Psicopedagogia

São Judas Universidade
Em Butantã e São Paulo

R$9.954
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Pós-Graduação
  • Em 2edes
  • Duração:
    3 Semestres
Descrição

Apresentar numa perspectiva histórica a trajetória do campo da Psicopedagogia no mundo e no Brasil - aplicação e pesquisa. Estabelecer um redimensionamento conceitual dos atos de ensinar e de aprender, privilegiando a análise particularizada e em conjunto dos múltiplos elementos determinantes no âmbito do processo de ensino-aprendizagem. Determinar a significação dos problemas de aprendizagem dent.
Dirigido a: O curso, ora proposto, destina-se a pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, arte-educadores ou a outros profissionais graduados das áreas de saúde e educação que estejam comprometidos com questões relacionadas ao campo educacional. (Portadores de Diploma de Curso Superior)

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Butantã
Av. Vital Brasil, 1000 - Butantã, 05503-001, São Paulo, Brasil
Ver mapa
Consultar
São Paulo
R. Taquari, 546 - Mooca, 03166-000, São Paulo, Brasil
Ver mapa

Programa

Objetivos:
Apresentar numa perspectiva histórica a trajetória do campo da Psicopedagogia no mundo e no Brasil - aplicação e pesquisa. Estabelecer um redimensionamento conceitual dos atos de ensinar e de aprender, privilegiando a análise particularizada e em conjunto dos múltiplos elementos determinantes no âmbito do processo de ensino-aprendizagem. Determinar a significação dos problemas de aprendizagem dentro da Psicopedagogia atual. Identificar as possibilidades de intervenção diagnóstica e de tratamento no campo psicopedagógico. Analisar a aplicabilidade de instrumentos e técnicas no processo de diagnóstico e de intervenção psicopedagógica. Discutir o papel e as atribuições profissionais do psicopedagogo, enfatizando o caráter interdisciplinar da prática psicopedagógica.

Diferencial
O curso de Psicopedagogia da Universidade São Judas Tadeu foi criado em agosto de 1985, na mesma década em que, na esfera nacional, ganham maior visibilidade os esforços no sentido da constituição do campo de atuação da Psicopedagogia e da legitimação de práticas psicopedagógicas já desenvolvidas por profissionais de saúde e educação.
O curso de Psicopedagogia da USJT tem procurado construir, ao longo de seus 20 anos de existência, uma identidade própria no plano da formação de profissionais psicopedagogos. Têm como eixo central o estudo dos processos de aprendizagem humana e todas as disciplinas tem um foco comum no desenvolvimento de seus programas: a relação do indivíduo com o conhecimento. O objetivo principal do curso é a compreensão de como as pessoas aprendem e por quê, eventualmente, não aprendem. Portanto, defende-se uma prática psicopedagógica favorecedora dos processos individuais e coletivos de aprendizagem, com o olhar voltado ao sujeito do conhecimento.
A equipe de docentes do curso de Psicopedagogia compõe-se de profissionais especialistas, com mestrado, doutorado e expressiva atuação na área de Psicopedagogia, incluindo entre os seus membros, pessoas que ocuparam ou que ocupam cargos de representação junto à Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp).
O curso de Psicopedagogia da USJT sempre esteve comprometido em orientar o processo de formação profissional, segundo as recomendações emanadas da Associação Brasileira de Psicopedagogia, o que valeu ao curso o importante reconhecimento por parte da Associação, celebrado pelo estreitamento das relações entre a ABPp e a USJT. Tal aproximação revela-se pelo fato de a USJT ter sido um dos centros formadores a se constituir sede de expressivos eventos promovidos pela ABPp. Assim, em 2000, a Universidade acolheu o VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia, que reuniu por volta de 800 pessoas. Em 2001, sediou o 1o. Fórum Psicopedagógico Debate Nacional sobre Diferentes Avaliações na Aprendizagem. Em 2005, 1o. Simpósio Nacional Psicopedagogia: Contribuições Atuais no Contexto Brasileiro e, em 2006, outra edição do Congresso Brasileiro de Psicopedagogia.

Público-Alvo:
O curso, ora proposto, destina-se a pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, arte-educadores ou a outros profissionais graduados das áreas de saúde e educação que estejam comprometidos com questões relacionadas ao campo educacional.
(Portadores de Diploma de Curso Superior)

Quadro de Disciplinas

·Abordagem Psicopedagógica dos Problemas de Aprendizagem
·Diagnóstico Psicopedagógico
·Didática do Ensino Superior e Prática de Magistério
·Fundamentos da Prática Psicopedagógica
·Intervenções Psicopedagógicas
·Jogo e Construção do Conhecimento
·Metodologia do Trabalho Científico
·O Ato de Conhecer na Perspectiva Psicopedagógica
·Oficinas Psicopedagógicas
·Psicopatologia
·Seminários Clínicos em Psicopedagogia
·Teorizações sobre o Trabalho Psicopedagógico
·Vivências Práticas em Psicopedagogia

Corpo Docente:Formado por mestres, doutores e profissionais experientes que tem atuado em organizações que se encontram entre as mais respeitadas do país. Conforme a Resolução CNE/CES Nº 1, de 8 de junho de 2007, o corpo docente de cursos de Pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, deverá ser constituído por professores especialistas ou de reconhecida capacidade técnico-profissional, sendo que 50% (cinqüenta por cento) destes, pelo menos, deverão apresentar titulação de mestre ou de doutor obtido em programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pelo Ministério da Educação.

Informação adicional

Forma de pagamento : R$ 553,00 - 6 mensalidades por semestre

Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais