Pós-Graduação

A Distância

R$ 3.912

Descrição

  • Tipologia

    Pós-Graduação

  • Metodologia

    A distância

  • Horário de aulas

    460h

Dirigido a: Profissionais da área de educação e afins (Pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, professores e outros), da rede pública ou privada, que desejam preparar-se para desenvolver projetos de intervenção psicopedagógica nas diferentes instituições, conhecendo os fundamentos teóricos e práticos da Psicopedagogia.

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Opiniões

Programa

Curso Online de Pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia




O Sistema Avaliativo é composto por:

· Atividades: atividades avaliativas em grupo ou individualmente realizadas no decorrer de cada módulo. São divididas em: Análise/estruturação de artigos científicos. Estudo de casos clínicos e Avaliação modular.

· Participação: desempenho nas atividades em fóruns e discussões.

· Prova Online*: realizada a cada final de módulo no ambiente virtual de aprendizagem.

· Prova Final: prova presencial versando sobre todo o conteúdo do curso.

· Trabalho de Conclusão de Curso: produção e apresentação de um ARTIGO CIENTÍFICO, conforme normas específicas do curso.



* As questões da prova online são randômicas e aleatórias.


Será considerado aprovado, tanto nos módulos como no curso de pós-graduação lato sensu, o pós-graduando que obtiver nota mínima de 7,0.



A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB em parceria com o Portal Educação adota um modelo de tutoria ativa, em que os professores têm competência conceitual, pedagógica e metodológica para acompanharem o estudante ao longo de todo o curso, motivando-o a participar e a interagir com o grupo por meio das ferramentas de comunicação disponíveis no ambiente virtual (barra lateral direita). Os tutores acompanham de maneira ativa os pós-graduandos, por meio da assistência diária e em clima de cordialidade, respeito e de problematização dialógica. Assim, os pós-graduandos sentem-se mais seguros, com a certeza de que podem contar com professores-tutores para o esclarecimento de dúvidas, aprofundamento de questões e para a construção de conhecimentos. Durante o processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, os pós-graduandos contam com o acompanhamento constante de um professor-orientador.


Durante a realização do curso de Pós-Graduação, os estudantes devem participar de um encontropresencial obrigatório, sendo esse ao final do curso, no momento da avaliação final e apresentação do TCC.

Os pós-graduandos podem optar por participar do encontro presencial em qualquer uma das capitais brasileiras.

A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB em parceria com o Portal Educação disponibiliza aos alunos locais para o encontro presencial obrigatório em todas as capitais brasileiras.


MÓDULO I - PSICOPEDAGOGIA: HISTÓRICO, FUNDAMENTOS E ATUAÇÃO - 40h

Disciplinas
C/H
Conteúdo programático
Psicopedagogia: Histórico, Fundamentos e Atuação
40
1 - Trajetória Histórica da Psicopedagogia:
1.1 Na Europa
1.2 Nas Américas: EUA e Argentina
1.3 No Brasil
1.4 ABPp

2 - Conceituação, objeto de estudo e bases epistemológicas da Psicopedagogia.
2.1 Conceito e Caracterização
2.2 Objeto de Estudo
2.3 Campos de Atuação: Clínica e Institucional
2.3.1 Finalidades da Atuação
2.4 Teóricos

3 - Identidade do Profissional Psicopedagogo:
3.1 A formação: como ponto de partida.
3.1.1 Construção Interdisciplinar
3.2 O olhar e a escuta psicopedagógica
3.3 Perfil, Competências e Habilidades

4 - Ética Profissional
4.1 Bases Legais: Regulamentação e o Código de Ética

5 - O psicopedagogo e os novos desafios educativos.
5.1 O contexto educacional: a escola, que espaço é este?
5.2 A sala de aula: Processos e Práticas.
5.3 Quando a aprendizagem não vai bem: dificuldades, problemas, distúrbios, disfunções, síndromes.
5.4 A Psicopedagogia como instrumento da prática docente
MÓDULO II - DESENVOLVIMENTO, COGNIÇÃO E AFETIVIDADE - 40h

Disciplinas
C/H
Conteúdo programático
Desenvolvimento, Cognição e Afetividade
40
1 Desenvolvimento humano, cognição e a afetividade.
1.1 Teorias do Desenvolvimento: ambientalista, inatista e interacionista.
1.2 A interdependência entre: afetividade e cognição para a aprendizagem
1.3 O valor das ligações afetivas
1.4 Redes da aprendizagem: Prazer e Motivação - Desejo e Inteligência

2 O afeto e sua relação com a aprendizagem
2.1 A importância do afeto para o saber pedagógico e o aprender escolar
2.2 Psicanálise na Educação

3 Desenvolvimento Cognitivo
3.1 Estruturas da cognição no processo de aprendizagem.
3.2 Teoria de Piaget
3.3 Teoria de Vygotsky

4 Inquietações afetivas, implicações cognitivas e obstáculos do aprender
4.1 Adaptação
4.2 Sintomas Psicossomáticos
4.3 Fobias a Fobia Escolar
4.4 Agressividade
4.5 Gagueira
4.6 Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC
MÓDULO III - CONTRIBUIÇÕES DA NEUROLOGIA À DOCÊNCIA - 40h

Disciplinas
C/H
Conteúdo programático
Contribuições da Neurologia à Docência
40
1 - Bases neurológicas: como é nosso cérebro
1.1 Célula nervosa e seu funcionamento
1.2 As funções e vias de associação do córtex cerebral
1.3 A química do comportamento

2 - Transtornos Específicos:
2.1 Dislexia
2.2 Disgrafia
2.3 Disortografia
2.4 Discalculia
2.5 TDAH/I

3 - Síndromes neurológicas
3.1 Síndrome de Gilles de la Tourette
3.2 Neurocisticercose
3.3 Neurofibromatose
3.4 Autismo
3.5 Síndrome de Asperger
3.6 Síndrome de West
3.7 Síndrome do X-frágil
3.8 Síndromes Genéticas

4 - Esclarecendo algumas patologias:
4.1 Gagueira
4.2 Epilepsia
4.3 Depressão
4.4 Esquizofrenia
4.5 Psicose Infantil

5 Tratamentos e encaminhamentos
5.1 Quando encaminhar a um neurologista
5.2 Que exames colaboram em um diagnóstico
5.3 Intervenções possíveis, condições necessárias
MÓDULO IV - APRENDIZAGEM E AUTORIA - 40h

Disciplinas
C/H
Conteúdo programático
APRENDIZAGEM E AUTORIA
40
1 Teorias da aprendizagem: concepções e represnetantes.
1.1 Paradigma Comportamental
1.2 Paradigma Cognitivista.
1.3 Paradigma Humanista.

2 O que e como se aprende?
2.1 A relação entre informação, conhecimento e saber.
2.2 Aprendizagem e gestão do conhecimento
2.3 Capacidades, habilidades e estilos de aprendizagem.


3 O que é aprender e sujeito autor?
3.1 Aprendentes são muitos, autores nem sempre.
3.2 Modalidade de Aprendizagem e Ensinagem.
3.3 Sujeito ensinante e aprendente
3.4 Fazer-se aprendente
3.5 Função ensinante
3.6 A autoria de pensamento e a autonomia da aprendizagem.
3.7 Aprendizagem Significativa: do conceito a prática.
3.8 Mapas Conceituais: uma ferramenta de aprendizagem

4 Metacognição: Aprender e Ensinar
4.1 Significado e estratégias metacognitivas.
4.2 Aprender a ensinar em uma perspectiva metacognitiva.

5 Dificuldades e/ou Problemas de Aprendizagem.
5.1 Histórico, Conceito e Classificação.
5.2 Dificuldade de Aprendizagem ou de Ensinagem?
5.3 O problema não é Meu.

MÓDULO V - - FAMÍLIA: RELAÇÕES, VÍNCULOS E APRENDIZAGENS- 40h

Disciplinas
C/H
Conteúdo programático
- Família: Relações, Vínculos e Aprendizagens
40
1 Que instituição é essa: suas configurações e funções
1.1 Berço da afetividade e do equilíbrio emocional
1.2 As identidades e as relações familiares
1.3 Os diferentes personagens da família

2 Toda família é igual, só muda o endereço:
2.1 Autoridade: falar a mesma língua é bom
2.2 Rituais familiares
2.3 Respeito: não é unilateral
2.4 Capacidade de amar e cuidar

3 Relações vinculares
3.1 O Valor dos Vínculos: princípio das relações sociais
3.2 Vínculo materno e vínculo paterno
3.3 Outros vínculos
3.4 Teoria do Vínculo:

4 Aspectos Familiares que favorecem o desempenho escolar
4.1 Os hábitos familiares
4.2 A interação entre pais e filhos
4.3 Práticas educativas: ensinar brincando
4.5 Ambiente cultural
4.6 Expectativas sobre os filhos: espelho, espelho meu

5 Família como ponto de partida para a aprendizagem
5.1 Primeira ensinante
5.2 As aprendizagens em família são suportes as outras aprendizagens

6 Repensando a Família frente às novas configurações: reflexões necessárias
6.1 Contexto familiar influencia o contexto escolar? Diálogos possíveis
6.2 A auto-estima do aluno vem de casa, mas a escola o desenvolve?
6.3 A disciplina e a indisciplina: enfrentamentos da família e da escola
6.4 A escola e a urgência da presença da família
MÓDULO VI - PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETENCIAS ACADÊMICAS - 40h

Disciplinas
C/H
Conteúdo programático
Psicomotricidade no Desenvolvimento de Competencias Acadêmicas
40
1 Porque a psicomotricidade é importante?
1.1 Histórico, conceito e fundamentos.
1.2 Elementos básicos da psicomotricidade

2 O corpo: a educação pelo movimento
2.1 Movimentos, agilidade e habilidades: atributos da competência motora.
2.2 Competências motoras que implicam na linguagem, na escrita e na leitura.
2.3 Como se aprende e se ensina através de atividades lúdicas
2.4 O desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem

3 Dialogando psicomotricidade e psicopedagogia
3.1 A Importância da Psicomotricidade no processo de Aprendizagem
3.2 Algumas atividades práticas: para auxiliar na sala de aula
MÓDULO VII - DA ORALIDADE À LEITURA E A ESCRITA E SUAS DIFICULDADES NO PROCESSO DE LETRAMENTO - 40h

Disciplinas
C/H
Conteúdo programático
Da Oralidade à LeituraE a Escrita e suas Dificuldades no Processo de Letramento
40
1 A Linguagem Oral e seu Desenvolvimento
1.1 Fatores de influencias : ambientais e biológicos
1.2 A linguagem infantil - fases do desenvolvimento

2 Alfabetização e Letramento
2.1 Histórico, conceitos e fundamentos da alfabetização.
2.2 Alfabetizar letrando: os métodos de ensino

3 Desenvolvimento da Consciência Fonológica à Escrita.
3.1 A inteligência e a consciência lingüística.
3.2 Níveis do desenvolvimento da escrita contribuições de Emília Ferreiro.

4 Contribuições da Psicopedagogia nas Dificuldades de Leitura e Escrita.
4.1 Intervenções pedagógicas.
MÓDULO VIII - PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO - RECUPERANDO O PENSAR - 40h

Disciplinas
C/H
Conteúdo programático
Pensamento Lógico Matemático - Recuperando o Pensar
40
1 Desmitificando o Pensamento Lógico Matemático
1.1 Pensamento e raciocínio lógico matemático.
1.2 Aplicações cotidianas do raciocínio
1.3 Habilidades operatórias e matemáticas
1.4 Aprendizagem de matemática
1.4.1 A questão da memória e as outras competências

2 Da Aquisição da Linguagem Matemática à Construção dos Conceitos
2.1 Comunicar e compreender
2.2 Resolver problemas
2.3 Geometria na vida
2.4 Cálculo mental

8.3 Contribuições de Constance Kamii.
3.1 De quem estamos falando.
3.2 Da anomia a autonomia do pensar e agir.
3.3 Os tipos de conhecimentos.
3.4 A importância do erro.
3.5 As construções necessárias.

4 Do Medo ao Prazer
4.1 Dificuldades em matemáticas.
4.2 Em que residem as dificuldades.
4.3 Postura psicopedagógica e didática frente ao aprendente.
4.3.1 Matemática e as inteligências múltiplas.
4.3.2 A importância do jogo para as aprendizagens matemáticas.
4.3.3 Atividades que desafiam o pensar ou que treinam a memória.
MÓDULO IX - Metodologia do Ensino Superior - 40h

Disciplinas
C/H
Conteúdo programático
Metodologia do Ensino Superior
40
1. A docência no ensino superior
1.1 Educação. Didática. Metodologia
1.2 A LDB, o ensino superior e suas finalidades
1.3 O ensino superior e suas relações com o contexto sócio-econômico-político brasileiro
2. A metodologia como ato político
2.1 O ato de planejar e as intencionalidades
2.2 A opção política do educador
3. Plano e planejamento
3.1 Diferenças entre plano e planejamento
3.2 As implicações políticas do ato de planejar
3.3 Elementos constitutivos de um plano
MÓDULO X - Métodos e Técnicas de Pesquisa - 40h
Disciplinas
C/H
Conteúdo programático
- Métodos e Técnicas de Pesquisa
40
1. Os caminhos da Pesquisa Ciêntífica
1.1 Processo de produção do conhecimento
2. Pesquisa Científica
2.1 Princípios da Pesquisa Científica
2.2 Principais Modalidades de Pesquisa
2.2.1 Pesquisa bibliográfica
2.2.2 Pesquisa de campo
2.2.3 Pesquisa experimental
2.2.4 Pesquisa-ação
2.2.5 Pesquisa de intervenção
2.3. Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica
2.3.1 Compilação ou "estado da questão"
2.3.2 Análise de texto
2.3.3 Estudo comparativo
2.3.4 Estudo histórico
2.3.5 Pesquisas de campo
2.4.Técnicas para coleta de dados e informações
2.4.1 Questionário ou formulário
2.4.2. Entrevista
2.4.3. Observação com método científico
2.4.4. História de vida
2.4.5 Depoimento oral
2.4.6 Relato de vida (tranche de vie, pedaços de vida)
3. Projeto de Pesquisa
3.1. Conceituação
3.2. A escolha do tema
3.3 A estrutura do projeto de pesquisa
3.3.1 Inicia-se com a capa e com a folha de rosto
3.3.2 Elementos essenciais do projeto de pesquisa
4. Orientações e Normatizações para Redação de Textos
4.1 Forma de apresentação gráfica do artigo científico
4.2 As normas da ABNT, NBR 10520/2002
4.2.1 Citações diretas (textuais) e indiretas (livres) colocadas no corpo do texto e notas de rodapé
4.2.2 Tipos de Citações
4.2.3 Localização das Citações
4.2.4 As Notas de Rodapé
4.2.5 Normas para elaboração de referências
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - 60h
O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.

Psicopedagogia

R$ 3.912