Piloto Privado
Curso
Em Curitiba
* Preço indicativo
Montante original emEUR:
800 €
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Local
Curitiba
-
Duração
3 Mêses
Com a licença de Piloto Privado o aluno já pode iniciar sua instrução para os vôos solo nas aeronaves da AEROCON (sem um instrutor e levando um acompanhante) ou ainda pilotar sua própria aeronave, se for o caso.
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Programa
Durante o curso de Piloto Privado o aluno aprende os conceitos básicos de pilotagem e de aviação em geral. É uma fase de grande importância e muito empolgante, pois em cada vôo realizado são praticadas novas técnicas e novas manobras. Desde o princípio o piloto-aluno da AEROCON recebe da escola ensinamentos naquilo que ela considera mais importante na aviação: a doutrina de segurança de vôo.
Com a licença de Piloto Privado o aluno já pode iniciar sua instrução para os vôos solo nas aeronaves da AEROCON (sem um instrutor e levando um acompanhante) ou ainda pilotar sua própria aeronave, se for o caso.
Confira abaixo mais detalhes sobre o curso teórico, a prova da ANAC, exames médicos e instrução prática.
O curso tem duração aproximada de 3 meses com aulas de segunda a sexta-feira nos seguintes horários:
- Manha: 08:00 às 11:00
- Noite: 19:00 às 22:00
Para se tornar um piloto privado, o aluno irá ver em sala de aula cinco matérias que irão prepará-lo para iniciar sua jornada de piloto:
- Regulamento de Tráfego aéreo
- Meteorologia
- Conhecimentos Técnicos
- Teoria de Vôo
- Navegação Aérea
Atualmente a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) não está exigindo que o curso de piloto privado seja feito em escola homologada de modo que o interessado em tirar a carteira poderá estudar em casa e apenar prestar a "banca da ANAC".
O diferencial para o futuro piloto em realizar o curso é estar em contato com professores experientes (pilotos, controladores, meteorologistas e mecânicos) em um ambiente propício ao aprendizado prático.
Prova da ANAC:
A "banca" é uma prova aplicada por fiscais da ANAC para que o futuro piloto possa demonstrar que já possui o conhecimento teórico exigido. Se aprovado recebe seu CCT (Certificado de Conhecimento Teórico) que o habilita a iniciar sua instrução prática.
Esta prova é composta de cem questões sendo que para cada uma das cinco matérias estudadas no curso serão feitas vinte questões. Para passar na banca o candidato deverá acertar catorze questões de cada uma das cinco matérias.
Poderá ficar de dependência em até duas matérias que serão reavaliadas na próxima banca e o aluno deverá ter o aproveitamento exigido anteriormente para finalmente ter seu CCT. Entretanto, se reprovar novamente, terá que refazer todas as cinco matérias, não sendo necessário realizar outra vez o curso.
Inscrições e Visita:
A reserva da sua vaga no curso e todas as informações e/ou dúvidas podem ser feitas por telefone ou pessoalmente na escola.
A escola está sempre de portas abertas para visitação, a qual pode ser inclusive agendada. O horário de atendimento é o seguinte:
- Segunda a Sexta, das 07h30 às 22h00
- Sábados e Domingos, das 08h00 às 18h00
urante a fase de instrução prática para a obtenção da licença de PP (Piloto Privado), o aluno realizará missões pré-estabelecidas e em seqüência lógica que favoreçam um bom aprendizado das técnicas de pilotagem.
Atualmente a ANAC exige um mínimo de 35 horas de vôo se o aluno as voar integralmente em aeronaves de escola homologada (como a AEROCON). Se o aluno desejar voar algumas horas em aeronaves particulares esse mínimo sobe para 40 horas.
A parte prática é dividida basicamente nas seguintes fases:
1 - Adaptação:
Primeiro vôo do aluno, para conhecer a aeronave e área de treinamento.
2 - Pré-Solo (PS):
São cerca de 10 horas de vôo onde são ensinadas as manobras elementares de vôo, com grau crescente de complexidade a cada vôo. São treinadas subidas, descidas, os vários tipos de curva, coordenação de comandos, estol da aeronave, vôo com referências no solo, panes simuladas, etc.
3 - Toque-e-Arremetida (TGL):
Após os vôos "PS" o aluno irá investir suas próximas horas no aperfeiçoamento das técnicas de pouso e decolagem. É a fase de refinamento de pilotagem, onde são realizadas dezenas de pousos.
4 - Vôos Solo:
Quando o instrutor sentir que o aluno já tem prática suficiente, este é liberado para seu primeiro e inesquecível vôo solo. É a primeira vez em que o piloto voa sozinho na aeronave, visando adquirir autoconfiança.
5 - Aproximações:
Fase na qual são simulados vários tipos de pane e onde o piloto é condicionado a lidar com elas da forma mais eficiente possível.
6 - Navegações:
A ANAC exige que seja realizado um mínimo de 5 horas de vôos para aeroportos diferentes daquele de onde a aeronave decolou. Isso é necessário para que o aluno aprenda a se localizar, seguir uma rota pré-estabelecida e adquira experiência. É uma fase muito esperada pelos alunos, pois é quando se começa a conhecer novos aeroportos.
7 - Vôo Noturno:
Durante o curso de PP é realizado pelo menos um vôo noturno, durante o qual são estudadas as suas diferenças para o vôo diurno, os cuidados necessários e as diferenças de pilotagem - especialmente pousos e decolagens - no período noturno.
8 - Repasse:
Após a execução com aproveitamento das fases anteriores, o aluno irá repassar todas as manobras anteriores a fim de refinar eventuais deficiências e deixá-lo apto ao vôo de cheque.
9 - Cheque Prático:
O vôo de cheque é basicamente uma avaliação do aprendizado do aluno. Se ao final do vôo o checador avaliar que o piloto demonstrou segurança e maturidade na operação da aeronave, é concedida então a licença de Piloto Privado!
Exame Médico:
Para começar a voar deverá ter em mãos o CCF (Certificado de Capacidade Física) de 2ª CLASSE que é um exame médico que será feito nas Juntas especiais de saúde indicadas pela ANAC. Este documento é válido por dois anos e poderá ser obtido no Hospital da Aeronáutica, localizado no aeroporto do Bacacheri.
Piloto Privado
* Preço indicativo
Montante original emEUR:
800 €