitivo, físico e motor do ser humano;
  • Elaborar e aplicar propostas de trabalho;
  • Desenvolver pesquisa científica na área da Psicopedagogia;
  • Oferecer conhecimentos da área do desenvolvimento humano e da aprendizagem, que possibilite uma análise adequada dos quadros de dificuldades apresentados nos processos educativos;
  • Contribuir para o aprimoramento dos diversos contextos educacionais pela intervenção psicopedagógica;
  • Compreender os conhecimentos não só da criança que aprende, como também dos processos didático- metodológicos e da dinâmica institucional;
  • Conscientizar sobre a ética da avaliação no processo de aprender;
  • Formar profissionais em condições de adaptação a novos contextos e formas de educação, e em condições de propor inovações em planejamentos educativos.
DESCONTOS de 10% a partir da 2ª parcela:
  • Para Pais de alunos dos Colégios DBCA, DBA e Pais de alunos da Faculdade Salesiana Dom Bosco;
  • Para colaboradores, dependentes e estagiários das empresas e instituições Conveniadas à Faculdade Salesiana Dom Bosco;
  • Para ex-alunos da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba e ex-alunos do UNISAL.
OBSERVAÇÕES:
  • Pré-requisito: Os candidatos deverão ser diplomados em um curso de graduação.
  • Ao final do curso, faz-se necessário a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, com regulamento próprio, e formato de um artigo científico.
  • A Faculdade Salesiana Dom Bosco reserva o direito de não oferecer o curso, caso o número mínimo de alunos não seja atingido.
  • Dos alunos é exigida a frequência mínima de 75%.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
A seleção é executada pela coordenação ou por comissão por ela determinada, baseada na análise do currículo e da documentação, e entrevista pessoal, se necessária, no julgamento do coordenador. A matrícula é efetivada em qualquer curso, imediatamente após a aprovação da seleção. O deferimento da matrícula obedece a ordem crescente de classificação até o limite de vagas.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
Serão realizadas visitas à escolas, elaboração de projetos de aplicação nas instituições escolares promovidas pelas diferentes disciplinas oferecidas no curso.