Pós-graduação em Educação Especial - Domínio em Intervenção Precoce na Infância

Webstudy - Centro de Formação, Lda (Portugal)
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  • Pós-Graduação
  • Online
  • Barcelos (Portugal)
  • 100 horas de estudo
Descrição


Dirigido a: Educadores de Infância, Profs. do 1º ciclo e outros

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Barcelos
Braga, Portugal
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Programa

Módulo I. Evolução Histórica e Enquadramento Legal da Educação Especial
Breve perspectiva histórica da evolução das práticas segregadoras, integradoras e inclusivas
Educação Especial em Portugal: Evolução, objetivos e princípios e aspetos legislativos
Conceito de Necessidades Educativas Especiais (NEE)
NEE: Classificação, tipologia, categorias e prevalência
Organização e Funcionamento da Educação Especial de acordo com a aplicação do atual Decreto-Lei nº 3/2008, de 7 de janeiro

Módulo II. Intervenção e Avaliação dos alunos com NEE
Processo de avaliação/intervenção: referenciação das NEE
Planificação e aplicação de instrumentos: o PEI (Programa Educativo Individual) e PIT (Plano Individual de Transição)
Respostas Educativas: construção e organização de modelos curriculares individuais adequados à especificidade dos alunos com NEE
Educação Especial e as Tecnologias de Comunicação e de Informação
Exemplos Práticos

Módulo III. Evolução Histórica de Intervenção Precoce
Contributos teóricos e empíricos para a evolução dos serviços centrados na família:Modelos explicativos do Desenvolvimento e evolução dos programas de Intervenção Precoce
Conceitos fundamentais em Intervenção Precoce
Intervenção Precoce em Portugal: enquadramento legal

Módulo IV. A Criança em Risco
Conceito de risco numa perspectiva de desenvolvimento
Perspectivas sociológicas sobre crianças em risco
Eficácia da Intervenção Precoce para crianças em risco ou com NEE
Programas de política social e educacional para intervenção em situações de risco
Padrões de desenvolvimento normal e atípico das crianças dos 0 aos 6 anos de idade

Módulo V. Modelos e Práticas em Intervenção Precoce
Critérios de elegibilidade em Intervenção Precoce: crianças em risco biológico, estabelecido e ambiental (aprovados pela Comissão Nacional do SNIPI)
Equipas de Intervenção Precoce: estrutura e funções
O trabalho de equipa em intervenção precoce
Modelos de equipa em IPI
Competências de comunicação e relação interpessoal em IP

Módulo VI. Das Práticas de Intervenção Precoce centradas na Crianças às
Práticas centradas na Família


Parte 1. A Importância da Família na Intervenção Precoce na Infância
. Teorias desenvolvimentais sistémicas
. Modelo de intervenção centrado na família e na comunidade
. Conceito da família e o papel dos factores de risco e de protecção
. O conceito de centrado na família
. As relações família-profissionais num modelo centrado na família

Parte 2. O Plano Individualizado de Apoio à Família (PIAF)
. O PIAF na Intervenção Precoce na Infância
. O PIAF como processo e como documento: a sequência das etapas de intervenção e seus componentes essenciais
. O Operacionalização dos Modelos Centrados na Família: necessidades e prioridades da família, forças e recursos da família, estilos de funcionamento da família e práticas de ajuda eficaz
. Construção do Plano de Individualizado de Apoio à Família (PIAF): a importância trabalho em equipa;
. Planificação do PIA
. Implementação e Transição do PIAF
. Estudos de casos em Intervenção Precoce

Módulo VII. Avaliação da Criança em Intervenção Precoce na Infância
Limitações da avaliação tradicional
Novas perspetivas da avaliação da Criança em IPI: a Perspectiva Ecológica, centrada na família e baseada num trabalho de equipa transdisciplinar
Instrumentos de avaliação em IPI
Princípios da Avaliação em IP
Práticas recomendadas no processo de avaliação em IP
A importância da participação da família na avaliação da criança e o conceito de empowerment
A utilização da CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde)

Módulo VIII. Metodologias de Investigação em Educação
O intinerário da investigação
Metodologias quatitativas
Metodologias qualitativas
Apresentação e discussão da investigação

Módulo IX. Trabalho de Projeto


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