Psicologia

ULBRA Universidade Luterana do Brasil
Em Canoas, Manaus, Palmas e 8 sedes mais

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais

Informação importante

Descrição

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Cachoeira do Sul
Rua Martinho Lutero, 301 · Bairro Universitário Cachoeira Do Sul/Rs · Cep 96.501-595, 96.501-595, Rio Grande do Sul, Brasil
Ver mapa
Consultar
Canoas
V. Farroupilha, Nº 8001 · Bairro São José, 92425-900, Rio Grande do Sul, Brasil
Ver mapa
Consultar
Gravata
Avenida Itacolomi, Nº 3.600 Bairro São Vicente Gravataí/Rs · Cep 94.170-240, 94.170-240, Rio Grande do Sul, Brasil
Ver mapa
Consultar
Guaíba
Br 116, Nº 5724 · Bairro Moradas Da Colina Guaíba/Rs · Cep 92.500-000, 92.500-000, Rio Grande do Sul, Brasil
Ver mapa
Consultar
Itumbiara
Av. Beira Rio, 1001 Bairro Nova Aurora Itumbiara/Go · Cep 75.522-100, 75.522-100, Goiás, Brasil
Ver mapa
Ver todas (11)

Programa

Modalidade: Formação Específica


O psicólogo presta serviços que visam proporcionar cuidados integrais à saúde mental, através de ações preventivas e pronto-tratamento das doenças mentais, com abordagem individual, comunitária grupal e profissional; orientação psicopedagógica, atendimento psicoterápico, treinamento de recursos humanos e segurança do trabalho; ensino de disciplinas da área nos vários níveis de ensino e supervisão de trabalhos teóricos e práticos e elaboração de programas educativos de treinamento em saúde mental. Locais de atuação: Serviços públicos, hospitais, clínicas e consultórios particulares, institutos de pesquisa, institutos médico-legais, órgãos carcerários, fóruns, indústrias e casas comerciais, organizações comunitárias, bancos e estabelecimentos de ensino.


Profissão: Psicólogo



Como é o curso na ULBRA?


O curso de Psicologia da ULBRA oferece aos alunos a participação em atividades comunitárias na prestação de diversos serviços. O projeto de Intervenção Psicossocial na comunidade de Canoas é um exemplo destas oportunidades.



O Curso


Formação e a atualização permanente de profissionais com sustentação científica, postura ética reflexiva, atuando como promotores de saúde mental e agentes de transformação social, através da indissociabilidade da pesquisa, do ensino e da extensão em Psicologia.



Objetivo



O Curso de Psicologia da ULBRA objetiva formar psicólogos com o domínio dos conhecimentos básicos do campo epistêmico da Psicologia, engajados na análise do contexto socio-histórico-cultural, com sólida formação científica, e ênfase na prevenção da saúde mental do ser humano.



Diferenciais do curso de Psicologia/ULBRA/ Canoas


· Currículo atualizado de acordo com as últimas diretrizes do MEC e acompanhando a evolução da Psicologia, com disciplinas modernas como: Psicologia da Saúde, Intervenções em crise e Intervenção Psicossocial. Alem disso tem 4 estágios básicos, que são desenvolvidos desde 1º semestre do curso (Psicologia: Ciência e Profissão; Observação do Comportamento Humano; Psicopatologia; Intervenção Clínica) e dois profissionalizantes escolhidos entre quatro áreas: clinica, escolar, trabalho e comunitária.


· Serviços e Pesquisa em Psicologia Escolar - SEPPE. O serviço presta consultoria em Psicologia escolar às escolas públicas e privadas da comunidade de Canoas e Grande Porto alegre, proporcionando campo de estágio em PsicologiaEscolar nas modalidades curricular e voluntário.


· Serviços e Pesquisa em Psicologia Organizacional e do Trabalho - SPPOT - Presta atendimento a pequenas e médias organizações, dando consultoria na área da Psicologia Organizacional e do Trabalho. O serviço oferece espaço para o estágio dos alunos do curso, prestando atendimento a grupos de trabalhadores em situação de desemprego (SINE/Canoas e UAMCA), ao programa de Reabilitação Profissional (INSS/Canoas) e na APT-Acompanhamento Psicológico ao Trabalhador (ULBRA/Canoas).


· Serviços e Pesquisa em Psicologia em Psicologia Comunitária -SEPPCOM - Serviço de extensão que atua junto a grupos e comunidades contribuindo para o auto-desenvolvimento dos indivíduos e auto-gestão das comunidades.


· Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência - NAVIV - É um serviço de Extensão Comunitária, que tem alcançado protagonismo na grande Porto Alegre através de sua proposta inovadora de integração da Psicologia com o Direito, numa parceria firmada em 1997 com o Foro de Canoas. Oferece campo de Estágio Curricular e Voluntário em Psicologia Clínica.


· Clínica Escola, inserida dentro de um Centro Multiprofissional, os alunos encontram a oportunidade de estágio em Psicologia Clínica e Intervenção Psicossocial. São oferecidos estágios nas linhas da Psicologia: Psicanálise, e Cognitivo-Comportamental contando com suporte de um Médico Psiquiatra.



· Atendimento em Psicologia da Saúde e Hospitalar nos hospitais da Rede ULBRA, a pacientes e familiares nas áreas da Cardiologia, Oncologia, Neonatologia, Pediatria, Hematologia, atendimentos a familiares, apoio nas situações de luto e palestras abertas à comunidade sobre doenças crônicas, adesão ao tratamento, entre outras.



· Modernos laboratórios nas áreas de Psicologia Experimental e Observação do Comportamento Humano. O laboratório de Psicologia Experimental funciona com simulações e experimentos voltados para seres humanos, com a utilização de softwares e instrumental específicos para a aprendizagem na área. O laboratório de Observação também conta com material de alta tecnologia para que o aluno possa realizar as observações. Utiliza um espaço privilegiado, de sala de espelho, onde o ensino ocorre em tempo real.


O laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia - LAEPPSI, congrega os professores pesquisadores do curso nas mais variadas linhas de pesquisa, integrando o aluno, desde o início do curso às atividades científicas e de produção de conhecimento.


· O curso amplia suas atividades de pesquisas através de programas de especialização em áreas emergentes na Psicologia, como os cursos de especialização em Neuropsicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia da Saúde, e Psicologia Hospitalar.



· Atividades de Extensão: Grupo de Teatro, o Psi em Cena, que trabalha temas relevantes em psicologia, desenvolvendo habilidades e competências dos alunos do curso e diplomados da Psicologia; e com o Espaço Psi, com palestras quinzenais que são oferecidas gratuitamente aos alunos do curso e desenvolvem temas de interesse dos alunos.


Revista Aletheia - Revista científica, classificada em 2005 e em 2007 pela ANPEPP como Nacional A, publica artigos originais relacionados aos diversos campos da psicología




Mercado de Trabalho


De uma atuação historicamente pautada por uma perspectiva clínica, a inserção do psicólogo ampliou-se para os diversos âmbitos da atenção para saúde. Tal fato produziu um crescimento profissional em direção aos diferentes setores abrangidos pelo sistema de saúde mental.



Atuando em postos de saúde, creches e outras instituições prestadoras de serviços sociais, o trabalho do psicólogo vem, paulatinamente, superando uma atuação puramente curativa para uma perspectiva de caráter preventivo, na medida em que o profissional passa a envolver-se em programas de atenção primária e secundária. Permanece, ainda, a necessidade de atender a uma demanda emergente dos novos domínios de atuação, como por exemplo: a psicologia social/comunitária, a psicologia jurídica, do trânsito, do esporte, entre outros que venham a surgir. Nesse sentido, do profissional psicólogo, exige-se capacidade de aplicar e ampliar as diferentes habilidades e competências que construiu ao longo de sua formação acadêmica e que devem ser atualizadas nos complexos contextos de trabalho da atualidade.



A emergência de novas áreas de atuação profissional, a ampliação e diversificação da clientela atendida, as inovações nos procedimentos e técnicas, a integração em equipes multiprofissionais, são eixos em que a profissão vem se inovando.


Considerando-se as características regionais, pode-se perceber que tais eixos significam a construção de outro modelo de atuação profissional mais acessível a segmentos populacionais antes excluídos, através da prestação de serviços instituicionais, o que contribue para romper o modelo profissional tradicional.


O exercício profissional revela-se um campo em processo de mudança, expressivamente ampliado com as inovações científicas e com a reflexão crítica sobre o modelo tradicional de atuação, exigindo do psicólogo uma postura científica , crítica, ética, social com visão contextualizada, flexível e aberta para novas aprendizagens. Portanto, almeja-se a formação de um profissional pluralista, capaz de integrar seus conhecimentos em Psicologia, não dicotimizando-os e não fragmentando-os em função do campo de atuação profissional.


O perfil delineado se expressa no psicólogo que tem uma compreensão ampla não somente dos fenômenos psicológicos, mas das condições de cidadania e ética, sendo capaz de refletir, avaliar e atuar nos mais diversos campos; com uma formação pluralista e sólida, comprometida na construção de novos conhecimentos e práticas transformadoras da sociedade. Profissional com característica investigativa e que concebe a Psicologia enquanto unidade de saber, interagindo interdisciplinarmente, sendo, também , um profissional voltado para as questões e problemas de sua região e com visão direcionada para o macro social.



Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais