Prevenção de Fraudes na Terceirização

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro e Brasilia

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Descrição

Fraudes são razão de permamente preocupação em instituições da área pública e do setor privado. Seus golpes causam graves prejuízos, além de expor gestores a constrangimentos e a riscos civis e penais. As estimativas e os casos de fraudes no Brasil são surpreendentes e danosos, tanto nos diversos níveis de gove..
Dirigido a: Empresários e Diretores; Controladores; Tesoureiros e demais profissionais da área financeira; Gerentes de compras; Gerentes e Fiscais de Contratos; Contadores e demais profissionais da área contábil; Auditores internos e externos;Responsáveis pelas equipes de Segurança Patrimonial e Inteligência Empresarial; Ouvidoria; Profissionais do projeto &...

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Brasilia
Centro Empresarial Brasília Srtvs - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco B - Sala 802 Asa Sul, 70340-907, Distrito Federal, Brasil
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Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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Programa

Apresentador

S.G. Oliveira

Carga horária

16 horas

Área de Interesse

Licitações e Contratos

Apresentação

Fraudes são razão de permamente preocupação em instituições da área pública e do setor privado. Seus golpes causam graves prejuízos, além de expor gestores a constrangimentos e a riscos civis e penais. As estimativas e os casos de fraudes no Brasil são surpreendentes e danosos, tanto nos diversos níveis de governo quanto na iniciativa privada.

Gestões temerárias podem desviar cifras astronômicas. O avançado processo da terceirização impõe uma demanda crescente de cuidados especiais. Os desvios éticos, na forma de corrupção, apresentam-se em excesso - aos mais fracos.

Os riscos de fraude tornam imprescindível que os gestores se previnam, conhecendo os sintomas deste grave problema e as formas de combatê-lo. Este é o principal propósito do treinamento ora apresentado.

Benefícios Deste Treinamento Para as Organizações

· Atualizaçao quanto ao impacto da fraude, alertando sobre os novos e velhos esquemas que estão assombrando os profissionais - contratantes e contratados - na área de licitações e contratos.

· Maximização da eficácia da auditoria interna, da ouvidoria e dos órgãos de inteligência empresarial, nas diversas etapas da contratação.

Benefícios Para os Participantes

· Conhecmento de novas técnicas reconhecidamente eficazes para minimizar e detectar fraudes nas licitações e na fiscalização de obras e serviços terceirizados.

· Capacitação para identificar e combater fraudadores, minimizando riscos trabalhistas, previdenciários, tributários, acidentários, civis e penais.

· Habilitação para o gerenciamento adequado de eventuais denúncias, comissões internas de sindicância e o episódio criminal, dentro da ordem legal.

A Quem se Destina

Empresários e Diretores; Controladores; Tesoureiros e demais profissionais da área financeira; Gerentes de compras; Gerentes e Fiscais de Contratos; Contadores e demais profissionais da área contábil; Auditores internos e externos;Responsáveis pelas equipes de Segurança Patrimonial e Inteligência Empresarial; Ouvidoria; Profissionais do projeto "Sox", do Contas a Pagar e demais profissionais direta ou indiretamente ligados à atividade de compra de bens, serviços e obras.

Programa

  • Riscos Mais Frequentes

    • Compras de materiais.
    • Contratos de Empreitadas.
    • Alimentação.
    • Transportes.
    • Limpeza.
    • Vigilância.
    • Locações.
    • Assistência médica e seguro saúde.
    • Tecnologia de Informação (TI).
    • Manutenção: mecânica, caldeiraria, elevadores, pintura industrial e predial.
    • Obras: construção, reforma, recuperação, fabricação e ampliação.
    • Copa, café, áreas verdes e reprografia.
  • Outros Riscos Importantes

    • Passagens aéreas.
    • Mão-de-obra temporária.
    • Contrato por prazo determinado.
    • Reembolso postal.
    • Pintura Industrial.
    • Energia elétrica.
    • Utilidades industriais.
    • Andaimes.
    • Carga e força: empilhadeira e guindastes.
  • Os Meios de Prevenção

    • Barreiras e facilitadores da fraude.
    • Controles internos imprescindíveis, Cadastramento, Orçamentação, Licitação, Redação contratual, Medição e Fiscalização de serviços terceirizados.
    • "Sarbanes - Oxley Act - Sox".
    • ACFE.
    • QMF.
    • COSO.
    • BSC.
    • "OMBUDSMAN".
    • Código de ética.
    • Código de conduta concorrencial.
  • Programa de Combate à Fraude

    • Técnicas modernas de implementação
    • "Disque fraude" ou "help-desk"
    • "Ethical line".
    • Ouvidoria.
    • Sugestões práticas de implantação.
    • Inteligência empresarial: como funciona.
  • Detecção da Fraude, Identificação dos Autores e Administração do Problema

    • A arte da fraude.
    • Atitudes e comportamentos que constituem indícios de fraudes.
    • Comissão de sindicância (Legislação pertinente).
    • Técnicas para reunir informações.
    • Seleção de informantes.
    • Técnicas para entrevistar suspeitos, depoentes e colaboradores.
    • A base legal em entrevistas.
    • Testemunhas obstrutivas ou especialistas.
    • A figura do fraudador. Como funciona sua mente. Porque ele confessa.
    • Denunciação caluniosa - Riscos.
    • Padrões eficazes de prova.
  • Legislação

    • Novo Código Civil : Artigos que não devem ser ignorados, tendo em vista a questão da boa-fé, lesão, estado de perigo e sigilo, além das garantias relativas às fases pré e pós-contratual, ou seja: proposta de preços, assistência técnica e garantias.
    • Idem, Código de Defesa do Consumidor;
    • Risco do não-conhecimento de determinadas legislações pertinentes a cada tipo de contrato.
    • Como entender e implementar os acórdãos do TCU, de maneira a minimizar fraudes.
  • Casuísmo

    • Dúvidas do dia a dia apresentadas pelos participantes, concomitantemente à exposição do assunto;
    • Citação de novos casos de fraudes pelos participantes - que tenham interesse - para evitar surpresas no momento do fazer acontecer.


Materiais Didáticos

Além do material didático impresso, os participantes receberão CD ROM contendo:

  • Informações das não-conformidades (indícios de fraudes) repetitivas e relevantes ocorridas em grandes organizações nos últimos anos nos diversos tipos de contratos.
  • Sugestões para implantação de um plano de combate à fraude em atividades terceirizadas.
  • Roteiro eficaz para conduzir uma reunião prévia com a contratada, de maneira a evitar desgastes, riscos e fraudes no andamento do contrato.
  • "Check-list" para acompanhar um contrato de 24 meses de maneira a aumentar a transparência e dificultar possibilidades de fraudes.
  • Informações importantes para melhoria dos controles, além das legislações imprescindíveis para a prática legal da terceirização.
  • Regras para identificar cooperativas fraudulentas.
  • Fraudes ocorridas em grandes empresas.
  • TCU - recomendações básicas sobre Licitações, Contratações, Fiscalização e Prestação de Contas de Obras Públicas para evitar fraudes.


S.G. Oliveira

S.G. Oliveira

é reconhecido como um dos mais destacados especialistas em Auditoria do país. À sua vasta experiência como executivo, soma uma bem sucedida trajetória acadêmica.

Atual Coordenador de Auditoria de empresa nacional de grande porte, atuou como Auditor na Deloitte, Haskins & Sells, quando auditou mais de 50 empresas de médio e grande porte em diversos ramos de atividade, na América do Sul e EUA, além de ter exercido o cargo de Gerente de Auditoria da Aracruz Celulose.

Na área de treinamento, desenvolveu e executou programas para a Alcoa, Vale do Rio Doce, Caixa Econômica, Banco do Brasil, CHESF, TV Bahia, TV Globo, Telefônica, Voith, UERJ, USP, AÇOMINAS, Banco Central, BNDES, INFRAERO, LIGHT, Brasil Telecom, Aracruz Celulose, CIA Siderúrgica Tubarão, Audibra, entre outras.

Professor de Gestão de Contratos Terceirizados em Universidades Corporativas de organizações nacionais e multinacionais na América do Sul e de Gestão de Serviços e de Auditoria de Logística do MBA da Fundação Getúlio Vargas - FGV em todo o território Nacional.

Oliveira é co-autor dos livros "Temas Controvertidos em Licitações e Contratos Administrativos" e "Auditoria de Contratos Terceirizados".

Realizou seus estudos de pós-graduação em Auditoria e Contabilidade na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. MBA em Finanças Empresariais pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC-RJ).

Especializou-se em Auditoria e Prevenção de Fraudes em grandes corporações pela University of Texas at Dallas - USA.

É professor do IDEMP

- Instituto de Desenvolvimento Empresarial.


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