Psicopedagogia

ULBRA Universidade Luterana do Brasil
Em Santarem

R$5.220
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais

Informação importante

  • Pós-Graduação
  • Santarem
  • Duração:
    18 Mêses
Descrição


Dirigido a: Público-Alvo O curso destina-se a profissionais licenciados plenos em múltiplas áreas.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Santarem
Av. Sérgio Henn, 1787 Bairro Diamantino Santarém/Pa · Cep 68.025-000, 68.025-000, Pará, Brasil
Ver mapa

Programa

Apresentação

O psicopedagogo é um profissional que tem conhecimentos multidisciplinares, visto que na atividade de realizar um processo de avaliação diagnóstica deverá considerar os aspectos cognitivos, afetivos e sociais para avaliar a aprendizagem do individuo, visando entender à origem da dificuldade. Sabe-se que na avaliação psicopedagógica utiliza-se de diferentes instrumentos e métodos para desenvolver as atividades.



O campo de atuação é amplo sendo aplicado em vários segmentos como: escola, hospitais, clínicas, consultórios e organizações empresariais. A psicopedagogia visa favorecer a apropriação do conhecimento do ser humano em toda sua evolução, objetivando a promoção da aprendizagem configurando-se numa prática institucional.


Deste modo, o CEULS/ULBRA oferece cursos de especialização que permita a atualização dos profissionais que devem desenvolver ações e intervenções no processo de ensinar e aprender, atuando nas instituições de ensino em todos os níveis e modalidade de ensino.

Objetivos

» Qualificar profissionais de nível superior na área da psicopedagogia para atuarem nos processos de aprendizagem e suas dificuldades, em nível preventivo e terapêutico, na área institucional;

» Compreender o aluno em seu processo de aprendizagem, através do aprofundamento e reflexão das diversas teorias de aprendizagem e ensino;

» Analisar e refletir sobre a preparação profissional do psicopedagogo e os limites de sua área de atuação;

» Obter uma compreensão histórica dessa nova área de atuação educacional, a partir do conhecimento de mudanças socioeconômica e cultural que influenciaram o sistema educacional;

» Conhecer as tendências teórico-práticas que se destacam nas áreas de conhecimento de outras ciências que contribuem para a compreensão do desenvolvimento integral do indivíduo;

» Preparar o educador para as ações e intervenções psicopedagógica que se fizerem necessárias no atendimento institucional.

Componentes Curriculares

Fundamentos da Psicopedagogia

Desenvolvimento Neuromotor e Distúrbio de Aprendizagem


Fundamentos da Psicomotricidade


Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem


Psicogênese da Leitura e da Escrita


Educação Matemática e Psicopedagogia


Psicopedagogia: Avaliação e Diagnóstico


Docência no Ensino Superior


Intervenção Psicopedagógica na Aprendizagem


Metodologia da Pesquisa


Estágio Supervisionado Institucional


Trabalho de Conclusão

Informação adicional

Observações: Pós-Graduação