Pós-Graduação em Reabilitação Cognitiva

Faculdade Maurício de Nassau
Em Ponta Verde

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(81) ... Ver mais

Informação importante

  • Pós-Graduação
  • Ponta verde
  • 540 horas letivas
Descrição

Formar profissionais para atuar na área da Reabilitação Cognitiva na perspectiva da interdisciplinaridade a fim de intervir nas diversas patologias neurocognitivas.
Dirigido a: Neuropsicólogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, pedagogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais que atuem na área da Reabilitação.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Ponta Verde
Av. Sandoval Arroxelas, 239 - Ponta Verde, 57035-230, Alagoas, Brasil
Ver mapa

Programa

OBJETIVO:

A Reabilitação Cognitiva (RC) tem como objetivo reduzir o impacto dos problemas neurocognitivos, emocionais e/ou psicológicos de pacientes com lesões cerebrais adquiridas e neurodegenerativas. No Brasil são poucos os centros e profissionais que realizam esta intervenção por falta de conhecimento, portanto, se faz necessário realizar cursos de capacitação para especializar profissionais interessados nessa abordagem.

OBJETIVO GERAL:
Formar profissionais para atuar na área da Reabilitação Cognitiva na perspectiva da interdisciplinaridade a fim de intervir nas diversas patologias neurocognitivas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Proporcionar ao profissional interessado conhecimento teórico-prático para a elaboração de programas de Reabilitação Cognitiva com enfoque neuropsicológico.

PÚBLICO ALVO: Neuropsicólogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, pedagogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais que atuem na área da Reabilitação.

O curso foi criado a partir da observação das Evidencias Cientificas propostas para a RC de pacientes com lesões cerebrais adquiridas.
A abordagem teórico-prática do curso está direcionada para exposição de conceitos e princípios básicos de neuropsicologia, aplicados aos diversos problemas neurocognitivos decorrentes de diversas lesões cerebrais em diferente tipo de populações adultos, idosos e crianças. Os estudos de casos e projetos de pesquisa complementam essa proposta.


CARGA HORARIA:
Total: 540 horas divididas em aulas Teórico - prático
Em sala de aula atividades teóricas-práticas; 465 horas incluindo supervisão clinica de atividades individuais e em grupo (apresentação de seminários, projetos de pesquisa). Em atividades individuais ou grupais fora da sala de aula e no trabalho de conclusão de curso 75 horas.


Aspectos Gerais da Reabilitação Cognitiva.
Aspectos Biológicos e Neuropsicológicos da Reabilitação.
Avaliação para Programas de Reabilitação.
Avaliação das Funções Cognitivas.
Treino cognitivo em disfunções cognitivas
Reabilitação do Déficit Funcional
Aspectos Psicossociais da Reabilitação
Manejo Comportamental em Pacientes com Lesões Cerebrais Adquiridas e Doenças Degenerativas
Planejamento e Elaboração da Reabilitação. (Aula teórico-prática
Reabilitação Cognitiva em Crianças e Adolescentes
Reabilitação Cognitiva em Adultos (prática clínica).
Reabilitação Cognitiva em Idoso (prática clínica).

CARGA HORARIA TOTAL: 465 H/A.