Planilha de Composição de Custos e Formação de Preços na Contratação de Serviços Terceirizados

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  • Capacitação
  • Brasilia
  • 16 horas letivas
Descrição

Ï Instrumentalizar os participantes para a definição e gerenciamento de contratos, de uma forma eficiente e eficaz, enfatizando a composição de custos, precificação e repactuação; Ï Apresentar as etapas de elaboração da planilha de composição dos custos e estimativa de preços da contratação; Ï Apresentar os aspectos que deverão ser analisados no julgamento das propostas;.
Dirigido a: Gerentes, administradores, empresas de terceirização de serviços, adminstração pública.

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Brasilia
Distrito Federal, Brasil
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Perguntas frequentes:

· Requisitos

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES ● Apropriação da metodologia para planejamento, acompanhamento e repactuação de contratos de terceirização, com relação aos aspectos de custos e preços. ● Incorporação de conceitos e instrumentos para melhoria dos contratos de terceirização. ● Redução de custos nos contratos de terceirização, garantindo a qualidade dos serviços por intermédio de processos eficientes de acompanhamento destes contratos.

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Professores

Raphael Augusto Pinheiro Anunciação
Raphael Augusto Pinheiro Anunciação
Facilitador

Advogado graduado pela Universidade de Brasília; MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; Advogado Especialista em Licitações e Contratos Públicos; Participante de diversos cursos e seminários de Direito Administrativo e Licitações e Contratos; Membro do Grupo Constituição e Democracia da UnB; Ministrou mais de 100 cursos para a capacitação de aproximadamente de 800 profissionais nas áreas de Licitações e Contratos, Regime Jurídico Único.

Programa

● Planejamento da contratação – Elaboração da Planilha de Composição de Custos e Estimativa de Preços

● A elaboração de Planilhas de Composição de Custos:

- Classificação dos custos dos serviços terceirizados;

- Mão de obra – salários profissionais, encargos sociais, obrigações trabalhistas e verbas indenizatórias;

- A implicação do Decreto 6727/09;

- A implicação do Decreto 6957/09;

- Vantagens e desvantagens da Conta vinculada;

- A estimativa de preços dos materiais e equipamentos empregados no contrato;

- O cálculo da depreciação;

- O cálculo dos dias úteis;

- O cálculo do auxilio transporte e alimentação/refeição;

- O cálculo dos tributos incidentes sobre o contrato;

- BDI ou LDI?;

- Como pesquisar preços?;

- Apresentação de metodologia de cálculo dos diversos itens que compõem o preço do serviço terceirizado, baseada em pesquisas realizadas em diversos contratos;

- Qual a legislação aplicável no caso de terceirização de serviços (tributária, comercial e de encargos sociais)?

- O acompanhamento do contrato e a negociação para prorrogação do prazo e repactuação dos preços.

● Especificidades dos serviços de limpeza:

- As diferenças do preço por metro quadrado, preço global e preço unitário;

- Diferença entre Projeto Básico e Projeto Executivo;

- O que é o projeto executivo de serviços de limpeza e sua importância?

- Os custos administrativos dos serviços de limpeza;

- A relevância da gestão do material de consumo e os controles possíveis;

- O que é reserva técnica e quando incluí-la?

- O cálculo de produtividade de acordo com a Instrução Normativa nº 03/2009;

- Diferenças entre serviços de limpeza diurna e noturna;

- Distinção entre manutenção e limpeza, e os cuidados para evitar o desvio de função;

- Como reajustar ou repactuar o preço por metro quadrado;

- Supressão do valor contratado;

- A verificação da fatura dos serviços de limpeza e procedimentos para calcular os descontos;

- A complexidade da gestão da planilha de custos nos serviços de limpeza;

- Cálculo do ISS nos serviços de limpeza;

- Simulação da estimativa do custo do metro quadrado em áreas internas e externas.

● As determinações da Resolução nº 98/2009, do Conselho Nacional de Justiça e os procedimentos gerenciais e operacionais para cumprimento da mesma por parte dos Tribunais e Conselhos de Justiça.


● As mudanças na Instrução Normativa nº 02/2008, introduzidas pelas Instruções Normativas nºs 03, 04 e 05 e Portaria 07/2011 do MPOG.

● Os Decretos 6727/09 e 6957/09 e suas implicações na elaboração da planilha de composição de custos.

● Apresentação de planilhas eletrônicas e simulações de estimativas para diferentes casos práticos, com ênfase na contratação de serviços (limpeza, vigilância, manutenção predial, manutenção de equipamentos, e outros correlatos).

● A análise das propostas

- Aspectos a verificar nas planilhas de composição de custos e preços apresentados pelos proponentes.

- Como detectar a correção dos percentuais para cada item da planilha?

● A Negociação para prorrogação de prazo e repactuação dos preços em contratos de terceirização

- Quais os itens que poderão ser negociados na prorrogação do contrato?

- Quais as informações necessárias para o gestor do contrato negociar a repactuação dos preços?

- Qual o papel do fiscal na negociação dos contratos?

- Análise da IN 03/2009 do MPOG no que se refere à produtividade dos serviços e aos componentes da planilha de composição de custos.

● O estabelecimento de parâmetros para negociação dos preços.

Êxitos alcançados por este centro


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