Psicomotricidade e suas Estruturas Corporais: o que pode um corpo?

Curso

Em Rio De Janeiro

R$ 450

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Local

    Rio de janeiro

  • Horário de aulas

    32h

A psicomotricidade tem como objetivo principal o trabalho com um corpo que fala nos seus níveis: físico, cognitivo, emocional, social e político. O corpo físico fala da mecânica corporal: o corpo motor. O corpo cognitivo fala de uma intelectualidade corporal: o corpo razão. O corpo emocional fala de uma afetividade corporal: o corpo afecção. O corpo social fala de uma sociologia corporal: o corpo. Dirigido a: Graduandos, graduados, pós-graduandos, pós-graduados, professores e aqueles que tiverem interesse na psicomotricidade.

Instalações

Localização

Início

Rio De Janeiro (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rua Muniz Barreto, 51 - Botafogo, Rio de Janeiro - Cep: 22251-090, 22251-090

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O QUE É A PSICOMOTRICIDADE:
A psicomotricidade é a ciência que estuda e compreende o homem através do seu corpo em movimento, em relação com o seu mundo interno e externo e suas possibilidades de perceber, atuar e agir com o outro, com os objetos, consigo mesmo e com a sociedade. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a gênese dos processos cognitivos, afetivos e orgânicos. É sustentada por três bases fundamentais: o movimento, o intelecto e o afeto.
Assim, a psicomotricidade como ciência da educação e como um processo clínico, procura trazer o movimento e o afeto, ao mesmo tempo em que envolve as funções da inteligência. Sem o suporte psicomotor, o pensamento não poderá ter acesso aos símbolos e à abstração. A estimulação do desenvolvimento psicomotor é fundamental para que haja consciência dos movimentos corporais integrados com a emoção, proporcionando ao ser uma consciência de indivíduo integral. Tem como um grande eixo o brincar. É através de jogos e brincadeiras que o indivíduo, em qualquer idade, simboliza sua existência. A psicomotricidade, mais do que tudo, é uma atitude perante a vida. O "ser psicomotricista" se constrói nas relações de afeto que compõem uma vida: o modo como afetamos o outro e o modo como nos deixamos ser afetado pelo outro.
O Psicomotricista, após o término de sua formação pessoal e profissional, está capacitado para atuar na educação, clínica, empresa, consultoria, supervisão e pesquisa, sempre na direção do caminho do desenvolvimento harmonioso e das potencialidades do ser humano, assim como, sua ação no meio social.

OBJETIVO GERAL:
A psicomotricidade tem como objetivo principal o trabalho com um corpo que fala nos seus níveis: físico, cognitivo, emocional, social e político. O corpo físico fala da mecânica corporal: o corpo motor. O corpo cognitivo fala de uma intelectualidade corporal: o corpo razão. O corpo emocional fala de uma afetividade corporal: o corpo afecção. O corpo social fala de uma sociologia corporal: o corpo coletivo. O corpo político fala de uma política corporal: o corpo relação (nesses dois últimos corpos, social e político, abordaremos teóricos do campo da filosofia e seus conceitos).
Em todos os corpos, acompanha sempre a questão do brincar e do jogar, pois falar de psicomotricidade é falar de um corpo que brinca e que joga consigo e com o outro em todas as suas instâncias e em qualquer tempo. Da vida intra-uterina ao corpo idoso.
METODOLOGIA:

Usaremos uma metodologia prática-teórica transdisciplinar, em uma dialógica com autores das áreas da psicomotricidade, filosofia, psicanálise, psicologia, comunicação, arte e teóricos do corpo. Referencial que nos dará a consistência teórica para uma prática que será vivenciada e digerida corporalmente. Para cada conteúdo teórico trabalhado haverá uma prática vivencial/corporal, ou seja, cada instância corporal (inclusos no objetivo) será o conteúdo prático/teórico de cada aula.
REFERÊNCIAS TEÓRICAS:
Autores da psicomotricidade, da filosofia, de práticas corporais, psicologia, psicanálise, etc. Autores que, ao longo do seu percurso teórico, estudaram o corpo.

PÚBLICO ALVO:
Graduandos, graduados, pós-graduandos, pós-graduados, professores e aqueles que tiverem interesse na psicomotricidade.


DIA DAS AULAS:
8 sábados, das 08:00 às 12h - Carga horária total de 32h (nos finais de semana com feriados não temos aulas).


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BÁSICO:

Estrutura 1: O corpo físico que fala da mecânica corporal: o corpo motor.
Estrutura 2: O corpo cognitivo que fala de uma intelectualidade corporal: o corpo razão.
Estrutura 3: O corpo emocional que fala de uma afetividade corporal: o corpo afecção.
Estrututa 4 e 5: O corpo social que fala de uma sociologia corporal: o corpo coletivo. E o corpo político que fala de uma política corporal: o corpo relação.
Integrado ao conteúdo das estruturas, está a relação entre linguagem audiovisual e linguagem corporal. Buscando a reflexão e a prática de como a linguagem audiovisual, através dos seus meios (cinema, rádio, televisão, etc.) interage e atua sobre os corpos, possibilitando aos mesmos, a expansão de potencialidades afirmativas da vida.
Na gênese das estruturas estudadas e vivenciadas estarão as bases da teoria e prática da psicomotricidade e o suporte do pensamento filosófico, citados na referência teórica.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO INTEGRAL:
(módulos teóricos e práticos a serem aplicados no curso):
 MÓDULO 1: Histórico da psicomotricidade
 MÓDULO 2: Educação e terapia psicomotora
 MÓDULO 3: Esquema e imagem corporal
 MÓDULO 4: A importância do brincar
Em cada um dos quatro módulos, que serão estudados e vivenciados, estão inseridas todas as estruturas corporais citadas no conteúdo programático básico.

Psicomotricidade e suas Estruturas Corporais: o que pode um corpo?

R$ 450