Piloto Comercial

AEROCON Escola de Aviação Civil
Em Curitiba

€1.200 - (R$4.392)
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais

Informação importante

  • Curso
  • Curitiba
  • Duração:
    3 Mêses
Descrição

Para se tornar um piloto comercial, o aluno irá ver em sala de aula as cinco matérias já vistas no piloto privado (Regulamentos, Meteorologia, Conhecimentos Técnicos de Motores à Pistão, Teoria de Vôo de Baixa Velocidade e Navegação Visual) e também essas matérias enfocadas para a formação de piloto comercial com habilitação em vôo por instrumentos:
Dirigido a: Pré-requisitos: Ser detentor da habilitação de Piloto Privado (PP). Idade Mínima: 18 anos. Escolaridade: Ensino Médio

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Curitiba
Rua Cicero Jaime Bley, S/N° Bacacheri, 82515-230, Paraná, Brasil
Ver mapa

Programa

Para se tornar um piloto comercial, o aluno irá ver em sala de aula as cinco matérias já vistas no piloto privado (Regulamentos, Meteorologia, Conhecimentos Técnicos de Motores à Pistão, Teoria de Vôo de Baixa Velocidade e Navegação Visual) e também essas matérias enfocadas para a formação de piloto comercial com habilitação em vôo por instrumentos:

- Regulamento de Tráfego aéreo para vôo por instrumentos (IFR)

- Meteorologia

- Conhecimentos Técnicos de Motores à Reação

- Teoria de Vôo de Alta Velocidade

- Navegação por instrumentos (IFR)

Prova da ANAC:

Ao final deste curso, o piloto estará habilitado a fazer a prova da ANAC. Obtendo, no mínimo, 70% de aproveitamento em cada uma das cinco matérias, ele poderá iniciar seu treinamento prático para se tornar um piloto comercial com habilitação em vôo por instrumentos.

O aluno poderá reprovar em até duas matérias. Se isto ocorrer, ele irá prestar à prova novamente abrangendo somente essas matérias em que foi reprovado. Entretanto, se reprovar novamente, terá que refazer todas as cinco matérias, não sendo necessário realizar outra vez o curso.

Pré-requisitos:

- Ser detentor da habilitação de Piloto Privado (PP)

- Idade Mínima: 18 anos

- Escolaridade: Ensino Médio


Inscrições e Visita:

A reserva da sua vaga no curso e todas as informações e/ou dúvidas podem ser feitas por telefone ou pessoalmente na escola.

A escola está sempre de portas abertas para visitação, a qual pode ser inclusive agendada. O horário de atendimento é o seguinte:

- Segunda a Sexta, das 07h30 às 22h00

- Sábados e Domingos, das 08h00 às 18h00



Durante a fase de instrução prática para a obtenção da licença de PC, o aluno realizará vôos para atender os mínimos de horas propostas pela ANAC, sendo que uma parte deste treinamento será focada no vôo por instrumentos (IFR). Nesta parte, o aluno aprenderá como se voa por instrumentos e executará procedimentos de saída, chegada e aproximação conforme é padrão na aviação mundial.

No decorrer da fase prática, o aluno poderá optar em checar o Piloto Comercial (PC/VFR) ou o Piloto Comercial com habilitação em vôo por instrumentos (PC/IFR). Os pré-requisitos para cada categoria são:

- Piloto Comercial (PC/VFR):

o Horas totais mínimas: 200 horas (ou 150 horas em Escola homologada pela ANAC), das quais no mínimo:

o Horas em comando: 100 h (ou 70 h em curso homologado pela ANAC);

o Horas em rota (comando): 20 h (no mínimo 540 km com pousos completos em pelo menos 2 aeródromos diferentes);

o Horas de instrução IFR: 10 h (das quais, no máximo, 5 h podem ser realizadas em treinador sintético);

o Horas noturnas (comando): 5 h (5 decolagens e 5 pousos no mínimo);

- Piloto Comercial (PC/IFR):

o Horas totais mínimas: 200 horas (ou 150 horas em Escola homologada pela ANAC), das quais no mínimo:

o Horas em comando: 100 h (ou 70 h em curso homologado pela ANAC);

o Horas em rota comando: 50 h

o Horas IFR: 40 h (das quais, no máximo, 20 h de vôo podem ser substituídas por 25 h em treinador sintético, ou 30 h de vôo podem ser substituí- das por 30 h em simulador);

o Horas Instrução de vôo: 15 h (duplo comando no avião da categoria para a qual é solicitada a habilitação).

o Horas noturnas (comando): 5 h (5 decolagens e 5 pousos no mínimo);

Vale lembrar que a aprovação na prova da ANAC é obrigatória para iniciar a instrução de vôo por instrumentos. Todas as outras horas mínimas podem ser realizadas sem ser aprovado na prova da ANAC ou ter feito o curso.

Exame Médico:

Para a realização do check prático de Piloto Comercial é necessário possuir o Certificado de Capacidade Física (CCF) de 1ª CLASSE. Este documento é válido por um ano e poderá ser obtido no Hospital da Aeronáutica, localizado no aeroporto do Bacacheri. A bateria de exames a ser realizada é a mesma feita para obtenção do CCF de 2ª classe, necessário para obter a licença de piloto privado.

Check Prático:

Após realizar o curso, ser aprovado na prova da ANAC, cumprir os mínimos de horas estabelecidas pelo regulamento e obter o CCF de 1ª Classe, o aluno estará apto a realizar um vôo de check com um checador credenciado da AEROCON. Neste vôo, que tem duração mínima de 1,5 horas, todos os seus conhecimentos serão testados para obter a licença de piloto comercial.

As informações oficiais sobre a obtenção da licença de piloto comercial podem ser encontradas no site da ANAC, documento RBAC-61, seção 61.91. Lembrando que os textos aqui apresentados têm caráter informativo, caso haja alguma divergência com a informação oficial, valerá o documento oficial.


Se você já é piloto privado e pretende seguir carreira dentro da aviação, é hora de se tornar um piloto comercial. A carteira de piloto comercial é a segunda etapa da jornada em busca do objetivo de pilotar uma grande aeronave. Quando você se tornar um piloto comercial, deixará de pilotar por hobby e poderá começar a ganhar dinheiro com essa fascinante profissão.

A obtenção da licença é muito semelhante à de piloto privado, ou seja, você deverá fazer um curso (no caso do piloto comercial, de caráter obrigatório) envolvendo as cinco matérias já vistas no piloto privado e as aprofundando um pouco mais, por exemplo, aprenderá sobre o vôo por instrumentos (IFR). Depois de realizado este curso, que tem duração de aproximadamente 3 meses, você prestará uma prova teórica da ANAC.

Confira abaixo os primeiros passos para se tornar um piloto comercial:

Sobre o Curso:

O curso tem duração aproximada de 3 meses e é de caráter obrigatório, ou seja, não é possível fazer a banca da ANAC sem ter feito o curso teórico em uma escola homologada. As aulas vão de segunda a sexta-feira nos seguintes horários:

- Noite: 19:00 às 22:00