Planilha de Composição de Custos e Formação de Preços na Contratação de Serviços Terceirizados
Capacitação
Em Brasilia
Descrição
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Tipologia
Capacitação
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Local
Brasilia
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Horário de aulas
16h
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Início
Datas a escolher
Ï Instrumentalizar os participantes para a definição e gerenciamento de contratos, de uma forma eficiente e eficaz, enfatizando a composição de custos, precificação e repactuação; Ï Apresentar as etapas de elaboração da planilha de composição dos custos e estimativa de preços da contratação; Ï Apresentar os aspectos que deverão ser analisados no julgamento das propostas;. Dirigido a: Gerentes, administradores, empresas de terceirização de serviços, adminstração pública.
Instalações
Localização
Início
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A ter em conta
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES ● Apropriação da metodologia para planejamento, acompanhamento e repactuação de contratos de terceirização, com relação aos aspectos de custos e preços. ● Incorporação de conceitos e instrumentos para melhoria dos contratos de terceirização. ● Redução de custos nos contratos de terceirização, garantindo a qualidade dos serviços por intermédio de processos eficientes de acompanhamento destes contratos.
Opiniões
Professores
Raphael Augusto Pinheiro Anunciação
Facilitador
Advogado graduado pela Universidade de Brasília; MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; Advogado Especialista em Licitações e Contratos Públicos; Participante de diversos cursos e seminários de Direito Administrativo e Licitações e Contratos; Membro do Grupo Constituição e Democracia da UnB; Ministrou mais de 100 cursos para a capacitação de aproximadamente de 800 profissionais nas áreas de Licitações e Contratos, Regime Jurídico Único.
Programa
â— Planejamento da contratação – Elaboração da Planilha de Composição de Custos e Estimativa de Preços
â— A elaboração de Planilhas de Composição de Custos:
- Classificação dos custos dos serviços terceirizados;
- Mão de obra – salários profissionais, encargos sociais, obrigações trabalhistas e verbas indenizatórias;
- A implicação do Decreto 6727/09;
- A implicação do Decreto 6957/09;
- Vantagens e desvantagens da Conta vinculada;
- A estimativa de preços dos materiais e equipamentos empregados no contrato;
- O cálculo da depreciação;
- O cálculo dos dias úteis;
- O cálculo do auxilio transporte e alimentação/refeição;
- O cálculo dos tributos incidentes sobre o contrato;
- BDI ou LDI?;
- Como pesquisar preços?;
- Apresentação de metodologia de cálculo dos diversos itens que compõem o preço do serviço terceirizado, baseada em pesquisas realizadas em diversos contratos;
- Qual a legislação aplicável no caso de terceirização de serviços (tributária, comercial e de encargos sociais)?
- O acompanhamento do contrato e a negociação para prorrogação do prazo e repactuação dos preços.
â— Especificidades dos serviços de limpeza:
- As diferenças do preço por metro quadrado, preço global e preço unitário;
- Diferença entre Projeto Básico e Projeto Executivo;
- O que é o projeto executivo de serviços de limpeza e sua importância?
- Os custos administrativos dos serviços de limpeza;
- A relevância da gestão do material de consumo e os controles possíveis;
- O que é reserva técnica e quando incluí-la?
- O cálculo de produtividade de acordo com a Instrução Normativa nº 03/2009;
- Diferenças entre serviços de limpeza diurna e noturna;
- Distinção entre manutenção e limpeza, e os cuidados para evitar o desvio de função;
- Como reajustar ou repactuar o preço por metro quadrado;
- Supressão do valor contratado;
- A verificação da fatura dos serviços de limpeza e procedimentos para calcular os descontos;
- A complexidade da gestão da planilha de custos nos serviços de limpeza;
- Cálculo do ISS nos serviços de limpeza;
- Simulação da estimativa do custo do metro quadrado em áreas internas e externas.
â— As determinações da Resolução nº 98/2009, do Conselho Nacional de Justiça e os procedimentos gerenciais e operacionais para cumprimento da mesma por parte dos Tribunais e Conselhos de Justiça.
â— As mudanças na Instrução Normativa nº 02/2008, introduzidas pelas Instruções Normativas nºs 03, 04 e 05 e Portaria 07/2011 do MPOG.
â— Os Decretos 6727/09 e 6957/09 e suas implicações na elaboração da planilha de composição de custos.
â— Apresentação de planilhas eletrônicas e simulações de estimativas para diferentes casos práticos, com ênfase na contratação de serviços (limpeza, vigilância, manutenção predial, manutenção de equipamentos, e outros correlatos).
â— A análise das propostas
- Aspectos a verificar nas planilhas de composição de custos e preços apresentados pelos proponentes.
- Como detectar a correção dos percentuais para cada item da planilha?
â— A Negociação para prorrogação de prazo e repactuação dos preços em contratos de terceirização
- Quais os itens que poderão ser negociados na prorrogação do contrato?
- Quais as informações necessárias para o gestor do contrato negociar a repactuação dos preços?
- Qual o papel do fiscal na negociação dos contratos?
- Análise da IN 03/2009 do MPOG no que se refere à produtividade dos serviços e aos componentes da planilha de composição de custos.
â— O estabelecimento de parâmetros para negociação dos preços.
Planilha de Composição de Custos e Formação de Preços na Contratação de Serviços Terceirizados