Psicologia

Graduação

Em Ijuí e Santa Rosa

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Descrição

  • Duração

    10 Semestres

O Curso de Psicologia da Unijuí visa a formação do psicólogo com competências acadêmicas, científicas e profissionais que lhe permitam atuar com excelência junto a indivíduos e instituições nos diferentes campos de trabalho em psicologia. Dirigido a: O perfil do profissional em Psicologia formado na UNIJUÍ é traçado a partir de uma revisão crítica da função social do psicólogo. Trata-se de um profissional capaz de compreender e identificar os pressupostos ideológicos que norteiam as concepções teóricas, bem como as práticas psicológicas, desenvolvendo uma consciência crítica dos efeitos de seu trabalho no âmbito social.

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Opiniões

Programa

O Curso de Psicologia da Unijuí visa a formação do psicólogo com competências acadêmicas, científicas e profissionais que lhe permitam atuar com excelência junto a indivíduos e instituições nos diferentes campos de trabalho em psicologia.

Em sua concepção, o Curso considera a crescente expansão da área de atuação do psicólogo na atualidade, pois, além dos espaços tradicionais como a clínica privada, a escola e a empresa, outras instituições estão requisitando o trabalho deste profissional tais como: hospitais, ambulatórios, associações comunitárias, sindicatos, juizados de menores e de família, penitenciárias, associações esportivas, entre outras.

O currículo do Curso, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais, compõe-se de um núcleo de estudos básicos e ênfases em núcleos de estudos específicos. O Curso de Psicologia da Unijuí oportuniza estágios nas seguintes ênfases: Psicologia e Processos Clínicos; Psicologia e Processos Educacionais; Psicologia e Processos de Gestão; Psicologia e Processos Sociais.



Histórico
A psicologia é uma ciência e uma prática profissional. Enquanto ciência faz parte dos programas da Universidade desde a sua origem, em 1957, nas faculdades de Filosofia e Pedagogia. Como prática profissional se faz presente desde 1990, por ocasião do ingresso da primeira turma do Curso de Psicologia.

Fazendo uma retrospectiva de sua trajetória verificamos que já no ano de 1961, é criado o Centro e, posteriormente, o Departamento de Estudos e Pesquisas Psicológicas, que passa a promover atividades voltadas aos interesses da comunidade regional e da própria Instituição por essa área do conhecimento.

Nos anos seguintes, à medida que novos Cursos na área das licenciaturas vão sendo implantados, a psicologia se desenvolve na interface com o campo da educação. O trabalho dos professores da área concentra-se, assim, no estudo da infância e da adolescência e nas questões da aprendizagem. Esta posição se consolida quando, a partir de 1968, o Departamento de Estudos e Pesquisas Psicológicas é incorporado ao Departamento de Educação.

Nos anos 80, a idéia de criar um curso de psicologia passa a ganhar corpo dentro da Unijuí, pois, percebe-se uma demanda por esse curso nas diversas comunidades da região. O grupo de professores da área começa a desenvolver estudos e debates neste sentido, processo este que culmina, em 1989, com a criação do Curso de Psicologia e autorização para seu funcionamento a partir do primeiro semestre de 1990, pelo Conselho Universitário. Nesta ocasião o Curso fica adscrito ao Departamento de Filosofia Letras e Artes. Em agosto do mesmo ano cria-se o Departamento de Filosofia e Psicologia.

Em 1992, quando os ingressantes da primeira turma começam a realizar os estágios curriculares, o Curso se insere em diversas instituições da comunidade regional ( empresas, escolas, postos de saúde, entre outras) que passam a receber os acadêmicos para a realização de práticas profissionais. No ano seguinte o Departamento de Filosofia e Psicologia implanta a Clínica de Psicologia do Campus Ijuí, que passa a oferecer atendimento psicológico à comunidade, ao mesmo tempo em que se constitui em mais um espaço de estágio para os alunos do Curso. No ano 2000 são criados, no mesmo Campus, os Centros de Pesquisa e Extensão em Avaliação Psicológica, em Psicologia Genética, em Psicologia Institucional e em Psicologia da Infância e da Adolescência.

Com uma experiência na formação de psicólogos já consolidada, no ano de 2003, o Departamento de Filosofia e Psicologia implanta o Curso de Psicologia no Campus Santa Rosa, que passa a contar com extensões dos mesmos Centros de Pesquisa e Extensão que já implantados no Campus Ijuí. Em 2005, em virtude do início dos estágios curriculares, o Curso de Psicologia amplia seu campo de atuação junto à instituições na região de Santa Rosa.

No ano de 2006 é fundada a Clínica de Psicologia do Campus Santa Rosa, oportunizando atendimento psicológico também à comunidade desta região.


Objetivos

Geral

* A meta do Curso de Graduação em Psicologia é a formação do Psicólogo voltado para a atuação profissional.


Específicos

A formação do Psicólogo está comprometida com:

* a construção e o desenvolvimento do conhecimento em psicologia;

* o aprimoramento e capacitação contínuos; com a compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender o fenômeno psicológico;

* o incentivo à interlocução com outros campos do conhecimento que ela requer;

* o respeito à ética nas relações profissionais e com a compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País.


Perfil Profissional
Contexto de inserção regional

O perfil do profissional em Psicologia formado na UNIJUÍ é traçado a partir de uma revisão crítica da função social do psicólogo. Trata-se de um profissional capaz de compreender e identificar os pressupostos ideológicos que norteiam as concepções teóricas, bem como as práticas psicológicas, desenvolvendo uma consciência crítica dos efeitos de seu trabalho no âmbito social.

O perfil deste psicólogo compreende:

* aquisição de uma sólida formação teórica no campo das teorias psicológicas, com a complementação da Filosofia, da Antropologia e da Biologia, que levem ao conhecimento dinâmico da estruturação do sujeito psíquico e de suas determinações sócio-culturais;

* competência técnica e ética frente às problemáticas e demandas no contexto onde estas se manifestam;

* postura de investigador que faça permanentemente o exercício de integração teoria/prática, devendo estar preparado para contribuir com a construção do conhecimento na sua área de atuação;

* capacidade de orientar sua prática para o campo da saúde mental, sendo capaz de compreender e trabalhar com a complexidade e as contradições que envolvem os conceitos de saúde e doença.

Para atingir este perfil são desenvolvidas as seguintes competências:

* saber formular questões e dar-lhes possíveis respostas, o que implica o desenvolvimento de sólidos conhecimentos teórico-práticos;

* ser capaz de perceber a especificidade de cada contexto ou campo de trabalho sem perder a unidade de seu conhecimento;

* ser capaz de extrapolar, a partir dos campos de prática oferecidos pelo curso, a outros campos onde a atuação psicológica se torne possível;

* ser capaz de trabalhar interdisciplinarmente, inserido em equipes multiprofissionais;

* ter atitude pedagógica, capacidade de escuta desenvolvida, domínio da comunicação e conhecimento dos princípios e métodos educativos.

Para adquirir estes atributos e atingir o perfil desejado, a questão do método é fundamental. O profissional deve ter visão crítica e rigor metodológico em sua ação. Isto requer o desenvolvimento da capacidade de análise crítica, de compreensão e sistematização do conhecimento, de inclusão da avaliação de sua ação, de definição clara do problema, de busca permanente de novas informações.
Áreas de atuação do egresso

* Instituições da área da saúde (centros e postos de saúde, hospitais, clínicas interdisciplinares, etc.);

* Instituições da comunidade ( escolas, creches, APAEs, Conselhos Tutelares, prefeituras, órgãos estaduais e federais, Centros de Formação de Condutores, etc.) ;

* Empresas (privadas, públicas, familiares);

* Assessorias e Consultorias;

* Clínica privada;

* Serviços de Avaliação Psicológicas (perícias, porte de armas, etc.)

* Campos emergentes (publicidade, esporte, gestão, jurídico, gestão, mídia, etc.);

* Pesquisa;

* Docência no ensino médio (mediante complementação em licenciatura);

* Docência no ensino superior (mediante realização de pós-graduação).

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