PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

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Derrubar o mito de que o planejamento estratégico só é aplica-do em grandes empresas e corporações; - Apresentar conceitos básicos ligados ao planejamento estraté-gico empresarial; - Apresentar uma metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico, através do plano estratégico, em pe-quenas e médias empresas.
Dirigido a: Executivos principais (Presidentes, Diretores e Gerentes Gerais, CEO's) e Executivos da 1ª. linha de direção (das áreas comercial, financeira, administrativa e planejamento geral) de pequenas e médias empresas Consultores (internos e externos) dedicados ao planejamento estraté-gico de pequenas e médias empresas

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Programa

OBJETIVOS DO PROGRAMA

- Derrubar o mito de que o planejamento estratégico só é aplica-do em grandes empresas e corporações;

- Apresentar conceitos básicos ligados ao planejamento estraté-gico empresarial;

- Apresentar uma metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico, através do plano estratégico, em pe-quenas e médias empresas

PÚBLICO-ALVO
:

Executivos principais (Presidentes, Diretores e Gerentes Gerais, CEO's) e Executivos da 1ª. linha de direção (das áreas comercial, financeira, administrativa e planejamento geral) de pequenas e médias empresas

Consultores (internos e externos) dedicados ao planejamento estraté-gico de pequenas e médias empresas

APLICAÇÃO DO CONTEÚDO PELO ALUNO APÓS A PARTICIPAÇÃO DO CURSO:

O Curso propõe-se a apresentar e capacitar os participantes em uma metodologia PRÁTICA de formulação, implantação e controle do pla-nejamento estratégico em pequenas e médias empresas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

O Curso é dividido em três partes principais:

- A primeira em que conceitos básicos teóricos de planejamento estratégico são apresentados de modo simples e na essência do necessário para a compreensão da metodologia que será apresentada na segunda parte e

- Uma segunda parte na qual os participantes serão expostos a uma metodologia de elaboração de planejamento estratégico e, finalmente,

- Uma terceira parte em que serão apresentados os fatores críticos de sucesso para a implantação e controle do plano estratégico.

Assim, os pontos que constituem o conteúdo programático do Curso são:

1.- Conceitos básicos em planejamento estratégico empresarial (PEE)

1.1.- Tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional

1.2.- O que é "planejamento"? planejamento é estático ou é dinâmico? o que é "estratégia"? O que é planejamento estratégico? quando e onde se aplica? o PEE é só para grandes empresas e corporações?

1.3.- Esquema simplificado do PEE

1.4.- Análise interna: pontos forte e fracos - o que queremos?

1.5.- Análise externa: ameaças e oportunidades

1.6.- A concorrência e o meio ambiente (mercado fornecedor -insumos materiais /financeiros /mão-de-obra- e mercado consumidor -dife-renças geográficas e regionais, governo, restrições ambientais)

1.7.- Fatores Críticos de Sucesso (FCS's)

1.8.- Missão

1.9.- Visão

1.10.- Objetivos: onde queremos chegar? quantificação do PEE

1.11.- Qual o período de tempo do PEE? como prever o futuro?!

1.12.- O plano estratégico

1.13.- O planejamento organizacional

1.14.- PEE para empresas novas no mercado e para aquelas já existen-tes: quais as diferenças (se é que existem!)?

2.- Metodologia de elaboração de PEE

Demonstração, passo-a-passo, do desenvolvimento do processo de PEE

2.1.- Orientação: diretrizes superiores, missão, vocação visão

2.2.- Diagnóstico: análise interna e externa, concorrência e ambiente

2.3.- Direção: estratégias e objetivos

2.4.- Viabilidade: balanço, fluxo de caixa, mutações, índices

2.5.- Operacional: ações, cronograma

2.6.- Viabilidade dos dados numéricos: fontes primárias e secundárias

2.7.- Comparações com o mercado: índices setoriais e globais

3.- Implantação e controle (acompanhamento) de um plano estratégico

3.1.- Como implantar: top -> down? down -> up? preparação do terreno

3.2.- Os FCC's na implantação

3.3.- Envolvimento e Comprometimento dos níveis organizacionais

3.4.- Instrumentos de controle

3.5.- Mudanças de cenários: reformatação / realimentação

3.6.- O "Gerente" (ou seja lá o nome que tenha) responsável pela implantação: interno? externo (Consultor)?

FACILITADOR ENORA:

- Engenheiro aeronáutico, com especialidade em produção, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Turma de 1963. Pós-graduação pela FEA-USP e pela FGV-EAESP. Freqüentou vários cursos no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Cambridge/MA, US e na Washington University, Saint Louis, MO, US.

- Foi executivo em diversas empresas do ramo de comunicação e veiculação de informações comerciais e hoje é consultor nas áreas de gestão empresarial. É membro de várias associações sediadas no Brasil e no exterior

- Superintendente e Diretor da Editora de Guias LTB S.A. (SP/RJ)

- Diretor de Produção Editorial e Gráfica, Distribuição e Informática da LISTEL Listas Telefônicas S.A., do Grupo Abril/Grupo Algar

- Consultor e posteriormente Gerente Sênior de Produção (editorial e gráfica), Distribuição e Informática da OESP Mídia, empresa de listas telefônicas e guias comerciais do Grupo do jornal O ESTADO DE SÃO PAULO

- Representante Comercial no Brasil do Grupo gráfico argentino CONFORTI.


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