Graduação

Em Brasilia

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Brasilia

  • Duração

    10 Semestres

Instalações

Localização

Início

Brasilia (Distrito Federal)
Ver mapa
Sepn 707/907 - Campus Do Uniceub - Bloco 9 - Asa Norte Brasília -Df - Cep: 70790-075, 70790-075

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Sobre o curso

Qual é a formação obtida?
Psicologia - Formação de psicólogos.

Qual é a duração do curso?
10 semestres letivos.

Quais são os campos de atuação do psicólogo?


:: Área clínica
:: Área de saúde
:: Área organizacional
:: Área social
:: Área jurídica
:: Área escolar

Como atua o psicólogo na área clínica?
Em acompanhamento psicoterápico de crianças, adolescentes e adultos seja individualmente, seja em grupo de casais e famílias; em psicodiagnóstico, aconselhamento psicológico, orientação a pais e famílias, facilitação de grupos e equipes.

Onde e como atua o psicólogo na área de saúde?
Em hospitais e centros de saúde, em preparação para intervenções médicas, apoio psicológico pós-operatório, reabilitação, programas de prevenção do adoecimento, equipes multidisciplinares.

Como atua o psicólogo na área organizacional?
Em recrutamento e seleção de pessoas, levantamento de necessidades de treinamento, sistemas de avaliação de desempenho, diagnóstico e intervenção em saúde do trabalhador, descrição e análise de cargos.

Como atua o psicólogo na área social?
Em orientação aos indivíduos em problemas de ajustamento social, com o objetivo de levá-los a superar as dificuldades; junto a organizações comunitárias e em equipes multiprofissionais; em programas nas áreas de saúde, lazer, educação, trabalho e segurança, entre outras atividades.

Como atua o psicólogo na área jurídica?
Em planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção da violência, sob a ótica dos dados psicológicos; em avaliação das condições intelectuais e emocionais de crianças, adolescentes e adultos em conexão com processos jurídicos; como perito judicial; em pareceres de adoção; em acompanhamento de sentenciados de reinserção na sociedade, entre outras atividades.

Como atua o psicólogo na área escolar?
Em pesquisas, diagnósticos e intervenção psicopedagógica de crianças, adolescentes e adultos em grupo ou individualmente; em acompanhamento e estudo; em assessoria ao planejamento de currículos escolares e à definição de técnicas de educação eficazes; em estudo e orientação das relações interpessoais estabelecidas no contexto escolar e em assessoria na educação inclusiva.

Como está o mercado de trabalho?
O espaço depende da área de atuação. Na área organizacional e de saúde, há demanda por profissional que apresente o domínio das competências técnicas exigidas em áreas emergentes, em que o mercado começa a fortalecer-se, como: a jurídica, a comunitária, a de trânsito e a de psicologia do esporte. No âmbito escolar, existe vasta possibilidade de inserção do profissional, no entanto é necessário apresentar conhecimento específico e aprofundado.

Por que fazer o curso de Psicologia no UniCEUB?
Focalizado, também, no mercado de trabalho, o curso dará ao aluno condições de atuar com destaque. O UniCEUB, há 42 anos, forma psicólogos de alta competência. O diferencial da tradição do Centro Universitário é a constante reformulação, para manter-se moderno. O curso é antigo, mas não ultrapassado; é o único do DF elaborado com base nas novas diretrizes do Ministério da Educação - MEC, visando atender às recentes exigências. Além de preparar para o mercado de trabalho, o curso capacita para a pesquisa e o prosseguimento da vida acadêmica.

O aluno do UniCEUB faz opção por alguma área?
O psicólogo formado no UniCEUB pode atuar em diferentes áreas da Psicologia pela formação generalista até o 8º semestre. No último ano, porém, o aluno opta por aprofundamento em determinada área de interesse na qual realiza estágios supervisionados. As linhas oferecidas pelo curso são Psicologia e Processos Educativos e de Saúde, Psicologia e Processos Clínicos e Psicologia e Processos Organizacionais e Sociais.

Quais são as atividades oferecidas ao longo do curso?
:: Estágio curricular no Centro de Formação de Psicólogos do UniCEUB
:: Estágio em instituição externa conveniada com o UniCEUB
:: Pesquisa por meio do Programa de Iniciação Científica - PIC
:: Possibilidade de inserção em projetos de pesquisa de professores com bolsa do CNPq-PIBIC
:: Monitoria
:: Eventos científicos, como palestras, mesas-redondas, fóruns de debates e congressos com objetivo de promover debates entre as posições teóricas da Psicologia e atualização dos alunos sobre temas emergentes
:: Projeto de extensão na área de saúde, escolar, psicossocial, entre outras

O curso realiza atividades de atendimento comunitário?
Não apenas as realiza como também tem, nessas atividades, um dos pilares na formação do psicólogo. O Centro de Formação de Psicologia - CENFOR mantém projetos em áreas, como clínica, escolar, organizacional, psicossocial, comunitária e hospitalar. Por meio deste programa, os alunos desenvolvem a prática profissional e o aprimoramento técnico com atendimento à comunidade carente, sempre com o acompanhamento de professores-orientadores. Além do benefício para o aluno, há a importância social do projeto para a população, que, provavelmente, não teria acesso a esse tipo de serviço. O CENFOR é amplo e está localizado no Setor Comercial Sul, facilitando o acesso da comunidade. Conta com quinze consultórios bem equipados, oito salas de observação e quatro salas de supervisão, cada uma com capacidade para vinte alunos.

Quais são os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos de Psicologia?
O curso de Psicologia dispõe de 08(oito) projetos de pesquisa que compõem duas linhas de pesquisa do programa de pós-graduação stricto sensu, em fase de implantação. As linhas são: Cultura e subjetividade e Saúde e cultura: processos psicossociais e educativos.
Existem, também, projetos de extensão com o objetivo de propiciar aos alunos o desenvolvimento de habilidades profissionais por meio de atendimento à comunidade e realização de pesquisa, tais como:


:: Estudo dos processos subjetivos das doenças crônicas
:: Educação para a saúde
:: Atuação do psicólogo no contexto hospitalar
:: Psicopatologia e saúde mental
:: Diálogo: grupo interdisciplinar - interface da Psicologia com a Antropologia
:: Cinema e Psicologia
:: Serviço de acolhimento e triagem

Como definir a estrutura física do curso de Psicologia?
A estrutura do curso recebeu o mais alto conceito na avaliação institucional do Ministério da Educação - MEC. As salas de aula, os auditórios e os laboratórios apresentam excelentes condições de conforto, limpeza e adequação para o desenvolvimento das atividades. O complexo de Laboratórios de Ciências da Saúde- LABOCIEN, é tido como um dos melhores do Distrito Federal segundo os padrões de excelência. São 38 laboratórios que ocupam a área total de mais de 3.500m2. Entre os específicos, destacam-se os de atendimento ao curso de Psicologia: os laboratórios de dinâmica de grupo, de testagem psicológica, de psicologia geral experimental e de psicobiologia.

Como eu faço para conhecer, pessoalmente, as instalações do curso do UniCEUB?
Há programas oferecidos para visitar o campus e assistir a uma aula do curso. Para marcar sua visita, ligue para o número 3966-1384, nos turnos matutino e vespertino e fale com uma de nossas atendentes.

Como definir o corpo docente do curso?
É outro ponto forte do curso de Psicologia do UniCEUB. Há cerca de 33% de pós-doutores e doutores, 50% de mestres com experiência de atuação nas áreas da Psicologia.

Como definir o acervo da Biblioteca do UniCEUB relativo ao curso de Psicologia?
A Biblioteca tem excelente sistema de atualização do acervo. No início de cada semestre, os professores fazem o levantamento das referências bibliográficas de sua disciplina e solicitam a aquisição de livros, periódicos e multimeios, sendo prontamente atendidos. Além disso, no UniCEUB, o aluno pode fazer solicitação de obras de sua área, contribuindo para manter o acervo sempre atualizado.

Como o mercado de trabalho recebe os profissionais formados no UniCEUB?
O mercado de trabalho no DF dá preferência aos alunos formados no UniCEUB, o que pode ser facilmente comprovado pelo quantitativo de psicólogos que atuam no mercado oriundos deste curso. Muitos alunos são contratados ao término do estágio.

Projeto pedagógico
O curso de Psicologia oferece ao aluno a formação que o qualifica para o exercício da profissão, assegurando condições de inseri-lo no mercado de trabalho e tornando-o capaz de desenvolver atividades em benefício da sociedade.

A orientação curricular é de caráter generalista, dando ao aluno a oportunidade de desenvolver-se para atuar como psicólogo de maneira integrada nas áreas clínica, social, comunitária, de saúde, de trabalho e de educação, podendo enriquecer seu campo de preferência por meio de disciplinas optativas. Além disso, o aluno pode participar de atividades extracurriculares que visam ao desenvolvimento de pesquisas direcionadas ao ensino da graduação. O estágio pode ser realizado no Centro de Formação de Psicólogos do UniCEUB, e, por meio de convênios, em empresas, órgãos públicos, hospitais, clínicas, escolas, etc.
A equipe de professores é qualificada pela formação científica e acadêmica e pela atuação profissional. A estrutura do curso inclui laboratórios especializados em Fisiologia, Anatomia e Psicologia Experimental, e salas especiais para o trabalho com técnicas e testes psicológicos e vivências em dinâmica de grupo.


Duração do Curso: dez semestres.







Psicologia

Preço para verificar